Coronavírus

Priscila Krause cobra detalhamento dos dados de ocupação de leitos de UTI em Pernambuco

Deputada pede o detalhamento dos pacientes internados por município e por hospital, da rede pública e rede privada, e também entre casos suspeitos e casos confirmados. Esta última informação já foi esclarecida pelo secretário estadual de Saúde, André Longo

Mirella Araújo Luisa Farias
Cadastrado por
Mirella Araújo
Luisa Farias
Publicado em 22/04/2020 às 17:54 | Atualizado em 22/04/2020 às 20:31
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Priscila Krause, deputada estadual - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Atualizada às 19h05

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) reiterou nessa terça-feira (21), por meio das redes sociais, um pedido de informação de dados detalhados sobre a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva UTI) para o atendimento de pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). 

Ela pede o detalhamento dos pacientes internados por município e por hospital, da rede pública e rede privada, e também entre casos suspeitos e casos confirmados. Esta última questão, porém, foi esclarecida pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa na última segunda-feira (20).

>> UTI no limite: entenda a taxa de ocupação das vagas para coronavírus em Pernambuco

>> Coronavírus: situação se agrava em Pernambuco com 99% das UTIs ocupadas

Segundo Priscila, a notícia de que 99% dos 319 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) reservados para casos suspeitos e confirmados de covid-19 no estado estavam ocupados, anunciada na segunda (20), causou "muita preocupação e muitos questionamentos", disse.

Esse número também inclui os leitos abertos recentemente pela Prefeitura do Recife. Na segunda (20), dos 2.690 casos confirmados da doença no estado, 432 pacientes estavam internados. Dos internados, 76 estavam na UTI e 356 em leito de enfermaria. Mas os pacientes suspeitos também ocupam tanto os leitos de UTI como os de enfermaria, o que explica a taxa de ocupação das UTIs em 99%.

"Primeiro, se até ontem (segunda) estavam internados 76 pacientes com Covid nas UTIs e se tem 320 leitos disponíveis, os outros mais de 240 pacientes são casos suspeitos? Foram testados? Quantos testes são feitos diariamente?", questionou Priscila

No boletim desta terça-feira (21), o número de casos subiu para 2.908. O número de pacientes com a doença na UTI permaneceu em 76, e o de internados em leitos de enfermaria foi para 371. No início da coletiva de imprensa da terça (21), André Longo disse que seria importante esclarecer alguns pontos devido ao "surgimento de falsa polêmica nas redes". 

"Quando a gente fala de 76 que estão em UTIs, a gente está se referindo nesse momento especificamente a aqueles casos que tem diagnóstico confirmado e a pacientes que foram atendidos na rede pública mas também na rede privada", disse. 

Entre os que estão internados, além dos casos confirmados de covid-19, há muitos casos de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que são admitidos nas emergências e precisam ser encaminhados para a UTI.

"Então quando a gente está falando de 99% de ocupação de leitos de UTI, estamos falando do amplo espectro de quadros de SRAGs nos quais estão os casos confirmados de Covid-19, mas também estão outros quadros respiratórios que podem também levar à SRAGs, como outros vírus, bactérias e mesmo outros casos que ainda vão ter o diagnóstico de Covid-19", completou o secretário. 

Priscila afirmou ao JC que identifica um ritmo de anúncio de novos leitos, mas ao mesmo tempo estabilidade no número de pacientes confirmados que estão na UTI, "e uma série de casos que ele (secretário) explicou que são casos suspeitos e os resultados que não chegam", disse.

"A gente precisa saber: os outros são que casos? Eu não estou dizendo que o leito está vazio, eu quero entender o perfil de ocupação do leito para que a população saiba como é que as coisas estão acontecendo, então isso tem que ser detalhado", ressaltou a parlamentar.

Ela considerou que o momento é de muita sensibilidade em relação à informações. "A cobrança da gente é exatamente no sentido de que ele deve dar os números com muito detalhamento e com muita clareza, porque são números dinâmicos e a gente precisa ter essas informações sem pairar dúvidas", disse a deputada. 

Novas vagas

Priscila Krause também apontou no vídeo divulgado na segunda (20) uma discrepância entre o número de internações na UTI e o de vagas contando com as novas anunciadas em Recife. Segundo ela, o número de internados seria inferior ao total de vagas. 

"O que se precisa saber é se essas vagas estão em pleno funcionamento com todos os equipamentos ou se algumas delas, embora anunciadas como vagas de UTI, estão por exemplo sem respirador", afirmou Priscila. 

>> Pernambuco inaugura 40 vagas do novo Hospital Alfa para tratar pacientes com coronavírus

Ela fala de anúncios feitos pela Prefeitura do Recife de novas vagas em hospitais da cidade e nos hospitais de campanha recém-inaugurados, citando como exemplo a abertura de 40 novos leitos - sendo 20 de UTI - no Hospital Alfa, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. "Quantas dessas vagas estão realmente em funcionamento sob a responsabilidade do município do Recife?", pergunta a deputada. 

Procurada pelo JC, a Secretaria de Saúde do Recife informou que possui 305 leitos abertos para os pacientes, sendo 70 de UTI e 235 de enfermaria. Atualmente, são 39 pacientes internados na UTI e 84 nas enfermarias. 

Segundo a pasta, há 827 leitos concluídos, mas ainda que não estão em funcionamento, dos quais 233 são de UTI e 594 de enfermaria. Além desses, estão previstos cerca de 1.200 novos leitos (400 de UTI e 800 de enfermaria). 

De acordo com o boletim da SES-PE nessa terça (21), a Central Regulação de Leitos de Pernambuco apontou que a rede estadual de saúde atingiu a marca de 646 leitos abertos para atender pacientes com (SRAG), o que inclui casos confirmados e suspeitos para Covid-19. Enquanto a ocupação das UTIs (319) é de 99%, a de leitos em enfermaria (327) é de 80%.

Indicações

Segundo Priscila, essa é a terceira vez que essa solicitação é feita. A primeira foi durante uma videoconferência dos deputados estaduais com o governador Paulo Câmara (PSB) e representantes do governo estadual, ocorrida no dia 8 de abril. A segunda foi por meio de ofício enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A deputada é autora de pelo menos quatro indicações de apelo ao governador Paulo Câmara para divulgação de dados sobre o coronavírus no Estado. Uma delas solicita informações sobre a situação dos leitos disponíveis para pacientes com coronavírus no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e no Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara "especificando se se tratarem de leitos novos ou se de leitos realocados". 

Outra indicação pede que seja divulgado o número de novos leitos de UTI para atendimento de pacientes diagnosticados com a doença que estão efetivamente prontos para uso. A terceira indicação solicita a divulgação diária do número de testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN-PE) e por laboratórios privados contratados pelo estado nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

De acordo com o boletim dessa terça (21), já foram realizados 7.520 testes no estado, dos quais 418 feitos entre segunda (20) e terça (21) nos seguintes laboratórios: Lacen-PE (378), Genomika - Lacen-PE (13), Instituto Ageu Magalhães (1) e laboratórios privados (26). 

Por fim, uma quarta indicação solicita que dados da central de leitos, "especialmente ritmo de ocupação e disponibilidade prevista de novos leitos", sejam divulgados diariamente pela internet. 

Resposta do líder do governo

Por meio de nota, o líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), afirmou que Priscila Krause ignora publicações que apontam Pernambuco como o estado mais transparente do Brasil na divulgação de dados sobre o coronavírus, além do esforço do Governo de Pernambuco "não só para enfrentar a epidemia no front da saúde, mas também em comunicar com precisão o que tem feito". Segundo Isaltino, a deputada "tenta confundir a população com mais uma falácia".

>> Pernambuco lidera ranking de transparência de dados sobre novo coronavírus

"Infelizmente, a pandemia da Covid-19 também expõe o que há de pior em muitos, como é o caso do presidente da República que em 45 dias da doença no Brasil só ajudou a piorar a situação com sua atitude negacionista e agora, em nosso estado, a deputada Priscila", diz nota. 

Comentários

Últimas notícias