Começou a funcionar nesta quinta-feira (16) o Hospital de Referência Covid-19, no antigo Alfa, localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A unidade de saúde, a princípio, conta com 40 leitos, sendo 20 de Terapia Intensiva (UTI) e 20 enfermaria. No entanto, o hospital irá fornecer o total de 230 leitos, sendo 100 de UTI e 130 de enfermaria, que tem previsão para serem inaugurados nas próximas semanas.
A unidade, que estava fechada desde 2018, foi requerida pelo Governo de Pernambuco com o objetivo de ampliar a assistência oferecida aos doentes exclusivamente infectados pelo novo coronavírus em Pernambuco. O investimento na obra foi na ordem de R$ 20 milhões, segundo o governo. O JC tentou contato mas ainda não conseguiu retorno sobre a origem dos recursos.
- Na UTI, o respirador é a estrela principal, diz médica intensivista do Hospital Oswaldo Cruz
- Recife inaugura 35 novas vagas para pacientes com coronavírus; taxa de ocupação nos leitos de UTI é de 71%
- Pernambuco tem 50 mortes e 527 casos suspeitos de coronavírus aguardando resultado
- Simepe denuncia insegurança em policlínica de referência ao tratamento do coronavírus no Recife
Foi feita uma reforma na estrutura do local, que estava sem energia elétrica e água encanada, além de elevadores e geradores sem funcionar. Também foi instalado um novo sistema de climatização, além de ter sido feito compras de gases medicinais, aparelho de raio-X e tomógrafo computadorizado.
Quando estiver em pleno funcionamento, o hospital irá contar com mais de 900 profissionais, sendo 155 médicos, 170 enfermeiros, 82 fisioterapeutas, 360 técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde, além de apoio e administrativo.
Olinda
No dia 10 de abril a Maternidade Brites de Albuquerque, localiza na PE-15, em Olinda, no Grande Recife, voltou a funcionar para atender exclusivamente casos da covid-19. No dia, foram ativados 10 leitos, sendo todos de UTI. Nesta quinta, outros 10 leitos de terapia serão colocados em operação na unidade.
Pernambuco
De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a nova estrutura hospitalar foi colocada em funcionamento em tempo recorde e que, em pouco mais de 30 dias, Pernambuco irá atingir a marca de mais de 500 leitos, sendo 254 de UTI.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários