Anvisa

Diretor da Anvisa que esteve em manifestação testa positivo para coronavírus

Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa, está com coronavírus. Em março passado, ele participou de ato público com Bolsonaro

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 20/05/2020 às 9:02 | Atualizado em 20/05/2020 às 9:20
LEOPOLDO SILVA/AGÊNCIA SENADO
Diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres - FOTO: LEOPOLDO SILVA/AGÊNCIA SENADO

Cerca de dois meses após participar de manifestação ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, foi diagnosticado com o novo coronavírus.

>> Bolsonaro diz que novo protocolo para uso de cloroquina será assinado nesta quarta-feira (20)

Barra Torres anunciou que testou positivo para a doença durante participação em reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados que trata de ações contra a covid-19, na tarde desta terça-feira (19).

>> Contraprova do vice-presidente Hamilton Mourão para coronavírus dá negativo

Na conversa com parlamentares, por videoconferência, o diretor da Anvisa contou que demorou alguns dias para suspeitar que poderia ter contraído o novo coronavírus. Barra Torres afirmou que só entrou em isolamento social após os sintomas persistirem e decidir consultar um médico. Antes disso, ele manteve compromissos presenciais com autoridades, assim como tem ocorrido no restante do governo.

>> Em live, Lula diz que covid-19 atrapalhou a agenda liberal do governo de Bolsonaro

Nas últimas duas semanas, o diretor teve encontros na sede da Anvisa, segundo a sua agenda oficial. Entre eles, consta a presença de parlamentares como o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), e o deputado Marcos Pereira (MDB-RS).

No dia 6 de maio, Barra Torres também participou de reunião no Ministério da Casa Civil, no Palácio do Planalto.

>> Youtubers que apoiam Bolsonaro entram na mira do STF por manifestações antidemocráticas

"Na semana passada apresentei sintomas gerais que inicialmente não me fizeram suspeitar da covid-19, entretanto, devido à intensidade e persistência (dos sintomas), passei por consulta médica e o diagnóstico, naquela época hipotético, foi lançado. Entrei em isolamento social, conforme prescrição médica. Efetuadas as testagens, na última sexta, eu tive o resultado positivo pelo RT-PCR para a covid-19", disse o diretor da Anvisa na reunião da Câmara.

>> Bolsonaristas realizam ato de apoio ao presidente no Recife

Barra Torres ponderou que os seus sintomas ainda o permitem trabalhar e que permanecerá à frente da Anvisa. "Assim, prossigo na condução dos trabalhos da agência e da diretoria colegiada", declarou aos deputados.

Ato com Bolsonaro

No dia 15 de março, Bolsonaro descumpriu recomendações de isolamento social durante a pandemia e, acompanhado de Torres, participou de um protesto em frente ao Palácio do Planalto.

>> Bolsonaro participa de ato contra o STF e isolamento social em Brasília

Na ocasião, o presidente fez selfies com o rosto colocado e tocou nas mãos das pessoas. Em alguns momentos da transmissão do encontro, Barra Torres aparece filmando os cumprimentos entre Bolsonaro e os apoiadores presentes.

>> Profissionais do Estadão são agredidos com chutes por apoiadores de Bolsonaro

A presença do diretor da Anvisa na manifestação causou perplexidade em técnicos da área da Saúde do governo. Para eles, a ida de Bolsonaro ao ato acompanhado de Barra tira crédito da campanha de prevenção que vinha sendo feita e confunde a população.

Comentários

Últimas notícias