PESQUISA

População segue dividida sobre impeachment e renúncia de Bolsonaro, segundo Datafolha

Cerca de 50% dos entrevistados disseram que o Legislativo não deve abrir o processo para afastamento do presidente; outros 46% defendem que deve

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/05/2020 às 13:35 | Atualizado em 30/05/2020 às 13:38
EVARISTO SA/AFP
De acordo o mandatário, mesmo após seu governo ter adotado por cinco meses a parcela de R$ 600 e por quatro meses a parcela de R$ 300, "quando termina (o benefício), dá porrada em mim" - FOTO: EVARISTO SA/AFP

A população segue dividida entre quem concorda e quem discorda com a abertura de um processo de impeachment e renúncia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Opiniões favoráveis ao chefe do executivo, porém, estão numericamente um pouco à frente em relação a essas duas hipóteses, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (30) pela Folha de S. Paulo, que ouviu 2.069 pessoas em todos os estados do país na segunda (25) e terça-feira (26).

Em relação a um suposto afastamento via Congresso, os números tiveram pequena oscilação em relação aos levantados em pesquisa anterior do instituto, no fim de abril.

Cerca de 50% dos entrevistados disseram que o Legislativo não deve abrir o processo para afastamento do presidente, dois pontos percentuais acima da taxa obtida na pesquisa de abril. Para 46%, o Congresso deveria dar início ao processo — eram 45% há um mês. Essas variações estão dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A taxa de quem defende a renúncia de Bolsonaro atingiu 48%, seu índice mais alto na sequência de pesquisas, mas variou dentro da margem de erro. No fim de abril, eram 46%, e há dois meses, 37%. Outros 50% acreditam que o presidente não deve renunciar, mesmo índice da pesquisa anterior.

Perfil de apoiadores

Segundo o Datafolha, tanto no questionamento sobre impeachment quanto no relacionado à renúncia, recortes mostram que a rejeição do presidente cresce entre mulheres, entrevistados com ensino superior e jovens de 16 a 24 anos.

Entre os grupos que mais se opõem à saída de Bolsonaro do cargo estão entrevistados do sexo masculino e aposentados, no qual o apoio ao processo de impeachment é de 36%.

Classificação

Esses segmentos da população são os mesmos que tendem a desaprovar mais a gestão de Bolsonaro na Presidência. Entre a população em geral, 43% consideram seu governo ruim ou péssimo, 33% acham ótimo ou bom e outros 22% o classificam como regular.

Lockdown

Entre os entrevistados que defendem o "lockdown" (fechamento total das cidades para evitar a propagação do novo coronavírus), o apoio à renúncia de Bolsonaro chega a 61%.

Já os contrários ao "lockdown" somam rejeição de 75% à abertura do processo no Congresso. Entre eleitores que declaram ter votado em Bolsonaro no 2º turno em 2018, só 21% apoiam o processo de afastamento e 22% a renúncia.

Regiões

Em âmbito regional, a taxa favorável à abertura do impeachment sobe para 54% no Nordeste e cai para 38% no Sul.

 

Comentários

Últimas notícias