SUPREMO

"Investidor não quer migrar para país com insegurança", diz ministro Marco Aurélio sobre números do coronavírus

Ministro concedeu entrevista à Rádio Jornal

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 09/06/2020 às 9:55 | Atualizado em 09/06/2020 às 12:03
Nelson Jr./STF
O ministro concedeu entrevista à Rádio Jornal - FOTO: Nelson Jr./STF

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (9) que a mudança do governo federal na divulgação dos dados do novo coronavírus no Brasil causa insegurança jurídica que afasta investidores do país, que precisa se reerguer economicamente diante da pandemia.

"Isso é muito ruim em termo de repercussão internacional e gera insegurança. O investidor financeiro não quer migrar para um país com insegurança. Vamos pensar nos brasileiros em geral", afirmou o ministro em entrevista à Rádio Jornal.

O desencontro é péssimo, negativo, gera insegurança grande. Precismos de entendimento, não devemos admitir uma crise institucional. Está na hora de percebermos que o exemplo vem de cima.
Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Ministério da Saúde divulgava os dados totais de pessoas infectadas, mortes e curvas de infecção por região. No entanto, na semana passada, o governo mudou a forma. Agora, exclui os dados totais e divulga somente os dados referentes às últimas 24 horas.

>> Conselho de secretários estaduais lança painel com números da covid-19

>> Paulo Câmara critica governo Bolsonaro por atraso na divulgação de dados do coronavírus

Ouça a entrevista com o ministro Marco Aurélio

Diante da situação, o ministro do Supremo Alexandre de Moraes determinou nessa segunda-feira (8) que o Ministério da Saúde retome a divulgação dos dados acumulados do coronavírus. A decisão foi tomada após o ministro analisar uma ação apresentada pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB. A determinação é que a Advocacia-Geral da União (AGU) preste as informações "que entender necessárias" no prazo de 48 horas.

Questionado sobre a decisão de Moraes, Marco Aurélio disse que os poderes são independentes e devem ser harmônicos, buscando sempre o entendimento. "Venho dizendo que precisamos adotar a auto-restrição, respeitando a ação de outros governos. Não analiso decisão de colegas, mas a ótica deve ser essa do entendimento para termos avanços bilaterais. Mas, quando esses avanos não vão de acordo com a Constituição, eles são negativos", disse.

Na sexta-feira passada (5), o Ministério da Saúde atrasou a divulgação do total de mortes e de casos confirmados. Já no domingo (7), o governo chegou a informar um total de 1.382 mortes causadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas. Uma hora depois, o portal do ministério corrigiu os números e divulgou que o total de óbitos confirmados era de 525.

"A publicidade e a transparência permite que nós acompanhemos a administração e cobremos dela eficiência. No tocante à manipulação de dados, é um ato falho do Poder Executivo. E quando não se ocupa um espaço, outro seguimento ocupa e que prevaleça a transparência", destacou Marco Aurélio.

Bolsonaro

Durante reunião ministerial hoje, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, vai esclarecer, em comissão da Câmara, tudo o que foi falado nos últimos dias sobre uma eventual recontagem dos dados atualizados do novo coronavírus no Brasil. "A gente torce, pede a Deus, que o mais breve possível tenhamos um ponto final nessa questão. Mais uma vez lamentamos profundamente pela vida de todos os que nos deixaram."

Sobre a condução de Pazuello, que é general-de-divisão, no Minisério da Saúde, Marco Aurélio disse não ver com bons olhos a atual situação da pasta. "Eu admirava o Henrique Mandetta e continuo admirando sua paciência pedagógica. Conhecia o Nelson Teich, temos apartamento no mesmo mesmo prédio. Grande valor, é conceituado. Agora, penso que cada qual deve estar na área para qual tenha especialidade, não vejo com bons olhos o que ocorre hoje com o Ministério da Saúde".

Dados sobre covid-19

A decisão do governo federal gerou críticas de diversas entidades e também de diversos setores políticos. Nessa segunda-feira (8),o presidente da Câmara, Rodrigo Maia afirmou que espera que o governo restabeleça o formato anterior de divulgação dos dados da pandemia.

"São coisas que podem não parecer graves, um país que está sendo obrigado a discutir democracia, que vê problema com meio ambiente e agora esconde dados sobre uma pandemia. Isso gera insegurança e frustração na sociedade. Acho que vamos resolver isso rápido, vamos chegar a um resultado correto, na hora correta e com a mesma base de dados construída na gestão do ex-ministro Mandetta”, disse.

Indicação ao Supremo

Durante a entrevista, Marco Aurélio Mello também foi questionado sobre o inquérito que investiga as acusações do ex-ministro Sergio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro. Hoje, a ação está sob os cuidados do ministro Celso de Mello. No entanto, ele permanece na Corte até novembro, quando irá se aposentar.

É comum que o novo ministro herde os processos do magistrado que deixa a Corte, mas Marco Aurélio acredita que o inquérito não vai parar nas mãos do próximo ministro, que será indicado pelo próprio Bolsonaro. "Em primeiro lugar, não se agradece indicação com a capa de julgador. Além disso, o procedimento que está com Celso de Melo reclama tramitação célere, tudo indica que será redistribuído entre os integrantes da Corte, não ficará num gabinete aguardando a nomeação e posse do indicado para se tocar o inquérito", explicou.

>> Bolsonaro diz que vai indicar alguém 'terrivelmente evangélico' para o STF

>> Ministro Celso de Mello divulga vídeo da reunião ministerial que pode comprometer Bolsonaro sobre interferência na PF

Sobre o nome que deve ser indicado ao STF, Marco Aurélio lembra que é de livre escolha do presidente da República, mas disse esperar que seja alguém com "bagagem jurídica e histórico de vida". "Que haja um ato feliz do presidente nessa escolha, ele não tem sinalizado um nome em si, ele se refere a alguém potencialmente candidato. Também se fala em uma terceira vaga no mandato se vier a reeleição, mas precisaríamos de um acidente de percurso e espero que não haja, como ocorreu num passado recente, quando foi indicado Moraes no lugar de Teori Zavascki. Vamos esperar e que seja feliz na esocolha pois a cadeira e importantíssima e vitalícia", destacou.

Democracia

Marco Aurélio ainda disse ser "lamentável" haver atos que peçam intervenção militar e fechamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional. "É lamentável que percebamos paixões condenáveis. É preciso que se presuma que ocorre uma postura digna dos integrantes do STF", disse. "Estamos sujeitos a ser incomodados, nunca fui, espero não ser agora que estou em isolamento", complementou o ministro sobre a possibilidade de ser abordado por manifestantes contrários à postura da Corte.

Nessa segunda-feira (8), o próprio presidente do STF, ministro Dias Toffoli, disse que Bolsonaro deve parar de ter atitudes "dúbias" em relação à defesa da democracia. Segundo ele, é preciso uma trégua entre os Poderes para que o País consiga enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Toffoli acionou urbanidade de forma harmônica, como se espera do presidente do STF. Não precisamos de incendiários, precisamos de bombeiros nesse momento de crise na economia e na saúde.
Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal

"Essa dubiedade (de Bolsonaro) impressiona e assusta a sociedade brasileira e a comunidade internacional. Precisamos de paz institucional, prudência, união no combate à covid-19 e isso se dá através da democracia", afirmou Toffoli, durante cerimônia de lançamento de um manifesto em defesa da democracia e do Judiciário assinado por mais de 200 entidades. O manifesto se junta a outros documentos divulgados por associações de classe e organizações da sociedade civil em defesa da democracia na última semana.

Citação

O desencontro é péssimo, negativo, gera insegurança grande. Precismos de entendimento, não devemos admitir uma crise institucional. Está na hora de percebermos que o exemplo vem de cima.

Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Citação

Toffoli acionou urbanidade de forma harmônica, como se espera do presidente do STF. Não precisamos de incendiários, precisamos de bombeiros nesse momento de crise na economia e na saúde.

Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal

Comentários

Últimas notícias