ELEIÇÕES 2020

Tulio Gadêlha se reúne com aliados no Recife para discutir candidatura própria

O parlamentar tem usado as redes sociais durante pandemia, para debater temas como saúde, desenvolvimento urbano e gastos público com pré candidatos a vereador do PDT no Recife

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 27/07/2020 às 18:29 | Atualizado em 28/07/2020 às 7:33
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Deputado federal Túlio Gadêlha já havia imposto uma série de condições para que pudesse lançar sua candidatura a prefeito do Recife, entre elas, que o PDT entregasse os cargos que ocupam na Prefeitura do Recife - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

O deputado federal, Túlio Gadêlha, está no Recife para bater o martelo sobre sua candidatura à prefeito pelo PDT. A expectativa é que o posicionamento seja divulgado nesta quarta-feira (29). Nos últimos dias, o pedetista tem intensificado as conversas com aliados e pré-candidatos a vereadores que vão concorrer a Câmara Municipal do Recife. "Este é um momento importante para sentirmos as prioridades da cidade com figuras que trouxemos para o nosso projeto e têm qualidade técnica para apresentar soluções aos diversos problemas que o Recife enfrenta", declarou o parlamentar.

>> Túlio Gadelha pede que PDT entregue cargos na PCR e impõe condições para continuar candidato

>>"Desafio maior". João Campos fala pela primeira vez como pré-candidato à Prefeitura do Recife

>>Marília Arraes quer que Humberto Costa coordene sua campanha para a Prefeitura do Recife

Segundo informações publicadas no Blog de Jamildoa maioria dos pré-candidatos a vereador do PDT, assinaram um manifesto declarando serem favoráveis a um projeto majoritário do partido. O documento deve ser encaminhado ao presidente nacional da legenda, Carlos Lupi. No entanto, existe uma ala na legenda, reforçada inclusive, pelo presidente estadual Wolney Queiroz, que defende a permanência do PDT na Frente Popular, liderada pelo PSB. 

A ex-secretária de Habitação da Prefeitura do Recife Isabella de Roldão, exonerada em abril para poder concorrer ao pleito proporcional, não participou deste manifesto. Isabella é um dos nomes ventilados para compor a vice na chapa do deputado federal João Campos (PSB).

Nesse ciclo de debates, Gadêlha também conversou com o ex deputado federal e professor Paulo Rubem Santiago, do Psol. Além de analisarem o governo Bolsonaro e seus efeitos na vida dos brasileiros durante os últimos meses, os pernambucanos também discutiram os desafios pós pandemia que o Recife deverá enfrentar. “Nossa intenção é discutir boas ideias, pensar saídas inovadoras e criativas para os problemas e construir coletivamente um projeto alternativo para a cidade", conclui o deputado federal Túlio Gadêlha, cotado para disputar a Prefeitura do Recife.

Conversas com outros pré-candidatos

Outra expectativa, caso opte pela desistência da sua candidatura à Prefeitura do Recife, é sobre quem Túlio Gadêlha poderá apoiar. Na última terça-feira (21), Carlos Lupi esteve reunido com João Campos e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em Brasília. Sobre essa composição, o socialista pernambucano afirmou que possui boa relação com o dirigente do PDT. “Tenho conversado com os partidos que compõem a Frente Popular, com partidos que são aliados nacionais, discuto a conjuntura política atual”, declarou ao JC.

“Quando me perguntam o que eu penso, respondo que o ideal é criar uma frente ampla e democrática para enfrentar o momento desafiador que o Brasil vive”, afirmou Campos, ressaltando que este bloco chegará às eleições, “com apoio de boa parte das legendas que formam o campo progressista”.

A pré-candidata a Prefeitura do Recife pelo PT, a deputada federal Marília Arraes, também tem dialogado com Gadêlha e outras lideranças do PDT. No entanto, essa composição pode sofrer resistência, já que ainda há rusgas entre o presidenciável Ciro Gomes e o Partido dos Trabalhadores.




Comentários

Últimas notícias