História

Acervo de Miguel Arraes com mais de 30 mil itens é doado para a Fundaj

Após a assinatura do termo de doação, feita pelo Instituto Miguel Arraes, os itens ficarão disponíveis para pesquisa no Cehibra, braço documental da Fundaj

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/08/2020 às 9:30 | Atualizado em 11/08/2020 às 9:30
Foto: Alexandre Severo / Acervo JC Imagem
Entre os itens estão fotografias, manuscritos, cartas, peças de arte, registros pessoais e livros que pertenceram ao político - FOTO: Foto: Alexandre Severo / Acervo JC Imagem

Fotografias, manuscritos, cartas, peças de arte, registros pessoais e livros, entre outros itens, que pertenciam ao ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar, falecido em 2005, serão doados e passarão a integrar o acervo da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Após a assinatura do termo de doação, feita pelo Instituto Miguel Arraes, os itens ficarão disponíveis para pesquisa no Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra), braço documental da Fundaj, no bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife.

Nesta quinta-feira (13), completam-se 15 anos do falecimento de Miguel Arraes, e seis da morte de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e neto do político. A acervo de Arraes estava na casa da família, que fica na Rua do Chacon, em Casa Forte, também na Zona Norte da capital. Distribuída em estantes, caixas e móveis, as obras estão em bom estado de conservação. “São pedaços importantes da história de Pernambuco que estarão disponíveis na Fundaj. É a história do meu pai. Assinar esse termo de doação à Fundação próximo da data dos 15 anos da sua morte, no dia 13, é muito simbólico”, comenta José Almino, diretor-presidente do Instituto Miguel Arraes e filho de Arraes.

No Cehibra, para onde o material de Arraes foi encaminhado, estão coleções de outros políticos e governadores pernambucanos, como Manoel Borba, Eraldo Gueiros Leite e Moura Cavalcanti. De acordo com a Fundaj, os itens de Arraes vão possibilitar estudos em diversas linhas, como a sociológica, política, econômica e das relações exteriores.

Miguel Arraes nasceu no Sertão do Ceará. Sua carreira política teve início em 1948, quando se tornou secretário da Fazenda de Pernambuco. O político governou o Estado por três vezes. Arraes teve dez filhos e inúmeros netos, entre eles, o ex-governador Eduardo Campos e Antônio Campos, presidente da Fundaj.

Comentários

Últimas notícias