Eleições 2020

Mendonça diz que gestão do PSB deixou legado de desemprego e perda de renda

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) , a renda da população de Recife caiu 29,5% e de Pernambuco, 26,9%

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 21/09/2020 às 21:09
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Mendonça Filho (DEM), candidato a prefeito do Recife - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

O candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) fez críticas nesta segunda-feira (21) ao prefeito Geraldo Julio (PSB) e do governador Paulo Câmara (PSB) devido à queda da renda do trabalhador recifense e pernambucano, respectivamente, durante pandemia do novo coronavírus (covid-19). Segundo pesquisa "Efeitos da Pandemia no Mercado de Trabalho Brasileiro: desigualdades, ingredientes trabalhistas e o papel da jornada", da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a renda da população de Recife caiu 29,5% e de Pernambuco, 26,9%, maiores percentuais de queda considerando todas as capitais e estados do País.

>> Pandemia de covid-19 provocou queda de renda de 20,1%, diz FGV

>> ''Eu quero que o Recife possa se abrir para parcerias com o governo Bolsonaro'', diz Mendonça filho durante convenção do DEM

Mendonça classifica o aumento do desemprego e a perda de renda nesse período de pandemia como "legados da gestão do PSB". “Isso é o retrato da gestão do PSB, tanto no Recife quanto em Pernambuco. O Recife se tornou a capital do desemprego no Brasil desde 2019 e esse levantamento só confirma a falta de políticas de empregabilidade e o descaso com o trabalhador, já massacrado por altas taxas, impostos e multas. Sabiam que a pandemia iria atingir o mercado de trabalho e não fizeram nada para proteger os trabalhadores”, afirmou o candidato. 

Pesquisa

A pesquisa da FGV foi coordenada pelo economista Marcelo Neri, se baseou em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A FGV considerou a evolução da renda dos trabalhadores formais, informais e desocupados no últimos seis meses, quando boa parte dos serviços foram suspensos durante a pandemia. 

Segundo a pesquisa, a renda média do trabalhador brasileiro caiu 20,1%. Entre as mulheres, foi um pouco maior, de 20,54%, enquanto os homens perderam 19,56% da sua renda. Os mais pobres também foram os mais prejudicados. A metade mais pobre perdeu 27,9%, enquanto os 10% mais ricos, perderam apenas 17,5%. Entre os principais grupos que perderam foram os indígenas (28,6%), anafalbetos (27,4%) e jovens entre 20 e 24 anos (26%).

O principal causador dessa queda foi a diminuição da jornada de trabalho média (14,34%), sem contar com a queda de 9,9% na taxa de ocupação, o equivalente a uma diminuição de R$ 1118 para R$ 983. 

RESPOSTA

Líder do Governo Paulo Câmara na Alepe, o deputado Isaltino Nascimento rebateu as críticas de Mendonça e disse que o ex-ministro faz da eleição do Recife "um palco para as suas tentativas de confundir a população com análises falsas, rasas e desprovidas de conteúdo".

O Mendonça de 2020 repete as velhas estratégias, seu discurso mofado e sua postura questionável que tanto marcaram as inúmeras derrotas que ele contabiliza em disputas majoritárias.
Isaltino Nascimento, deputado estadual pelo PSB

"O ex-ministro de Michel Temer, ao comentar sobre recente pesquisa da FGV sobre o desemprego e a perda de renda durante a pandemia do novo coronavírus, ignora o que está ocorrendo em todos os países do mundo e busca atribuir às gestões do PSB a responsabilidade pelas dificuldades que este período tão desafiador vem impondo ao mundo", disse Isaltino.

Ainda segundo o deputado, Mendonça "esquece" de citar medidas implementadas pela Prefeitura do Recife e pelo Governo do Estado, como "a abertura de hospitais, criação recorde de leitos, contratação de pessoal, garantia de crédito para diferentes setores, suspensão da cobrança de tributos como ICMS e ISS para diversos segmentos".

Citação

O Mendonça de 2020 repete as velhas estratégias, seu discurso mofado e sua postura questionável que tanto marcaram as inúmeras derrotas que ele contabiliza em disputas majoritárias.

Isaltino Nascimento, deputado estadual pelo PSB
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Mendonça Filho (DEM) - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias