O Programa de Governo do candidato a prefeito do Recife, João Campos (PSB), já se encontra registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disponível na página de divulgação de candidaturas e contas eleitorais. No documento, constam quatro eixos programáticos que irão nortear a propostas de governo- segundo a assessoria de comunicação da campanha, os detalhes ainda serão construídos ao longo da corrida eleitoral.
>> João Campos muda agenda e confirma participação no debate da UFPE
“A Frente Popular do Recife apresenta as diretrizes da construção do programa de governo para o debate eleitoral de 2020, inspirado pelos compromissos sociais e valores éticos de um legado histórico, orientado por uma visão estratégica e avaliação da conjuntura, sintonizado com as transformações tecnológicas, sociais e de gestão. Estas linhas formam a base que guiará as políticas públicas para a cidade, em um projeto apresentado à população sob a liderança de João Campos e Isabella de Roldão para o período de 2021 a 2024”, diz trecho de introdução do programa.
O primeiro eixo do programa de governo de João Campos e da candidata a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT), trata da “Cidade Solidária - garantia de direitos, cuidados e inclusão social”. Nele, o socialista propõe um maior investimento na educação primária, ampliando a universalização das oportunidades da educação com qualidade. Outro ponto abordado é a o acesso à saúde básica em que seria ampliado as equipes de saúde da família para atuarem no município.
“Desenvolvendo um portal de serviços e orientações de saúde, difundindo informações como campanhas, mutirões, horários de atendimento e unidades mais próximas, estimulando e multiplicando práticas de atendimento humanizado”, explica o documento.
Neste primeiro eixo, constam também ações para a geração de Emprego e Renda; Proteção e Garantia de Direitos (mulheres, população idosa, juventude, pessoa com deficiência, igualdade racial, LGBTQI+); e a Proteção e Defesa Animal.
Tema central das últimas agendas de João Campos, ao percorrer os bairros do Recife, a “Cidade Empreendedora - oportunidades para todos e empreendedorismo” é o segundo ponto de partida no guia de diretrizes.
“O ciclo da crise econômica em andamento no Brasil, acentuada pelos efeitos sociais da pandemia da Covid-19, irá impor desafios ainda maiores para o desenvolvimento e fortalecimento de um ambiente favorável de negócios. Uma atuação que implica, de forma ainda mais intensa, na simplificação e racionalização dos processos de licenciamento e autorização das atividades produtivas, melhorando a regulação municipal sobre empreendimentos econômicos.”, aponta o programa.
A terceira área engloba a “Cidade Humanizada - cidade das pessoas”. A questão da mobilidade sustentável coloca como foco o transporte coletivo, os pedestres e os meios não motorizados de deslocamento. No dia 22 de setembro, conhecido como Dia Mundial Sem Carro, o socialista voltou a propor a criação de uma estrutura organizacional na Prefeitura do Recife, para tratar exclusivamente dessa questão.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA O DOCUMENTO
Além disso, esse ponto também trata da segurança pública e, segundo o programa, será uma área de investimento na ampliação das ações que já vem sendo feitas na gestão do PSB. “O necessário agora é fortalecer as relações comunitárias, diminuir distanciamentos entre territórios centrais e periféricos, abrir janelas de oportunidades para os jovens da periferia e fazer parcerias com as Polícias Civil e Militar para que desempenhem a função de repressão qualificada”, registra. A Infraestrutura Urbana (habitação, saneamento integrado), Ambiente Natural Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, são outros temas abordados.
Por fim, o último direcionamento do programa de governo do deputado federal João Campos, fala do “Recife 4.0 - gestão digital e integrada”. A proposta é estruturar o governo como uma plataforma de serviços para a sociedade, com portal único de relacionamento, processamento e retorno integrado das demandas. Consta a garantia de uma gestão integrado dos serviços urbanos com uso intensivo de plataforma georreferenciada. Ainda neste item, há a discussão de gerenciamento territorial mais efetivo, com maior interação com as comunidades.
“Este documento expressa, como dito no início, a sistematização de linhas norteadoras, além dos conceitos que orientarão todas as iniciativas, já pautadas sobre eixos que definem uma gestão. Na agenda está não apenas o reconhecimento de conquistas, mas sobretudo a identificação dos desafios. O aprofundamento do debate, já em andamento, construirá o detalhamento do Programa de Governo da Frente Popular do Recife, que convida a população para o diálogo, a ação conjunta e os avanços de uma cidade que se preparou para entrar, com passos firmes, no futuro”, finaliza o programa de governo.
Comentários