Eleições 2020

Candidato a prefeito do Recife, Charbel Maroun (Novo) quer fazer o Consórcio Grande Recife "funcionar"

O candato defendeu a execução do projeto de navegabilidade do Rio Capirabibe e o transporte público por demanda

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 14/10/2020 às 13:27
TV JORNAL/REPRODUÇÃO
CHARBEL Levantamento "não reflete a realidade" - FOTO: TV JORNAL/REPRODUÇÃO
Leitura:

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Em sabatina transmitida na TV Jornal nesta quarta-feira (14), o candidato à Prefeitura do Recife, Charbel Maroun (Novo), se comprometeu a fazer o Consórcio Grande Recife "funcionar" caso seja eleito. O candidato afirmou que tirar o Recife do consórcio acabaria saindo mais caro do que resolver os problemas existentes no consórcio atual.

"Nós já temos toda a estrutura para fazer isso funcionar e seria mais barato. Se eu tirar o Recife do consórcio, eu vou ter que criar um outro consórcio com uma nova estrutura gastando mais tempo e dinheiro para que comece a funcionar. Então, para que a gente tenha uma solução rápida, é melhor fazer o consórcio atual funcionar", explicou.

Ainda sobre a questão da mobilidade no município, Charbel defendeu a execução do projeto de navegabilidade do Rio Capirabide com uso de recursos da iniciativa privada, além da ampliação das ciclofaixas e calçadas.

"Nós vamos tirar do papel o projeto do rio e usar recursos da iniciativa privada para isso. Queremos ampliar as ciclofaixas e contratar empresas para adotarem uma calçada. Queremos adotar també um estilo de ônibus coletivo por demanda, funcionado por um aplicativo, em que a população chama o transporte e o intinerário vai sendo traçado de acordo com a demanda", contou.

>> Trajetória e ideias de Charbel, candidato a prefeito do Recife pelo Partido Novo

Educação

O candidato também defendeu uma parceria com a iniciativa privada quando se trata de educação municipal. Charbel quer utilizar parte dos recursos da prefeitura para matricular alunos carentes em escolas privadas.

"Hoje a prefeitura gasta quase mil reais por aluno na rede pública. Eu quero dedicar uma parte desse recurso para o pagamento de mensalidades de alunos carentes em escolas particulares. Eu quero melhorar a qualidade de educação para essa geração. Se a gente quiser resolver isso com rapidez, nós temos que fazer algumas medidas bruscas e rápidas."

O postulante disse, ainda, que todas as escolas municipais passariam a ser em tempo integral na sua gestão. "Os pais vão escolher se querem matricular o filho em uma escola particular com recursos da prefeitura ou matricular em uma escola pública de tempo integral", contou.

Impostos

Defendendo uma menor carga tributária no Recife, Charbel defendeu o enxugamento de cargos e secretarias na prefeitura.

"Para reduzir os impostos é preciso reduzir o tamanho da máquina pública. Enxugando a quantidade de comissionados, secretarias e servidores. Com isso a gente consegue reduzir a quantidade de impostos e entregar Recife, no final da gestão, como a capital com a menor carga tributária", disse.

Entrevistas

A ordem das entrevistas, que foi decidida em reunião virtual com a participação de representantes de todos os candidatos, será a seguinte:

12/10 - Alberto Feitosa (PSC)
13/10 - Victor Assis (PCO)
14/10 - Charbel Maroun (Novo)
15/10 - Marco Aurélio (PRTB)
16/10 - Mendonça Filho (DEM)
19/10 - Carlos Andrade Lima (PSL)
20/10 - João Campos (PSB)
21/10 - Thiago Santos (UP)
22/10 - Patrícia Domingos (Podemos)
23/10 - Marília Arraes (PT)
26/10 - Cláudia Ribeiro (PSTU)


 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias