Prefeiturável

Trajetória e ideias de Charbel, candidato a prefeito do Recife pelo Partido Novo

Esse texto será atualizado conforme houver novas participações do candidato nos veículos SJCC e após divulgação do plano de governo

JC
JC
Publicado em 29/09/2020 às 17:00
Notícia

DIVULGAÇÃO
O Partido Novo não fará uso da verba do Fundo Eleitoral e também não fará aliança com nenhum outro partido - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 6 de julho de 1976, com 44 anos, Charbel Elias Maroun é casado e pai de quatro filhos. Procurador do Recife desde 2008, nas eleições 2020 ele pleiteia o cargo de prefeito do Recife pelo Partido Novo. Como vice, a chapa puro sangue tem o procurador federal André Teixeira.

>> Reveja participação do candidato em programas do SJCC:

>> Ouça a participação de Victor Assis na sabatina da Rádio Jornal:

Ainda adolescente, Charbel começou a trajetória de trabalho aos 14 anos e foi office boy, motorista, atendente de lanchonete, ajudante em oficina mecânica e empreendedor no ramo farmacêutico e jurídico. Na família, foi o primeiro a conseguir o diploma de curso superior em direito, na PUC-MG e é pós-graduado em direito público e tributário. Ele presta consultoria e treinamento para empreendedores em startups no Porto Digital do Recife e no Armazém da Criatividade em Caruaru.

Charbel também foi presidente da Associação Municipal de Procuradores do Município do Recife, fundador e vice-presidente da Federação Pernambucana de Procuradores Municipais e diretor de relações institucionais da Associação Nacional de Procuradores Municipais. Além de diretor e professor do Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem de Pernambuco e participou como membro da comissão de advocacia pública da OAB/PE.

Com uma trajetória recente na política pernambucana, Charbel foi um dos fundadores do Partido Novo no Estado, e presidente estadual da sigla até 2017. Mesmo sem nenhuma disputa à majoritária, e sem vencer nenhuma eleição até então, Charbel foi candidato a deputado federal em 2018 e acabou sendo o mais votado do partido pelo Nordeste e, consequentemente, em Pernambuco, com 22.210 votos, mas não foi eleito.

É um dos 100 selecionados nacionalmente como líder do RenovaBR, iniciativa que capacita líderes públicos visando o ingresso na política, preparando pessoas que nunca ocuparam cargos públicos para possíveis candidaturas a deputados.

Seguindo a linha conservadora e na defesa do livre mercado, da liberdade de empreender, Charbel defende a privatização das estatais e chega como candidato a prefeito do Recife com o partido Novo sem utilizar os recursos do Fundo Eleitoral. Desta forma, a campanha será feita a partir de doações. Com críticas ao atual prefeito Geraldo Julio (PSB), caso eleito, o procurador pretende ter uma relação de maior afinidade com o governo federal por acreditar que a falta de relação inibe algumas ações que podem ser feitas na cidade.

Para sair como candidato do Novo, Charbel teve que passar por um longo processo seletivo dentro do próprio partido, que foi feito em três etapas, com a exigência de requisitos como: ser ficha limpa, conhecimento do estatuto da sigla e das resoluções partidárias, experiência mínima de oito anos em posições relevantes no setor público e/ou privado, além de valores ideológicos e morais em concordância com os parâmetros da agremiação liberal.

Vale salientar que todo candidato do Novo assina um termo se comprometendo a não utilizar verbas indenizatórias como auxílio-paletó, vale-refeição, auxílio-combustível, e também o dever de reduzir o número de assessores para economizar pelo menos 50% da verba do gabinete.

Confira o plano de governo do candidato:

JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

Comentários

Últimas notícias