eleições 2020

Para resgatar a cultura, Yves Ribeiro pretende fazer um 'Paulista Antigo' na cidade

O candidato também ressaltou que pretende dar aumento aos professores do município, "desde que a gente faça uma coisa corretamente bem na distribuição" da verba do Fundeb, também com relação a distribuição de tablet com internet para os 19 mil alunos

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 14/10/2020 às 19:00
EDILSON ALVES/DIVULGAÇÃO
O candidato a prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), afirmou não ter votado no presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas pretende trabalhar, a partir de 1º de janeiro, tanto com ele, quanto com o governador Paulo Câmara (PSB). "Sempre fui um homem para fazer o que o povo quer", disse. - FOTO: EDILSON ALVES/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Em sabatina da Rádio Jornal que iniciou nesta quarta-feira (14), com os candidatos à Prefeitura de Paulista, o candidato a prefeito de Paulista pelo MDB, Yves Ribeiro, disse que quer fazer no município o que o Recife fez e "transformar aquilo ali no 'Paulista Antigo'", para o fomento da cultura. As entrevistas serão realizadas no Balanço de Notícias e serão comandadas pelos apresentadores do programa Wagner Gomes e Felipe Vieira e um jornalista do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

Prefeito de Igarassu, Itapissuma, e Paulista, cada município com dois mandados, aos 72 anos, Yves ressaltou ter intimidade com o povo e que, além de ter um nome forte em Paulista, a idade não interfere. "Estamos aí para mais um desafio. Temos muitos homens e mulheres de idade que tem talento, sabe escutar a sociedade e está preparado para um novo desafio", disse.

>> Acompanhe tudo sobre as Eleições do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

Yves pontuou que governar Paulista não é uma tarefa fácil, principalmente "depois do momento que a gente está vivendo", com relação a pandemia do coronavírus, mas disse que a experiência com a gestão da cidade facilita. "São quase 400 mil habitantes, que facilita pela experiência e nossa competência. Pelo conhecimento que tenho na área de administração, são 26 anos de mandato e sempre fui um prefeito inovador e esse mundo digital tem muito a facilitar o nosso trabalho, ouvindo a sociedade".

De acordo com o candidato, o segredo para o sucesso na gestão é: ouvir o povo, gastar menos do que se arrecada, e trabalhar com transparência. "Isso é fundamental em qualquer governante que vai administrar o dinheiro da sociedade, é trabalhar com transparência. Criamos a Controladoria interna quando não era lei, e também o programa de prestação à comunidade, de todo recurso que entra no município. Fui o único prefeito de Pernambuco que ganhou o prêmio de lei de responsabilidade fiscal por indicação da Alepe, TCE e setor judiciário de Pernambuco".


Para o resgate da cultura da cidade e valorização dos artistas, inspirado no Recife Antigo, o candidato pretende criar o 'Paulista Antigo' no Forte de Pau Amarelo. Yves também ressaltou que o comando da Secretaria da Cultura irá ficar nas mãos de "pessoas da cultura, para que as coisas andem". "Nosso pensamento é reativar (o Forte de Pau Amarelo) e uma das coisas que os músicos estão pedindo é fazer um festival do Frevo, e fazer o que o Recife fez, o Recife Antigo, e transformar aquilo ali no 'Paulista Antigo', que pode ser fundamental. A gente quer a terra da ciranda, temos muitos artistas. Outra coisa importante é a reabertura do teatro. Vou deixar a cultura com pessoas da cultura, para que a coisa ande sem ter dedo político-partidário, porque acho que uma cidade sem cultura, é uma cidade sem identidade", afirmou.

EDUCAÇÃO

Tablet para cada aluno da rede municipal com acesso à internet está na proposta de governo do emedebista, e mesmo com o ano fiscal de 2021 apertado, o emedebista garantiu que a ação será feita a partir da verba do Fundeb. "Fui o primeiro prefeito de Pernambuco a criar um centro de treinamento para professor; depois, Recife criou. É evidente como o mundo digital é fundamental para que a gente possa dar atenção maior aos nossos alunos, que são 19 mil, e também internet. Estamos fazendo uma parceria com o pessoal do Mundo Internet e, sem dúvida alguma, hoje temos o recurso, cerca de R$ 4 milhões do Fundeb. Temos como segurar e dar uma nova condição. O coronavírus deu prejuízo, mas tenho certeza que a maior perda em 2020 vai ser na área da educação. Uma maneira de recuperar é trazer esses equipamentos, principalmente para as crianças".

"Há uma luta de todos os professores brasileiros e das prefeituras que lutou e ganhou do governo federal. Só agora chegaram R$ 52 milhões do Fundeb, que os municípios ganharam e tem recurso o suficiente para esse trabalho. Os professores vão ser beneficiados no salário, desde que a gente faça uma coisa corretamente bem na distribuição", explicou.

REQUALIFICAÇÃO

Um dos projetos de governo do ex-prefeito é a requalificação total da Orla e a Avenida Beira Mar contínua. No entanto, obra viária é um serviço com bastante custo aos cofres municipais, questionado de onde sairiam os recursos, Yves disse ter parcerias com empresas privadas.

"Acho que tudo o que é bom, deve ser copiado. Vamos construir o quiosque, trazer sanitário, vamos implantar serviço de segurança, agentes da paz e bombeiro civil. Temos parceria com empresas privadas. Construí um hospital em Itapissuma sem gastar um tostão. Fiz várias parcerias e tem uma série de empresas, inclusive, cervejaria, que já nos dá essa oportunidade de revitalizar a orla com condições de equipamentos de academia da cidade. Eu sou um prefeito guerreiro que vai buscar as coisas. Tem muitas pavimentações de rua que fiz tocando IPTU, sempre consegui fazer as coisas, e dessa vez não vai ser diferente. Vamos fazer o grande sonho do povo, porque ali é um grande equipamento turístico".

 

MOBILIDADE

Questionado sobre a saída dos municípios do Consórcio Recife, Ribeiro disse que Paulista tem sido muito "maltratado". "É uma discussão que talvez seja a minha primeira briga dentro do governo do Estado, a situação da mobilidade. Temos a PE-01, PE-22 e PE-18, que também estão estragadas, totalmente abandonadas. Precisamos chamar o governo do Estado para que ele venha requalificar a PE-01, que leva o maior número de empresas". 

"Vamos ter uma discussão que não é fácil com o governo do Estado e o Grande Recife. Em pesquisa quali realizada, 90% da população rejeita o atual modelo de transporte e mesmo com toda a dificuldade, 80% aprova as kombis. Queremos fazer uma parceria grande com os kombeiros para a renovação das frotas, para dar melhor qualidade. Hoje, as linhas são bem organizadas, o que precisa são os equipamentos. Vamos, se possível, bater na porta do governo federal e do Estado para que o povo tenha um bom atendimento", finalizou.

Comentários

Últimas notícias