Eleições 2020

Francisco Padilha quer construir 80 km de ciclovias e ciclofaixas em Paulista caso seja eleito prefeito

Apadrinhado pelo atual prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), Francisco Padilha (PSB) faz defesa da gestão, mas diz representar uma "candidatura diferente"

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 14/10/2020 às 23:03
EDILSON ALVES/DIVULGAÇÃO
PSB Padilha é apoiado por Junior Matuto, mas quer imprimir sua marca - FOTO: EDILSON ALVES/DIVULGAÇÃO
Leitura:

 

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

O candidato a prefeito de Paulista Francisco Padilha (PSB) tem entre as propostas do seu plano de governo a implementação de 80 km de ciclofaixas e ciclovias na cidade caso seja vitorioso nas urnas. Em sabatina da Rádio Jornal realizada na tarde desta quarta-feira (14), o candidato prometeu requalificar as ciclovias já existentes, a exemplo da localizada na PE-15 e viabilizar novas na PE-22 e na Avenida Tancredo Neves, em Jardim Paulista. 

>> Para resgatar a cultura, Yves Ribeiro pretende fazer um 'Paulista Antigo' na cidade

Os candidatos a prefeito de Paulista estão sendo entrevistados no programa Balanço de Notícias da Rádio Jornal. Entrevistam os postulantes os apresentadores do programa Wagner Gomes e Felipe Vieira e sempre um jornalista do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). 

Ainda no quesito mobilidade, o candidato defende o aumento da fiscalização eletrônica por meio de câmeras de videomonitoramento. Questionado se isso não implicaria em um aumento significativo na cobrança de multas, Padilha se mostrou contrário ao que é popularmente chamado de "indústria da multa". 

"O nosso efetivo de agentes de trânsito não é eficiente para uma cidade que é cortada por quatro PEs (rodovias estaduais), então a gente sabe que a gente precisa implementar algumas práticas, inclusive as de videomonitoramento para poder orientar e disciplinar os nossos motoristas. De forma alguma eu quero incentivar a política das multas, longe de mim, até porque o nosso trabalho vai ser sempre ouvindo as pessoas", argumentou o candidato. 

Defesa de Matuto

Apadrinhado pelo prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), Francisco Padilha assume na campanha o papel de defender a atual gestão, alvo de duas Operações da Polícia Civil que investigam fraudes em licitação com uma empresa de coleta de lixo e limpeza urbana e desvio de recursos públicos da Prefeitura. Junior Matuto chegou a ser afastado do cargo no âmbito das operações.  

>> "A verdade será restabelecida", diz Junior Matuto após ser afastado do cargo de prefeito de Paulista

"A investigação pairou sobre o suposto desvio de um valor de R$ 21 milhões, onde na verdade o próprio TCE determinou que a prefeitura devolvesse a empresa, que é a antiga empresa que prestava o serviço em uma PPP, então o TCE orientou que a prefeitura revolvesse a empresa o valor de R$ 3 milhões.Fica meio incoerente se houve desvio de recursos, como o TCE determina a devolução a empresa pelo valor cobrado a mais a empresa?", questionou Padilha. 

Ao mesmo tempo em que defende uma gestão de continuidade, o candidato busca se diferenciar do socialista imprimindo a sua marca, e lembra que além de ter sido chefe de gabinete de Matuto, atuou como secretário em diversas áreas, inclusive na gestão do seu agora adversário, Yves Ribeiro (MDB). 

"A gente reúne alguns requisitos de um gestor que hoje conhece o funcionamento da máquina pública e sabe os meios de vencer todos os entraves da burocracia sem cometer nenhum tipo de ilegalidade ou imoralidade até pela minha formação profissional. O fato do prefeito Junior Matuto estar sendo acusado de diversas coisas ai, quem tem que responder por isso é ele, o próprio nas ações judiciais que forem propostas", afirma o candidato. 

Na área de limpeza urbana, Padilha quer maior eficiência no serviço de coleta de lixo. Para isso, propõe instar GPS nos carros de coleta e oferecer capacitação para os profissionais. "O que a gente precisa é fazer um trabalho de conscientização além de eficientizar o serviço de coleta de resíduos sólidos que é prestado pelo município. Infelizmente muitas vezes o carro da coleta passa e depois que o carro passa é que recoloca o lixo às vias, e isso faz com que o carro só volte a passar no outro dia e o lixo fique lá nas ruas", queixou-se. 

Na linha de uma gestão de continuidade, Padilha mencionou as ações orla do Janga na gestão de Junior e defendeu a requalificação da orla do município como um todo.  "A gente implantou diversos parques infantis, equipamentos de academia, vamos também requalificar a faixa de caminhada, de cooper, vamos implantar uma ciclofaixa ali também na via litorânea e a gente tem que potencializar e melhorar a beira mar de Conceição e Maria Farinha, porque são os dois pontos onde existe o maior tráfego de pessoas para usufruir das nossas praias", disse. 

Para Francisco Padilha, a proposta do candidato Yves Ribeiro de fazer uma beira mar única na orla do município é inviável "em razão de diversas propriedades que existem nessa faixa e o valor das desapropriações para poder pôr em prática esse tipo de ação é exorbitante e longe da realidade da nossa cidade", afirmou. 

 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias