ELEIÇÕES 2020

Com campanha Vote Consciente, OAB-PE visa combater desinformação e propagação de fake news

Iniciativa divulga informações úteis para ajudar os eleitores em suas escolhas no pleito municipal deste ano

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 14/10/2020 às 23:13
JC
Eleições 2020 - FOTO: JC
Leitura:

JC
Eleições 2020 - JC

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) lançou a campanha Vote Consciente, nesta quarta-feira (14), visando difundir informações úteis para ajudar os eleitores em suas escolhas no pleito municipal deste ano. Um dos objetivos principais da iniciativa, que conta com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e da Associação das Empresas de Rádio e Televisão do estado (Asserpe), é o combate à desinformação e à propagação de fake news. 

>> Diferente das eleições de 2018, este ano a corrupção é apenas o 6º tema que mais importa para os eleitores

>> WhatsApp e TSE firmam parceria contra fake news nas Eleições 2020

>> Entenda o papel dos vereadores e o que muda nas eleições deste ano

Materiais sobre os vários aspectos que envolvem o processo eleitoral serão divulgados no site e redes sociais da OAB-PE e em empresas de comunicação ligadas à Asserpe em todos os pontos do Estado. Há destaque para pontos como dicas de checagem de informações e de como evitar a disseminação de fake news; quais os tipos de propaganda irregular e canais úteis para denúncias; como saber se o candidato ou candidata foi alcançado pela Lei da Ficha Limpa; quais as funções de vereador e prefeito e como funciona o processo de eleição proporcional, entre outras informações.

"Com a campanha, acredito que a OAB-PE cumpre um papel social relevantíssimo. A iniciativa tem o objetivo de levar esclarecimentos à população e conscientizar o eleitor da importância do voto. Queremos estimular a participação no processo democrático e, principalmente, combater desinformação e fake news. Que o cidadão, ao receber uma notícia, esteja pronto para separar o joio do trigo e possa conferir, buscar a credibilidade antes de disseminar. Não é uma campanha voltada diretamente para a advocacia, é uma campanha de cidadania. Tenho certeza que poderemos contribuir para o fortalecimento da democracia", disse o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, durante a transmissão ao vivo que marcou o lançamento da iniciativa.

O lançamento da campanha Vote Consciente, no canal da TV OAB-PE no YouTube, contou também com a presença do presidente do TRE-PE, Frederico Neves, do presidente da OAB Rio Grande do Sul, seccional da OAB pioneira deste tipo de iniciativa, Ricardo Breier, do coordenador do projeto na OAB-PE, Marcus Lins, da advogada, vice-presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco e ex-desembargadora do TRE-PE, Erika Ferraz, e do presidente da Asserpe, Nill Júnior.

Em sua fala, além de atentar para a importância de combater notícias falsas, o desembargador Frederico Neves destacou o valor do voto na democracia. "É absolutamente fundamental que a OAB-PE, com a credibilidade que tem, possa transmitir para os cidadãos a importância do voto. A democracia começa com o exercício do voto. As pessoas não podem abdicar desse direito, não podem esquecer das suas cidades. Se o cidadão não vota, está a vilipendiar seu próprio futuro", afirmou.

Comentários

Últimas notícias