ELEIÇÕES 2020

João Campos promete começar projeto de regularização fundiária por Brasília Teimosa

João Campos e Marília Arraes fizeram caminhadas por Brasília Teimosa de olho nos votos do bairro que é símbolo de resistência no Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 18/10/2020 às 11:39 | Atualizado em 18/10/2020 às 16:16
Foto: Rodolfo Loepert / Frente Popular do Recife
João Campos (PSB) diz que vai começar o programa de regularização fundiária por Brasília Teimosa - FOTO: Foto: Rodolfo Loepert / Frente Popular do Recife

 

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Dois dos principais grupos de esquerda que disputam a Prefeitura do Recife deram uma atenção especial ao bairro de Brasília Teimosa neste sábado (17). O candidato da Frente Popular do Recife, João Campos (PSB), disse, na noite deste sábado (17), que vai começar por Brasília Teimosa o programa de regularização fundiária que pretende entregar 50 mil títulos de posse de imóveis no Recife, caso seja eleito. A posse dos terrenos sempre foi um problema sério naquela localidade que se formou a partir de ocupações. No mesmo dia, pela manhã, a candidata da Recife Cidade da Gente, Marília Arraes (PT) fez uma grande caminhada pelo bairro.

> > Acompanhe a agenda dos candidatos a prefeito do Recife neste final de semana

“Brasília Teimosa é um bairro muito emblemático para as gestões do PT. Fica claro que é possível combater a desigualdade social quando se tem compromisso com a população. É só pegar o exemplo do que as gestões do nosso partido fizeram na comunidade. Hoje, durante caminhada em Brasília Teimosa e pelo mercado público do bairro, percebi que é fundamental implementar, novamente, políticas públicas que invistam na economia local, no bem-estar da população e, principalmente, no fomento turístico”, afirmou Marília. O PT fez parte da atual gestão do PSB até a semana passada, quando o ex-presidente do PT em Recife, Oscar Barreto, entregou o cargo de secretário municipal de Saneamento para cumprir, segundo ele, uma "imposição do diretório nacional do PT", que está apoiando a candidatura de Marília.

Brasília Teimosa

A localidade de Brasília Teimosa passou por um processo de urbanização, quando o prefeito era o atual deputado estadual João Paulo (na época do PT e hoje no PC do B) e a presidência ocupada por Luis Inácio Lula da Silva (PT), que chegou a visitar as palafitas do bairro como presidente em 2003.

A ocupação urbana da localidade surgiu a partir de uma ocupação com os seus moradores reconstruindo à noite as casas que eram destruídas de dia. E o nome Brasília foi dado a esta primeira comunidade, que  se instalou no lugar na década de 50, quando estava sendo construída Brasília, a capital do País.

Voltando a campanha, João Campos se reuniu com lideranças locais em Brasília Teimosa e também participou de uma caminhada. "Estamos rodando a cidade para saber o que é prioridade em cada comunidade, cada bairro. E quem sabe melhor isso são os próprios moradores. Aqui em Brasília Teimosa, por exemplo, sabemos que muitas pessoas lutam para regularizar seus imóveis, lutam pelos títulos de posse. E queremos começar por Brasília Teimosa nosso projeto. Queremos firmar esse compromisso com vocês”, afirmou o candidato socialista se dirigindo aos moradores de Brasília Teimosa.

Segundo João, a regularização dará segurança aos proprietários e significa uma mudança para toda família. “E não vamos fazer isso para poder cobrar o IPTU das pessoas que mais precisam. Outro compromisso é que as famílias de baixa renda, que serão beneficiadas com esses títulos, serão isentas de IPTU pela Prefeitura", argumentou. 

Caso eleito, João Campos será o sucessor do atual prefeito Geraldo Júlio, também socialista que está no cargo há quase oito anos e o problema de falta de regularização da posse dos imóveis de Brasília Teimosa existe, pelo menos, desde que começou a crescer o número de moradores ainda no final da década de 50. 

Mesmo conhecida como reduto de voto petista, na última eleição municipal de 2016, 48% dos votos de Brasília Teimosa foram para Geraldo Júlio e 22% ficaram com o ex-prefeito João Paulo, na época do PT. Em 2012, Geraldo Júlio também teve maioria dos votos dos moradores daquele bairro. 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias