Eleições 2020

TRE-PE inicia a preparação das urnas em Pernambuco em cerimônia pública nesta terça-feira

De acordo com a corte, 20.541 equipamentos serão preparados, sendo que 18.771 urnas vão ser instaladas nas seções eleitorais do Estado e outras 1.770 ficarão de reserva

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/11/2020 às 15:54
ELZA FIÚZA/ABR
Tempo é curto para se viabilizar - FOTO: ELZA FIÚZA/ABR
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Procedimento técnico fundamental para o processo eleitoral, as urnas eletrônicas que serão usadas na votação de 15 de novembro em Pernambuco começarão a ser preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) a partir das 8h desta terça-feira (3). De acordo com a corte, 20.541 equipamentos serão preparados, sendo que 18.771 urnas vão ser instaladas nas seções eleitorais do Estado e outras 1.770 ficarão de reserva.

"A preparação acontece nos 18 Polos Eleitorais que atendem aos 184 municípios, sempre em cerimônias públicas. No Polo 1 (que contempla Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata), a preparação acontecerá na unidade do TRE-PE localizada no Bongi (Avenida Cônsul Vilares Fragoso, 291) e contará com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves", afirma o TRE-PE.

>> A 15 dias para as eleições, analistas apostam que candidatos do Recife vão partir para o 'tudo ou nada'

>> O desafio das candidaturas a prefeito nas eleições de 2020 em meio a pandemia do coronavírus

>> Ibope/JC/Rede Globo: No Recife, João segue na liderança; 2º lugar tem empate técnico, mantendo tendência de 2º turno

>> Na reta final da campanha eleitoral, TRE-PE proíbe comícios, carreatas, bandeiraços, passeatas e caminhadas em Pernambuco

TRANSPARÊNCIA

No Polo 1 4.058 urnas eletrônicas e 373 urnas de contingência passarão pelo procedimento. O tribunal informa, ainda, que 221 pessoas participarão da preparação dos equipamentos, que seguirá até o dia 10 de novembro em todo o Estado. "Tecnicamente chamado de Cerimônia de Carga e Lacre das Urnas, o evento ocorre com total transparência e consiste em inserir nas urnas eletrônicas os dados referentes aos candidatos e eleitores", detalha a corte.

Para garantir essa transparência, todos os procedimentos realizados com urnas de votação e mídias são feitos em cerimônias públicas, sempre com a participação do juiz eleitoral e convocação, por edital, de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos e das coligações.

"Por meio da operação, feita urna a urna, são inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos", detalha o TRE. Depois desse procedimento, as urnas são lacradas e já estão prontas para o uso nos dias do pleito, que este ano ocorrem em 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno).

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias