ELEIÇÕES 2020

Ibope/JC/Rede Globo: No Recife, João segue na liderança; 2º lugar tem empate técnico, mantendo tendência de 2º turno

Candidato socialista oscilou dois pontos percentuais para menos, dentro da margem de erro, em relação à segunda rodada da pesquisa

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/10/2020 às 18:53 | Atualizado em 30/10/2020 às 7:35
Artes/SJCC
Pesquisa para prefeito do Recife nas eleições 2020 - FOTO: Artes/SJCC

O candidato João Campos (PSB) permanece à frente na disputa pela Prefeitura do Recife. Segundo a terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta quinta-feira (29). O candidato socialista aparece agora com 31% das intenções de voto, variando negativamente dentro da margem de erro em relação ao levantamento do último dia 15 de outubro, quando tinha 33% das intenções. Considerando a margem de erro do estudo (três pontos percentuais para mais ou para menos) novamente não é possível afirmar quem ocupa a segunda posição na disputa. O empate técnico permanece entre Marilia Arraes (PT), que cresceu quatro pontos percentuais, acima da margem de erro, com 18% das intenções; Delegada Patrícia (Podemos), citada por 16% dos eleitores, e Mendonça Filho (DEM), que recuou cinco pontos percentuais, acima da margem de erro, e aparece agora com 13% das intenções de voto.

Artes/JC
Terceira pesquisa para Prefeitura de Recife - Artes/JC

 

A terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 27 e 29 de outubro de 2020. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE00353/2020. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo. 

 

Considerando a margem de erro, a disputa pelo segundo lugar segue embolada entre três candidatos. Marilia Arraes (PT) varia de 14% (na primeira e segunda rodadas) para 18% agora. A Delegada Patricia (Podemos) é citada por 16% dos eleitores nesta terceira rodada (tinha 11% e 13%, respectivamente, na primeira e segunda rodadas). Já Mendonça Filho (DEM) tem neste momento 13%, apresentando um recuo de cinco pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, quando aparecia com 18%. No primeiro estudo divulgado, a intenção de votos do candidato do DEM era de 19%. 

Os demais candidatos - Claudia Ribeiro (PSTU); Coronel Feitosa (PSC), Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB); Carlos (PSL); Charbel (NOVO) e Thiago Santos (UP) – obtêm até 1% de respostas, cada. Victor Assis (PCO) mais uma vez não foi citado.

 

Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam novamente 14% (eram 22% na primeira pesquisa). Os indecisos oscilam agora para 4% (eram 7% e 3%, respectivamente, na primeira e segunda rodada). 

Rejeição

A Delegada Patrícia (Podemos) apresentou o maior crescimento em pontos percentuais da rejeição do eleitorado na terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo. A candidata era apontada por 14% do eleitorado recifense, quando perguntado sobre "quem não votariam de jeito nenhum". Agora, a candidata do Podemos pontua 20%.

 

Ainda assim, os candidatos mais rejeitados seguem sendo João Campos (PSB), Mendonça Filho (DEM) e Coronel Feitosa, com respectivas pontuações de 33%, 30% e 28%. 

Na primeira rodada do levantamento, João e Mendonça tinham 36% da rejeição. Na segunda pesquisa, reduziram para 28%. Já Coronel Feitosa saiu de 17% de rejeição na primeira pesquisa, chegou ao segundo levantamento com 28% e permanece assim nesta última rodada. 

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, a tendência apontada na terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta quinta-feira (29), mostra o candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB) na liderança em relação aos outros candidatos, fora da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. No último levantamento, divulgado dia 15 de outubro, a candidata Delegada Patrícia (Podemos) empatava tecnicamente com João num eventual cenário de segundo turno por conta da margem de erro. Agora, o socialista cresceu um ponto percentual - foi de 44% para 45% - contra a delegada, que oscilou negativamente um ponto percentual, saindo de 39% para 38% contra ele.


 

 

Artes/JC
Terceira pesquisa para Prefeitura de Recife - FOTO:Artes/JC
Artes/JC
Intenção de voto terceira rodada pesquisa Ibope/JC/Rede Globo - FOTO:Artes/JC

Comentários

Últimas notícias