Eleições 2020

Mendonça promete comitê para controle de gastos públicos. Grupo seria coordenado por Priscila Krause

A ideia do democrata ao criar o conselho é possibilitar a criação de políticas, normas e treinamentos para evitar gastos indevidos de recursos públicos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 03/11/2020 às 17:55 | Atualizado em 03/11/2020 às 17:56
FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Priscila Krause divulgou carta com anúncio da sua saída do DEM para o presidente estadual, Mendonça Filho - FOTO: FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO

.
Eleições 2020 - .

Entre as funções que a deputada estadual Priscila Krause (DEM), candidata a vice-prefeita do Recife na chapa de Mendonça Filho (DEM), deve exercer caso seja eleita nas eleições municipais deste ano, a fiscalização dos gastos da administração será uma das principais delas. Nesta terça-feira (3), Mendonça anunciou que na sua gestão pretende criar o Comitê Gestor de Controle de Gastos Públicos, "instrumento de governança que será implementado a partir de janeiro de 2021 com o objetivo de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e evitar o desperdício e a corrupção na gestão municipal" e que ficará sob a responsabilidade de Priscila.

“Na nossa gestão o dinheiro público será respeitado, bem gerido. O Comitê terá um papel determinante no controle e na eficiência do dinheiro público com transparência e compromisso”, declarou o ex-ministro da Educação, através de nota.

A ideia do democrata ao criar o comitê é possibilitar a criação de políticas, normas e treinamentos para evitar gastos indevidos de recursos públicos, canalizando essas verbas para o atendimento dos cidadãos. De acordo com a equipe de Mendonça, a estrutura terá o suporte da Controladoria Geral da União (CGU) e dos órgãos estaduais de fiscalização.

>> Em nota, Delegada Patrícia critica Mendonça Filho e diz ''velha política'' no Recife se uniu contra sua candidatura

>> Mendonça Filho acusa João Campos de não discutir os problemas do Recife

>> Mendonça Filho e Priscila Krause fazem blitz em obras inacabadas das gestões do PSB e PT

>> Mendonça Filho encontra servidores do Recife e promete valorização

“A Controladoria Geral do Município vai agregar informações a respeito de denúncias, críticas e sugestões colhidas a partir da Ouvidoria. É fundamental evitar, antecipadamente, atos irregulares que condicionem as verbas públicas ao desperdício e à corrupção”, afirmou Mendonça, ressaltando que já discutiu com o ministro da Transparência/CGU, Wagner Rosário, em Brasília, parcerias neste sentido.

AÇÕES

Priscila, por sua vez, detalhou ações que pretende adotar quando estiver à frente do comitê. “A elaboração de licitações e contratações será feita de acordo com todas as recomendações da CGU e dos órgãos de fiscalização estaduais. Também ampliaremos a Ouvidoria do município, oferecendo um canal direto via app, de fácil compreensão e divulgação de denúncias”, detalhou.

Na visão de Mendonça, seria importante para o cidadão do Recife que ele soubesse como o orçamento da prefeitura é aplicado nos mais variados setores da administração. “O orçamento do Recife é de cerca de R$ 6 bilhões por ano e a população precisa acompanhar a aplicação do dinheiro público. Na nossa gestão, o controle dos gastos será baseado em dados e métricas objetivas, inseridos no Programa de Metas a ser acompanhado pela população”, explicou o ex-governador.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias