Após o presidente Jair Bolsonaro afirmar, na quinta-feira (5), que vai tentar federalizar Fernando de Noronha, o governo de Pernambuco, que administra o arquipélago, emitiu nota rebatendo o chefe do Executivo nacional, dizendo que “criar soluções é mais produtivo do que criar polêmicas”.
No texto, a gestão estadual diz ainda que “governo Federal divulgou três vezes que iria mandar recursos para o saneamento e nunca liberou qualquer valor, além de aumentar o preço das taxas de preservação ao invés de extingui-las, como havia prometido”.
- Pesca de sardinha é liberada dentro do parque marinho de Fernando de Noronha
- Em Fernando de Noronha com dinheiro público, Flávio Bolsonaro alega "equívoco" e diz que vai devolver valores
- Fernando de Noronha ganha biblioteca comunitária com foco nas crianças
- Bolsonaro sugere federalizar o território de Fernando de Noronha
Elencando ações realizadas nos últimos dois anos no arquipélago, o governo de Pernambuco afirma também que “tem trabalhado muito para encontrar soluções para superação dos desafios atuais”, em respeito à Constituição Federal e ao povo pernambucano.
Proposta em live
Ao lado do secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, o presidente Jair Bolsonaro sugeriu, em live no Facebook, federalizar o território de Fernando de Noronha. A declaração foi feita após o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do chefe do Planalto, passar o feriado em uma ilha da região colocando o custo da própria passagem aérea nos cofres públicos, apesar de não se tratar de uma viagem a trabalho.
"Parece que virou ali uma ilha de amigos, não quero falar o nome aqui para não ter problema, do rei, e o rei não sou eu", disse Bolsonaro durante transmissão ao vivo nas redes sociais. "É um absurdo, você vai para uma praia em Fernando de Noronha pagar R$ 100. É meio lobo-guará, dois dias um lobo guará para ir numa praia lá em Fernando de Noronha. É um absurdo isso aí. Inacreditável. Isso aí tem que mudar."
- Em Fernando de Noronha com dinheiro público, Flávio Bolsonaro alega "equívoco" e diz que vai devolver valores
- Primo dos filhos de Bolsonaro, Léo Índio ganha novo cargo no Senado
- Bolsonaro quer volta do voto impresso no Brasil nas eleições de 2022
- Em live, Bolsonaro faz 'horário eleitoral gratuito’ e pede votos para filho Carlos e outros candidatos
O arquipélago de Fernando de Noronha é um Distrito Estadual que pertence a Pernambuco. De acordo com o portal oficial da administração, o valor da Taxa de Preservação Ambiental (TAP) é de R$ 75,93 para um dia. O administrador do território é indicado pelo governador do Estado e votado pela Assembleia Legislativa.
Atualmente, o Estado é governado por Paulo Câmara (PSB), filiado a um partido de oposição a Bolsonaro. Na transmissão, o presidente da República não detalhou como colocaria a mudança proposta em prática.
Comentários