Propostas

''Vamos garantir atendimento de saúde humanizado às mulheres do Recife", diz Mendonça Filho

Democrata anunciou nesta sexta-feira uma série de ações voltadas à saúde das mulheres que devem ser adotadas caso ele seja eleito prefeito

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 06/11/2020 às 17:40 | Atualizado em 06/11/2020 às 17:40
FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Mendonça Filho (DEM) e Priscila Krause (DEM) anunciam propostas para a saúde da mulher - FOTO: FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO

.
Eleições 2020 - .

Às vésperas da última semana de campanha antes do primeiro turno, o candidato do DEM à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, anunciou nesta sexta-feira (6) uma série de ações voltadas à saúde das mulheres. Entre as medidas, estão a realização de exames periódicos, acompanhamento do pré-natal, além de requalificação de maternidades de ampliação da cobertura de rede.

"O descaso das gestões do PT e PSB em relação às iniciativas de saúde específicas para as mulheres vem de anos, principalmente no que diz respeito ao monitoramento das gestantes, que durante a gravidez passam até oito meses para fazer a primeira ultrassonografia. Isso vai acabar e nós vamos mudar essa realidade com ações sólidas para garantir um atendimento humanizado às mulheres em todo o Recife", declarou o democrata.

Ao lado da candidata a vice-prefeita na sua chapa, Priscila Krause (DEM), e da sua esposa, Taciana Mendonça, o candidato disse que uma das principais iniciativas que deseja colocar em prática caso seja eleito é o Aniversário da Saúde, um programa "destinado às mulheres com mais de 40 anos, e que possibilitará a realização anual, no mês do aniversário, de três importantes e imprescindíveis exames: mamografia (rastreio por imagem que pode detectar nódulos), ultrassom endovaginal (também chamado transvaginal, para avaliação de órgãos internos, como útero, trompas e ovários) e exame preventivo (Papanicolau, para detectar câncer de colo de útero ou demais DSTs)", de acordo com a sua equipe.

>> Nas redes sociais, Mendonça Filho (DEM) faz apelo por voto útil para chegar ao segundo turno no Recife

>> Segundo Datafolha, João (31%) lidera, Marília (21%) e Mendonça (16%) empatados tecnicamente em segundo lugar; Delegada Patrícia (14%) está em terceiro lugar

>> ''É possível equilibrar desenvolvimento econômico com história'', diz Mendonça sobre o urbanismo no Recife

>> Mendonça promete comitê para controle de gastos públicos. Grupo seria coordenado por Priscila Krause

"Criamos uma proposta robusta direcionada à saúde da mulher para garantir um atendimento humanizado em todo o Recife e, sobretudo, nas comunidades mais carentes. O desafio é muito grande, ainda mais em relação ao acompanhamento das gestantes e do pré-natal", afirmou Priscila. A candidata frisou, ainda, que a ideia do seu grupo político é garantir, a partir de janeiro de 2021, a realização de todo o pré-natal das gestantes na rede de saúde, própria e conveniada, cuja articulação será realizada diretamente com as maternidades municipais para que sejam garantidas as vagas no período previsto para o parto.

QUESTÃO DE GESTÃO

Ainda de acordo com Priscila, com mudanças substanciais na gestão, é possível pôr fim ao "atual quadro de desassistência médica" que segundo os democratas as gestantes do Recife enfrentam. "Sabendo o número de gestantes e a idade gestacional dessas mães teremos um cálculo de quantas mulheres darão à luz em determinados períodos para garantir as vagas necessárias nas maternidades. Isso passa por uma gestão das informações e nós faremos uma mudança radical nesse sentido", garantiu.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias