CAU-PE

''É possível equilibrar desenvolvimento econômico com história'', diz Mendonça sobre o urbanismo no Recife

Declaração é parte de uma live da qual o candidato participou nesta quinta-feira, com o CAU-PE

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/11/2020 às 15:17
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
HABITAÇÃO Mendonça Filho também defendeu criação de projeto para reformas em moradias populares - FOTO: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Durante live promovida na tarde desta quinta-feira (5) pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), o candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) afirmou considerar "perfeitamente possível" a gestão municipal aliar o desenvolvimento econômico de uma cidade à preservação da identidade histórica e cultural local. A sabatina completa está disponível no perfil do CAU-PE no Instagram.

"Essa será a nossa meta, buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o avanço da condição de vida da população e a nossa identidade cultural e histórica. E aí eu destaco o patrimônio histórico do Recife, que infelizmente hoje está muito maltratado, tanto as unidades e sítios históricos como os bairros do Recife, Santo Antônio e São José, como também patrimônios históricos relacionados a órgãos públicos que precisam de cuidados especiais. Nesse aspecto eu destacaria o Teatro do Parque, que há cerca de 10 anos se encontra em processo de recuperação e que infelizmente até hoje não foi entregue em condições operacionais à comunidade recifense', declarou o democrata.

>> Mendonça Filho apresenta propostas para a saúde do Recife durante sabatina promovida pelo Sindhospe

>> ''Vamos acabar com a penúria dessas famílias'', diz Mendonça ao apresentar ideias para a área habitacional

>> Mendonça promete comitê para controle de gastos públicos. Grupo seria coordenado por Priscila Krause

>> Mendonça Filho e Priscila Krause fazem blitz em obras inacabadas das gestões do PSB e PT

Na entrevista, Mendonça Filho voltou a criticar obras de conjuntos habitacionais iniciadas nos governos do PT e do PSB na cidade e que estão paralisadas no momento. O candidato afirmou, ainda, que pretende concluir e entregar todas as cerca de 2500 unidades que estão pendentes caso seja eleito na eleição deste ano. "O déficit habitacional do Recife é da ordem de 70 mil habitações e a gente tem cerca de 2500 unidades em construção que deveriam ter sido entregues há anos. Muitos habitacionais sequer saíram do papel, foram iniciadas as suas obras, como por exemplo o habitacional da Praça Sérgio Loreto, no Centro do Recife, os habitacionais Vila Brasil I e II, na ilha Joana Bezerra, o habitacional que fica perto da Imbiribeira, de responsabilidade do governo do Estado, muitas iniciativas que sequer foram entregues à população. O do Pilar, que é uma ação importante, começou lá atrás, há 20 anos, mas os governos do PT e do PSB não conseguiram entregar. Então eu considero bastante relevante que a gente possa ter sequência nessas ações que possam garantir habitação popular para a população", declarou.

REFORMA

O candidato informou, ainda, que seu programa de governo prevê a criação de uma ação para a realização de reformas em moradias populares, a exemplo do que faz a Prefeitura de Salvador, sob o comando de ACM Neto (DEM). "Nós vamos garantir recursos por parte da Prefeitura do Recife para a reforma de habitações. (...) Vamos garantir, por exemplo, acesso a um banheiro, coisa essencial para a dignidade de uma família. Nesse aspecto a prefeitura deve bancar uma espécie de cartão reforma, como existe em Salvador, na Bahia, para habitação popular, casando o apoio técnico e profissional de arquiteto, uma assessoria social para essas famílias", explicou Mendonça.

Durante a sabatina, o candidato a prefeito lamentou que o Recife tenha, segundo ele, perdido "toda a sua base de planejamento urbano" e responsabilizou os partidos que estavam no poder nos últimos 20 anos pelo quadro. "Infelizmente, ao longo dos governos do PT e do PSB a gente foi decaindo e desarrumando toda a estrutura (de cidade) que era uma das mais relevantes do Brasil. Estrutura técnica, profissional da Prefeitura do Recife. (...) O plano de mobilidade urbana até hoje está em discussão, os governos do PT e do PSB sequer conseguiram garantir a oferta desse plano. (...) A gente tem que buscar a recuperação desse legado e patrimônio desse planejamento que sempre foi a marca das gestões do Recife", concluiu o postulante.

.
Eleições 2020 - FOTO:.
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Mendonça Filho (DEM) - FOTO:ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias