Eleição municipal

''O apelo que faço aos que gostam de mim, é que votem em Delegada Patrícia no Recife'', diz Bolsonaro; Candidata diz que apoio é importante

O presidente anunciou apoio à candidatura da delegada

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 07/11/2020 às 22:02 | Atualizado em 07/11/2020 às 22:11
ALAN SANTOS/PR
Desculpa, eu não tomei conhecimento da avaliação do PIB. O que eu posso falar é que se esperava que a gente ia cair 10%, parece que caímos 4%. É um dos países que menos caiu no mundo, então, tem esse lado positivo", disse Bolsonaro - FOTO: ALAN SANTOS/PR

O presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) declarou apoio à candidatura de Delegada Patrícia a prefeita do Recife, nas eleições 2020. Inicialmente, Bolsonaro tinha publicado uma ilustração em um comentário no Facebook, com uma foto ao lado de Patrícia. Mas, na noite deste sábado (7), ele confirmou o apoio durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.

>> Em comentário no Facebook, Bolsonaro declara apoio a Delegada Patrícia no Recife

>> Após decisão de Bolsonaro, Marco Aurélio abre mão de candidatura para apoiar Delegada Patrícia no Recife

Bolsonaro e Patrícia conversaram por telefone nesta manhã. "Conversei com ela [Patrícia], ela está num partido e eu não. Logo, as pessoas remetem a quem é líder de partido, mas eu não tenho problema com Patrícia. Ela tem um compromisso com o Recife que vai além de partido. Temos potencial para mudar a política do Recife, o apelo que faço a todos que gostam de mim é que votem na Delegada Patrícia para Prefeitura do Recife", disse o presidente.

Como resultado do apoio de Bolsonaro, Delegada Patrícia já ganhou um novo aliado. O candidato a prefeito do Recife, Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) decidiu abrir mãos de pedir votos para si e declarou apoio à delegada. 

"Em 2018, segui o presidente Bolsonaro e votei nele para presidente. Eleito deputado estadual, tenho usado a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para defender seu governo e suas posições. Na política, tenho duas vertentes: lealdade e coerência. Diante da decisão do presidente Bolsonaro, e na obrigação de evitar que o PT venha a governar essa cidade, sigo orientação de Bolsonaro e passo a pedir voto para a delegada Patrícia Domingos, mostrando mais uma vez que tenho lado e desejando que aqueles que passaram os últimos dias da campanha se autodenominando bolsonaristas que sigam a orientação do capitão”, disse Marco Aurélio em nota. O JC procurou a comunicação de Marco Aurélio para saber se o candidato vai retirar formalmente sua candidatura, mas o jurídico da coligação ainda está sendo consultado.

Nomes como Coronel Feitosa (PSC) e o próprio Marco Aurélio se colocavam como candidatos afinados com Bolsonaro no Recife. Mendonça Filho (DEM), inclusive, nomeou a coligação de 'Recife acima de tudo' numa alusão ao slogan de Bolsonaro, "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". Marco cobrou que Mendonça e Feitosa sigam o mesmo caminho e apoiem a delegada. Já Carlos, do PSL, partido pelo qual Bolsonaro se elegeu, reforça a campanha em cima do número 17, usado pelo presidente em 2018, e já destacou o auxílio emergencial concedido pelo governo federal em suas propagandas.

A reportagem procurou Mendonça e Carlos, mas os candidatos não quiseram se pronunciar sobre o apoio de Bolsonaro a Patrícia. Já Feitosa foi questionado durante um ato no Recife sobre o apoio e respondeu que "o presidente decide o que ele quiser. Eu não posso decidir pelo presidente". No momento da resposta, a campanha de Feitosa estava utilizando um áudio com a voz de Bolsonaro falando o slogan "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".

Hoje, o líder do governo Bolsonaro no Senado, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) apoia o nome de Mendonça Filho a prefeito do Recife e o deputado federal André Ferreira (PSC), aliado de Bolsonaro, apoiou a candidatura de Feitosa.

Delegada Patrícia

Delegada Patrícia também se manifestou sobre o apoio, alfinetou os outros candidatos bolsonaristas afirmando que o "DNA deu negativo" para os outros e apontando que, se eleita, terá ponte direta com o governo federal. 

"O apoio do Presidente da República é tão importante que todos os candidatos de oposição buscaram Bolsonaro durante a campanha. O DNA deu negativo para todos. Agora, o presidente declara seu apoio a nosso projeto, que vai libertar o Recife desse grupo que está no poder há 20 anos. Com isso, teremos uma ponte direta de diálogo com o governo federal, principalmente no que diz respeito a segurança e habitação. Em breve, divulgaremos alguns projetos em comum que temos engatilhados para o Recife e que vão mudar para melhor a vida das pessoas. Os interesses do povo do Recife têm que estar acima de qualquer picuinha do PT e PSB com o presidente Bolsonaro", afirmou Patrícia em nota.

Bolsonaro confirmou o canal com Patrícia. "Ela terá canal direto com a gente para que possamos ajudar essa cidade maravilhosa que conheço bem. Em 1977, eu ficava na casa de um amigo em Olinda e andava no Recife, na praia de Boa Viagem. Patrícia não é daí [a candidata é do Rio de Janeiro], mas tem nada a ver, estou no Rio de Janeiro e sou paulista, ela está adaptada e pode fazer um bom trabalho e ajudar a política do Recife, que não vai bem a um tempo, e dar novas cores à política do Nordeste", afirmou Bolsonaro.

O presidente já havia afirmado que não apoiaria ninguém oficialmente no primeiro turno das eleições 2020. Mas, no decorrer da campanha, ele foi aos poucos declarando apoiar postulantes como Celso Russomano, em São Paulo, e Marcelo Crivella, no Rio de Janeiro. Ambos são do Republicanos, partido que no Recife apoia João Campos (PSB).

 

REPRODUÇÃO FACEBOOK
Bolsonaro fez publicação apoiando Delegada Patrícia no Recife - REPRODUÇÃO FACEBOOK

"Resolvi não participar ativamente da eleição, pois tenho o País para administrar e causaria problema já que tem município onde tenho amigos em diferentes partidos disputando. Em raros casos, tomei partido de forma discreta e conversei, hoje, com a Delegada Patrícia de Recife, ela está em terceiro ou quatro lugar nas pesquisas e os dois primeiros são de esquerda, mas ela está próxima desse segundo lugar", disse Bolsonaro nesta noite.

Segundo o presidente, após a publicação, foram feitos elogios e críticas à escolha. "Alguns apoiaram, outros criticaram, disseram que ela é simpática a um ex-ministro meu, mas eu também era, as coisas mudam. Eu peço um voto de confiança, grupos de direita, bolsonaristas, apontam ela como a pessoa com mais chances e afinada conosco", disse.

Bolsonaro fez referência ao ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. No início do ano Delegada Patrícia tinha afirmado que seria "um prazer" ter o apoio de Moro e nunca escondeu sua admiração pelo trabalho do ex-juiz da Lava Jato. Sergio Moro rompeu com Bolsonaro e deixou o governo após afirmar que o presidente realiza interferência política na Polícia Federal.

'Portas abertas'

Durante debate sobre educação nessa sexta-feira (6), Delegada Patrícia criticou a gestão do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), por uma suposta falta de diálogo com o governo Jair Bolsonaro. Para Patrícia, falta uma relação institucional.

"A gestão da cidade trava guerra ideológica com o governo federal e isso faz com que os munícipes, os moradores da nossa cidade, tenham prejuízo. Sem relação institucional, quem perde é a população. Defendo o bom relação institucional com o governo estadual (de Paulo Câmara) e, principalmente, com o federal", disse a candidata.

Sendo eleita, um dos compromissos é não colocar questões ideológicas acima da cidade. Geraldo Julio coloca picuinhas acima da educação e fechou as portas ao governo federal. Municípios precisam do aporte do governo. Então, manteremos diálogo amistoso e a porta aberta ao dialogo.
Delegada Patrícia

Na visão de Patrícia, há um desencontro de informações de retomada das aulas presenciais nas escolas municipais da cidade por conta desse "viés ideológico" da gestão atual. "É preciso tomar decisão sem viés ideológico, que se discuta de forma técnica, com base em dados científicos, para decidir se é seguro a retomada das aulas", completou.

A candidata Delegada Patrícia já teve na tarde deste sábado uma reunião com o grupo Direita Pernambuco. Nas redes sociais o grupo agradeceu a Marco Aurélio pelo apoio a Patrícia e disse que "só juntos" podem de vencer o PSB e o PT. 

Ibope

O presidente Jair Bolsonaro tem a sua gestão considerada ruim ou péssima por 49% da população recifense, segundo mostrou a terceira rodada da Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada no último dia 29. Esse percentual vem crescendo em relação aos últimos levantamentos. Na primeira rodada, eram 43% e na segunda, 44%.

O percentual dos que o atribuem à gestão a avaliação de ótima ou boa oscilou negativamente de 30% para 28%. Já a parcela dos entrevistados que classifica o governo federal como regular também oscilou de 25% para 22%. Os que não souberam avaliar permaneceram no patamar de 1%.

Bolsonaro disse não acreditar em pesquisas "nem para bem, nem para mal", mas disse que levantamentos o apontam com 50% de aprovação no Nordeste.

O que dizem os especialistas?

Cientistas políticos ouvidos pelo Jornal do Commercio neste sábado apontam que o apoio de Bolsonaro a Delegada Patrícia pode acabar sendo uma faca de dois gumes, visto que atrai o voto bolsonarista, enquanto pode afastar o eleitor descontente com o governo federal.

Segundo o cientista político Arthur Leandro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Patrícia tentará explorar essa relação com Bolsonaro nesta última semana antes do primeiro turno. "Ela deve buscar reforço do eleitorado mais bolsonarista do Recife à sua candidatura, é o momento final da campanha, os candidatos lançam mão de todos os recursos disponíveis", disse.

O professor aponta que Patrícia vinha seguindo uma linha de centro-direita tentando polarizar com as candidaturas progressistas, mas com a ameaça de não ir ao segundo turno, segundo as últimas pesquisas, o apoio do presidente pode ser um "alívio". "Ainda assim, receio que tenha sido tarde para uma mudança de estratégia, do ponto de vista da definição do voto. Ela não trabalhou durante a campanha essa imagem vinculada a Bolsoanro, ela não tem plataforma bolsonarista, o principal discurso é sobre combate à corrupção. Mas, o apoiador de primeira hora dessa pauta, que era Sergio Moro, se afastou do governo com acusação de intromissão do presidente na Polícia Federal. Então, o eleitorado mais identificado com Moro pode se sentir não contemplado com essa movimentação. E o eleitorado bolsonarista, que esperava a decisão do presidente para se posicionar, se sente contemplado", disse Arthur.

Para o cientista político Antônio Henrique Lucena, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o apoio pode atrapalhar a candidatura da delegada. "No nível nacional, os candidatos apoiados por Bolsonaro, como Russomano e Crivella, estão patinando em pesquisas. Então, ter o apoio do presidente não significa melhora. Delegada Patrícia vem adotando uma postura imparcial sobre ser direita, ser mais alinhada a Sergio Moro ou Bolsonaro, o que é racional, pois ela conquistaria uma parcela do eleitorado no Recife não bolsonarista, mas agora, com o apoio, pode se prejudicar, pois pesquisas apontam uma alta rejeição ao presidente na capital pernambucana", afirmou.

Citação

Sendo eleita, um dos compromissos é não colocar questões ideológicas acima da cidade. Geraldo Julio coloca picuinhas acima da educação e fechou as portas ao governo federal. Municípios precisam do aporte do

Delegada Patrícia
REPRODUÇÃO FACEBOOK
Bolsonaro fez publicação apoiando Delegada Patrícia no Recife, no fim de semana - FOTO:REPRODUÇÃO FACEBOOK
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Candidata a Prefeitura do Recife, Delegada Patrícia Domingos (Podemos) - FOTO:ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias