ELEIÇÕES 2020

Ibope/JC/Rede Globo divulgam última pesquisa para prefeito do Recife

Levando em consideração apenas os votos válidos, o socialista marca 39%, seguido da petista, com 26%. Assim, a tendência é que a eleição seja decidida apenas num segundo turno entre João e Marília

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/11/2020 às 11:17 | Atualizado em 14/11/2020 às 19:57
Artes/SJCC
Pesquisa para prefeito do Recife nas eleições 2020 - FOTO: Artes/SJCC

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Na véspera do primeiro turno das eleições 2020, o candidato do PSB, João Campos, continua na liderança da disputa pela Prefeitura do Recife. De acordo com os resultados da quinta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada neste sábado (14), o candidato socialista aparece com 34% das intenções de voto, um ponto percentual a mais que no levantamento do último dia 9 de novembro. No segundo lugar, Marília Arraes (PT), que tinha 21%, passou para 23%. Levando em consideração apenas os votos válidos, o socialista marca 39%, seguido da petista, com 26%. Assim, a tendência é que a eleição seja decidida apenas num segundo turno entre João e Marília.

» Ibope/JC/Rede Globo: João Campos tem 10 pontos de vantagem contra Marília em simulação do 2º turno no Recife

» Ibope/JC/Rede Globo: Delegada Patrícia aparece novamente com a maior rejeição no Recife

» Datafolha: Marília e Mendonça em empate técnico na disputa para ir a segundo turno com João Campos no Recife

Já o candidato Mendonça Filho (DEM), oscilou negativamente dois pontos percentuais, portanto, dentro da margem de três pontos para mais ou para menos, e tem 15% das intenções de voto. Considerando a margem de erro, de três pontos para mais ou para menos, ele está tecnicamente empatado com a Delegada Patrícia (Podemos), que aparece com 12%. Quando considerados somente os votos válidos o democrata pontua 18%, e a delegada 14%.

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

A quinta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 12 e 14 de novembro. Foram entrevistados presencialmente 1.106 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE02565/2020. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo.

Artes/SJCC
Votos válidos da 5ª pesquisa JC/Ibope/Rede Globo para prefeito do Recife - Artes/SJCC

Os candidatos Carlos (PSL) e Coronel Feitosa (PSC) foram mencionados por 1% dos eleitores, cada um. Ambos têm o mesmo percentual de votos válidos. Já Claudia Ribeiro (PSTU); Charbel (Novo); Thiago Santos (UP) e Victor Assis (PCO) até foram indicados pelos entrevistados, mas não pontuaram.

Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB) também foi mencionado por eleitores, mas não atingiu 1% das intenções de voto. Embora na pesquisa, o perretebista anunciou a retirada de sua candidatura para apoiar a candidatura da Delegada Patrícia, na segunda-feira (9).

Brancos e nulos correspondem a 10%, e os que não souberam ou não quiseram responder são 3%.

Artes/SJCC
Intenção de voto na quinta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - Artes/SJCC

Rejeição

A delegada Patrícia (Podemos) é a candidata à Prefeitura do Recife que aparece com a maior taxa de rejeição entre os votantes do Recife na quinta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo. De acordo com o levantamento, a candidata do Podemos passou de 40% na quarta rodada da pesquisa para 42% de rejeição.

Em segundo lugar entre os mais rejeitados, o Coronel Feitosa (PSC) e Mendonça Filho (DEM) têm o mesmo percentual de rejeição: 27%. Enquanto Feitosa oscilou de 28% para 27%, Mendonça oscilou de 24% para 27%.

João Campos (PSB), por sua vez, tem apenas um ponto percentual a menos. Ele saiu de 29% para 26% de rejeição. O índice do socialista diminuiu 10 pontos percentuais desde a primeira rodada, divulgada no dia 2 de outubro, que era de 36%. Já Marília Arraes (PT) permanece com os mesmos 23% de rejeição da rodada anterior, três pontos percentuais a mais em relação ao primeiro levantamento.

O candidato Charbel (Novo) tem 14% de rejeição, Carlos (PSL), 14%, e Victor Assis (PCO), 11%. Thiago Santos (UP), Cláudia Ribeiro (PSTU) e Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) possuem 10% cada um. 

Artes/SJCC
Rejeição na quinta pesquisa /Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - Artes/SJCC

Segundo turno

Tendência consolidada nesta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, a disputa de um eventual segundo turno teria o candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB) na liderança em relação aos outros candidatos, fora da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados foram divulgados neste sábado (14).

Na eventual disputa contra Marília Arraes, João Campos tem 10 pontos de vantagem contra a petista. Ele aumentou apenas um ponto, ficando dentro da margem de erro. O socialista saiu de 42% para 43%. Já Marília, que estava com 34%, oscilou para baixo e agora tem 33% na disputa contra seu primo. Brancos e nulos correspondem a 23%, e os que não souberam ou não quiseram responder são 2%.

No quadro em que João enfrenta Mendonça Filho (DEM), o candidato do PSB permanece com 48%. Enquanto isso, Mendonça oscilou negativamente de 33% para 31%, ou seja, ele caiu dentro da margem de erro. Brancos e nulos correspondem a 19%, e os que não souberam ou não quiseram responder são 2%

Quando a Delegada Patrícia (Podemos) é a adversária do socialista no segundo turno, o deputado federal João Campos tem 54% e a delegada, 25%. Na quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, eles pontuavam 51% e 27%, respectivamente. Brancos e nulos correspondem a 20%, e os que não souberam ou não quiseram responder são 2%.

Foto: Artes SJCC
Simulação de segundo turno na quinta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - Foto: Artes SJCC

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC
Artes/SJCC
Pesquisa para prefeito do Recife nas eleições 2020 - FOTO:Artes/SJCC
Artes/SJCC
Votos válidos da 5ª pesquisa JC/Ibope/Rede Globo para prefeito do Recife - FOTO:Artes/SJCC
Artes/SJCC
Intenção de voto na quinta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - FOTO:Artes/SJCC
Artes/SJCC
Rejeição na quinta pesquisa /Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - FOTO:Artes/SJCC
Foto: Artes SJCC
Simulação de segundo turno na quinta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - FOTO:Foto: Artes SJCC

Comentários

Últimas notícias