Eleições 2020

Lula diz em live que Marília Arraes "vai fazer história em Pernambuco e no Recife"

Candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) participou de live na noite desta sexta-feira (13) com o ex-presidente Lula

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 13/11/2020 às 19:50 | Atualizado em 13/11/2020 às 22:25
RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
Marília Arraes e Lula - FOTO: RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO

 

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

A última agenda de campanha da candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) nesta sexta-feira (13) pré-primeiro turno foi uma live no Instagram junto com o ex-presidente Lula. Durante cerca de uma hora, o petista ouviu as principais propostas da candidata e reafirmou o seu apoio a ela. 

O ex-presidente prometeu ir a posse de Marília caso ela seja vitoriosa nas urnas. Também falou da possibilidade de ir até o Recife para um comício se houver segundo turno. "Vou assumir o compromisso de ir na sua posse na Prefeitura do Recife. Estou muito entusiasmado com a sua capacidade de trabalho e com a sua capacidade de formulação política. Você vai fazer história em Pernambuco e no Recife", disse Lula. "Quem sabe eu posso até arriscar fazer viagenzinha (em um eventual segundo turno) e fazer um comício em Recife", completou, no final da live.

>> Campanha eleitoral recifense chega ao fim deixando a sensação de que retornará para um 2º turno

>> No último guia eleitoral antes do 1º turno, Marília Arraes diz que quer "virar a página" do Recife

Por fazer parte do grupo de risco da covid-19, Lula tem cumprido distanciamento social na sua casa em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo e feito a maioria dos seus contatos de forma virtual, mas chegou a fazer gravações com candidatos a prefeito pelo PT, incluindo Marília, que foi ao seu encontro no final de outubro. A live foi, portanto, uma forma de marcar sua posição de apoio à candidata. 

"Eu quero conversar com a Marília para que ela convença as pessoas de Pernambuco, de Recife, de que vai valer muito a pena o povo de Recife escolher uma pessoa da competência, da coragem e da combatividade da Marília para ser a futura prefeita de Recife", afirmou Lula. 

Assim como vem fazendo durante a campanha, Marília defendeu o legado do PT e do seu avô, Miguel Arraes, contemporâneo de Lula. "Presidente, na Prefeitura vamos levar sua história de luta e confiança, a história de Arraes e a minha própria história que construí ao longo de todos esses anos", afirmou Marília.

A sua candidatura e de outros nomes petistas nas eleições municipais no País estão inseridas em um m movimento de fortalecimento do PT tendo em vista as eleições presidenciais de 2022. O lançamento do maior número de candidaturas majoritárias possíveis neste ano foi uma prioridade no partido, em especial nos municípios com mais de 100 mil habitantes, onde há propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão. Uma resolução do PT estabeleceu como principais bandeiras dessas candidaturas a defesa do legado do PT, do ex-presidente Lula e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. 

"Daqui do Recife vai sair uma primavera que vai libertar o Brasil do obscurantismo, que vai libertar o país do autoritarismo", disse a candidata. "Eu queria deixar aqui registrado o quanto o povo do Recife está feliz em lhe ver na televisão. É como se tivesse matando a saudade de alguém da família. Está muito bonito mesmo de se ver e principalmente em uma cidade como o Recife que anteontem recebeu o título triste de capital brasileira da desigualdade", pontuou Marília. 

Marília ressaltou a ligação entre a sua principal plataforma de governo, o combate às desigualdades, bandeira também defendida por Lula nos seus governos. "Combater a desigualdade o senhor é a melhor pessoa que entende no mundo, então a gente ter a confiança do presidente Lula de estar aqui combatendo a desigualdade no Recife, diminuindo a desigualdade social na cidade é muito importante", disse a candidata. 

Ao longo da live, com duração de quase uma hora, Lula perguntou sobre as propostas da petista e sobre a situação em que se encontrava a cidade. A Lula, Marília não chegou a citar o nome do PSB ou a fazer críticas diretas ao seu adversário João Campos (PSB) - a quem ela costuma centrar os seus ataques na campanha - mas falou de forma sutil sobre os problemas que ela julga existirem na administração da capital pernambucana. "As palafitas aqui no Recife voltaram. Tem quase 35 mil pessoas morando em palafitas", disse, quando Lula mencionou projeto, iniciado em 2003 quando era presidente, que acabou com as palafitas de Brasília Teimosa.

Sobre o transporte público, ela citou a questão da dupla função dos motoristas de ônibus. "Agora estão fazendo os motoristas terem dupla função. Os motoristas dirigem e fazem o papel de cobrador. Demitiram os cobradores, a maioria deles, e o motorista só ganha R$ 100 a mais por isso. Isso está dando um impacto tanto nesses trabalhadores quanto da própria rota do transporte", afirmou. A Câmara Municipal do Recife aprovou recentemente a proibição da dupla função para os motoristas. A lei foi sancionada pelo prefeito Geraldo Julio (PSB). 

Na área da cultura, Marília falou da sua pretensão de reeditar o Movimento Cultura Popular (MCP). "O que a gente quer é o fomento permanente à cultura e pretendo também reeditar o MPC. O senhor sabe muito bem que o MCP foi um dos grandes responsáveis por (Miguel) Arraes começar a ser chamado de comunista naquela época, e que tinha esse objetivo de levar cultura, levar educação, a arte erudita e noção de cidadania para as pessoas", explicou Marília. 

Votação

No dia da eleição, Marília começa a sua agenda na Missa da Igreja da Harmonia, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Ás 11h30, ela acompanha o voto do seu candidato a vice-prefeito, João Arnaldo (PSOL) na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etempam), na Encruzilha, também na Zona Norte. Em seguida, às 12h15, é a vez de acompanhar a deputada Jô Cavalcanti, do mandado coletivo das Juntas (PSOL), no Colégio Americano Batista, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Depois, ela vota no Clube Alemão, no bairro do Parnamirim, Zona Norte. 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias