O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou a sessão de abertura da eleição no Estado às 7h deste domingo, quando foi oficializada a votação na região. O procurador regional eleitoral, Wellington Cabral Saraiva, destacou o momento histórico marcado pela eleição durante a pandemia do novo coronavírus.
"Nós estamos vivendo uma eleição histórica. O Brasil nunca teve uma eleição nessas condições nos últimos 100 anos e como disse o presidente ela só pode ser realizada com o esforço de muitas mulheres e homens que estão se desdobrando em trabalho nas últimas semanas e meses para que todos os processos sejam julgados. Nós trabalhamos essa semana em cinco sessões, das quais a última na sexta-feira durou 10h para que todos os registros de candidatura fossem examinados. É importante transmitir a população que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral estão unidos nesse esforço institucional para que as eleições possam transcorrer dentro da legalidade", disse Wellington Cabral Saraiva.
- Ibope/JC/Rede Globo: Passagem para o segundo turno será definida no voto a voto, dizem analistas políticos
- Voto útil ganha mais peso no primeiro turno das eleições 2020 no Recife, apontam especialistas
- Trajetória política de Marília Arraes a colocou no centro da disputa pela Prefeitura do Recife
- Acompanhe ao vivo a cobertura das Eleições 2020 na Rádio Jornal
- Antes da abertura das urnas, TRE-PE reforça cuidados sanitários e documentos obrigatórios; confira
- Locais de votação em Pernambuco amanhecem com 'santinhos' sujando as ruas neste domingo (15)
- Por segundo turno eleitores de Mendonça pedem voto útil nas redes sociais da Delegada Patrícia
O procurador geral eleitoral ainda falou sobre a importância do exercícios da democracia para a manutenção dos direitos da população.
"A democracia não é uma conquista irreversível. Ela é um bem que precisa ser cuidado permanentemente. E as eleições é um momento muito importante para que nós pudéssemos votar de maneira livre muito esforço foi feito nas últimas décadas. Nem sempre a democracia esteve assegurada e o voto livre e soberano das eleitoras e eleitores esteve assegurado. Nós precisamos honrar esse legado histórico e precisamos mantê-lo em defesa de todos nós. A democracia é uma conquista de todos nós", disse Wellington Cabral Saraiva, que completou seu discurso sobre a perspectiva econômica e institucional dos próximos anos e o papel dos prefeitos e vereados nesse processo.
"Nós viveremos os próximos anos de muita dificuldade institucional e econômica. A situação fiscal do Brasil é muito delicada. O papel dos prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras será fundamental. Precisarão tomar decisões nos próximos quatro anos que vão afetar diretamente a vida de todos nós. A política afeta diretamente nossa vida e hoje é o dia de a população exercer soberanamente o direito de escolha os mais capacitados e honestos", finalizou.
Comentários