Eleições 2020

Falha em processador motivou atraso na divulgação dos resultados das eleições, diz presidente do TSE

"Um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo", disse o ministro Luís Roberto Barroso

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 15/11/2020 às 21:34 | Atualizado em 15/11/2020 às 22:22
REPRODUÇÃO DE VÍDEO
"Extraordinário porque nas últimas eleições foi mais de 20% e nesta eleição, 23%", disse o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso - FOTO: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, explicou neste domingo (15) que um problema técnico foi o que gerou a lentidão na totalização dos votos nas eleições municipais.

"Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico que foi exatamente o seguinte: um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo", disse o ministro.

O problema, de acordo com Barroso, ocorreu apenas no TSE. "Dados chegaram para a totalização totalmente íntegros e apenas o processo de somar essas 400 mil seções que ficou extremamente lento em razão de um dos processadores ter sofrido um problema técnico. Estamos agora em torno de 50% dos voto já totalizados", disse.

Barroso disse ainda que o atraso na divulgação dos resultados das eleições municipais deste ano é um "pequeno acidente de percurso sem nenhuma vítima"

"Lamento, vai atrasar. Não há nenhum risco de que o resultado não mostrar efetivamente o que foi votado", disse Barroso a jornalistas.

"Foi um pequeno acidente de percurso sem nenhuma vítima, salvo um atraso na divulgação final do resultado. Um atraso que, espero, seja apenas de algumas horas."

Comentários

Últimas notícias