O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, explicou neste domingo (15) que um problema técnico foi o que gerou a lentidão na totalização dos votos nas eleições municipais.
"Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico que foi exatamente o seguinte: um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo", disse o ministro.
- TSE registra 2,7 mil urnas trocadas e 45 candidatos presos
- Instabilidade do TSE atrasa divulgação dos votos no Recife e em parte do País
- Lentidão do TSE na divulgação dos resultados das eleições irrita eleitores e gera memes nas redes sociais
- Falha em processador motivou atraso na divulgação dos resultados das eleições, diz presidente do TSE
O problema, de acordo com Barroso, ocorreu apenas no TSE. "Dados chegaram para a totalização totalmente íntegros e apenas o processo de somar essas 400 mil seções que ficou extremamente lento em razão de um dos processadores ter sofrido um problema técnico. Estamos agora em torno de 50% dos voto já totalizados", disse.
Barroso disse ainda que o atraso na divulgação dos resultados das eleições municipais deste ano é um "pequeno acidente de percurso sem nenhuma vítima"
"Lamento, vai atrasar. Não há nenhum risco de que o resultado não mostrar efetivamente o que foi votado", disse Barroso a jornalistas.
"Foi um pequeno acidente de percurso sem nenhuma vítima, salvo um atraso na divulgação final do resultado. Um atraso que, espero, seja apenas de algumas horas."
Comentários