Entra e sai

Júnior Matuto volta à Prefeitura do Paulista após STF conceder habeas corpus

Socialista foi alvo de operações policiais para investigar crimes de peculato, lavagem de dinheiro e desvio estimado em R$ 21 milhões

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 18/11/2020 às 21:27 | Atualizado em 19/11/2020 às 8:44
JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM
Prefeito foi afastado do cargo, após determinação da Justiça - FOTO: JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM

O prefeito Júnior Matuto (PSB) vai retornar à Prefeitura do Paulista. O habeas corpus autorizando que o socialista volte ao cargo foi assinado, na noite desta quarta-feira (18), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. O mandatário, que já havia sido afastado do cargo em julho passado, retornou em agosto e foi novamente afastado em outubro. Matuto foi alvo de operações policiais para investigar crimes de peculato e lavagem de dinheiro. A informação foi divulgada com exclusividade pelo Blog de Jamildo.

>> Prefeito de Paulista, Junior Matuto é afastado do cargo por 180 dias

>> Dias Toffoli determina volta de Junior Matuto ao cargo de prefeito de Paulista

>> Júnior Matuto sofre revés no STF e é afastado novamente da Prefeitura do Paulista, no Grande Recife

A suspeita da Polícia Civil é de que foram desviados cerca de R$ 21 milhões de contratos com a prefeitura. O primeiro afastamento, que seria pelo período de 180 dias, foi determinado por meio de uma medida cautelar expedida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), portanto, não haveria possibilidade de readmissão ao cargo até o fim do mandato.

O prefeito foi afastado pela segunda vez depois que o presidente do STF, ministro Luiz Fux, acolheu um recurso do vice-prefeito de Paulista, Jorge Carrero (PV), e revogou a decisão que havia permitido que Matuto retornar ao cargo.

Com tentativa falha de recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o chefe do Executivo apelou novamente ao STF, tendo a coincidência do processo ser novamente sorteado por Toffoli, mesmo ministro que deu a primeira decisão favorável ao retorno.

>> Afastado, Júnior Matuto recorre ao STJ para tentar voltar à Prefeitura de Paulista

>> STJ nega pedido de retorno de Júnior Matuto ao cargo de prefeito de Paulista

Nas redes socais, o prefeito comemorou a decisão: "A justiça foi feita. O trabalho continua!". Acompanhada da hashtag "eu vivo Paulista", a publicação contou com mensagens de apoio e críticas.

 

Segundo Turno

O segundo retorno de Júnior Matuto ao cargo, em menos de seis meses, acontece em meio à disputa de segundo turno das eleições municipais na cidade. Além do Recife, Paulista é a única cidade de Pernambuco em que a disputa precisará de uma segunda votação.

>> Paulista terá segundo turno pela primeira vez na história das eleições municipais

No primeiro turno, o candidato de oposição, Yves Ribeiro (MDB), obiteve o maior percentual de votos, finalizando com 34,98%. Enquanto isso, o prefeiturável ligado ao prefeito, Francisco Padilha (PSB), ficou com 26,14% dos votos válidos.

 




Comentários

Últimas notícias