* Com informações da reportagem da TV Jornal
As 2.863 urnas que serão utilizadas no segundo turno das eleições para prefeito do Recife começaram a ser preparadas neste sábado (21). Quem comanda a ação é o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, TRE-PE, para que tudo ocorra como previsto no próximo dia 29.
O secretário de tecnologia do TRE-PE, George Maciel, conta que são mesmas urnas usadas durante a votação do primeiro turno, no último dia 15. "Elas passam agora por um processo de transição em que serão marcados apenas os dois candidatos que concorrem ao cargo. Todas serão novamente testadas", pontua.
- Veja a ordem do guia eleitoral no segundo turno do Recife
- PV anuncia rompimento com PSB no Recife e ala do partido declara apoio à Marília Arraes no segundo turno
- Veja como foi o primeiro debate do segundo turno no Recife entre João Campos e Marília Arraes
- Mais de 20 sindicatos declaram apoio a João Campos neste segundo turno no Recife
Maciel ressalta também que nenhum dado obtido durante o primeiro turno será apagado. É necessário que se preserve tudo que foi computado no dia 15 caso surja uma necessidade de auditoria.
Além das 2.863 urnas destinadas à capital pernambucana, existem 263 reservas. Todas estavam desde o dia seguinte ao primeiro turno armazenadas no galpão do TRE-PE, localizado no bairro do Bongi.
O mesmo processo começou a ser realizado com as 546 urnas do município de Paulista, onde também haverá segundo turno. Na próxima sexta-feira (27) elas começam a ser entregues aos locais de votação.
"Será feita também uma nova vistoria. Quando a urna chega ao local, passa por uma checagem para vermos se não ouve nenhum dano. Todas serão vistoriadas até o sábado, véspera da eleição."
George Maciel lembra ainda que é uma cerimônia pública. "Ela está aberta a qualquer pessoa que queira participar, auditar. É presidida pelo respectivo juiz de cada zona eleitoral e acompanhada também do Ministério Público. A OAB foi convidada, os partidos também foram."
Comentários