ELEIÇÕES 2020

MPPE solicita prisão de mesária em Paulista por orientar voto em candidato específico

Ao todo, foram registradas quatro prisões por crimes eleitorais nestas primeiras horas de votação no segundo turno em Pernambuco, todas em Paulista

Agência Brasil Amanda Azevedo
Cadastrado por
Agência Brasil
Amanda Azevedo
Publicado em 29/11/2020 às 11:39 | Atualizado em 29/11/2020 às 13:03
ANTONIO AUGUSTO/TSE
Em Pernambuco, segundo turno acontece no Recife e em Paulista - FOTO: ANTONIO AUGUSTO/TSE

O balanço do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre as primeiras horas de votação neste domingo (29) em Pernambuco trouxe a prisão de quatro pessoas, todas em Paulista, que está tendo segundo turno da disputa pela prefeitura pela primeira vez.

>> TRE-PE registra apenas uma troca de urna nas primeiras horas de votação no Recife e em Paulista

>> "Expectativa é de que os resultados serão divulgados de forma mais célere", diz presidente do TRE-PE sobre segundo turno

>> Segundo turno: Recife, Paulista e mais 55 cidades no País decidem o futuro neste domingo

De acordo com o MPPE, as promotoras eleitorais Rafaela Melo e Julieta Batista solicitaram a prisão de uma mesária na Escola Estadual Maria Alves Machado, em Maranguape II, na seção 99, por orientar eleitores a votarem em um candidato específico. Em nota, a Polícia Civil informou que a mulher, de 51 anos, foi conduzida pela Polícia Militar para a delegacia. O delegado de Paulista, Guilherme Kerth, lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e ela responderá ao processo em liberdade. 

Em frente ao mesmo colégio, duas outras pessoas foram presas por realizar aglomerações. Além disso, um homem foi identificado fazendo boca de urna, com distribuição de santinhos e dinheiro para eleitores. Ele também foi encaminhado à delegacia para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Na 146ª Zona Eleitoral, também em Paulista, o MPPE, por meio da promotora eleitoral Christiana Ramalho, solicitou reforço do policiamento e deslocamento de ônibus do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), "considerando as excessivas denúncias de compra de voto e realização de boca de urna, em frente aos Colégios Eleitorais da região", informou o órgão.

De acordo com relatório do Ministério da Justiça, oito incidentes de segurança pública e defesa social ocorreram no entorno de locais de votação: quatro por bloqueio de vias, um por falta de energia, um por manifestações e duas ocorrências de atendimentos de urgência e emergência.

Integrantes da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Ministério da Defesa, Tribunal Superior Eleitoral, representantes dos estados e de outros órgãos do governo federal têm acesso às ocorrências. A Operação Eleições 2020 conta com efetivo de 90.904 agentes e o apoio de 13.204 viaturas.

Queda de energia em local de votação

O MPPE informou que existe falta de energia em alguns edifícios da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na 5ª Zona Eleitoral, mas a ocorrência não está impedindo a realização de votação, considerando que as urnas eletrônicas funcionam por meio de bateria. Técnicos foram acionados e o retorno da energia está em andamento.

Ocorrências em todo o Brasil

Em todo o País, até as 11h, foram registradas 18 prisões e 145 ocorrências. De acordo com relatório divulgado há pouco pelo Ministério da Justiça, foram apreendidos, até o momento, R$ 8,9 mil, além de cinco veículos. Há ainda 170 casos de material de campanha apreendidos, dois inquéritos policiais já instaurados e dois termos circunstanciados de ocorrências lavrados.

Das 145 ocorrências registradas, 109 foram por crimes eleitorais como boca de urna (sete), compra de votos (duas), concentração de eleitores (4), desobediência a ordens da Justiça Eleitoral (87), desordens que prejudicam os trabalhos eleitorais (8), e um caso de “atos e imputações inverídicas” (fake news). Outras 26 ocorrências se devem a indícios de desinformação sobre o processo eleitoral (também relacionado a fake news).

Integrantes da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Ministério da Defesa, Tribunal Superior Eleitoral, representantes dos estados e de outros órgãos do governo federal terão acesso às ocorrências. A Operação Eleições 2020 conta com o efetivo de 65.382 agentes e o apoio de 9.814 viaturas.

Comentários

Últimas notícias