O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), disse em pronunciamento realizado na tarde desta sexta-feira (11) que a rede de saúde estadual está estruturada e equipada, para, assim que receber a vacina contra a covid-19, distribuir os imunizantes para todos os municípios em, no máximo, quatro dias. O gestor indicou ainda que Pernambuco tem, atualmente, um estoque com mais de três milhões de seringas. Outros sete milhões de unidades de seringas estão em processo de aquisição. O início das imunizações dependem da aquisição e posterior distribuição das vacinas pelo governo federal.
>> Governo de Pernambuco garante que está pronto para receber a vacina contra a covid-19
“De nossa parte, já estruturamos nossa rede estadual para, assim que recebemos as vacinas, levar o imunizante aos 184 municípios pernambucanos em, no máximo, quatro dias”, assegurou.
Com as festividades de Natal e Ano Novo se aproximando, o governador pediu que as famílias reflitam. “Acho que cabe aqui uma reflexão: este será um Natal que terá um significado muito especial por causa deste ano tão difícil para todos, como tem sido 2020. Enquanto a vacina não chega, precisaremos fazer escolhas diárias que são difíceis, mas que vão minimizar os impactos dos encontros natalinos daqui a 15 dias”, salientou.
Paulo Câmara completa o pronunciamento pedindo que os pernambucanos "consumam nos locais que seguem o Plano de Convivência, evitem aglomerações e façam da máscara um item indispensável do seu vestuário”.
O socialista também fez críticas ao governo federal e voltou a comentar sobre a reunião que participou esta semana, em Brasília, juntamente com outros governadores, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para cobrar a implantação do Plano Nacional de Imunização contra a covid-19.
“Não podemos passar novamente pela falta de ação que sofremos em março, quando Estados e municípios viveram uma verdadeira corrida por insumos e equipamentos médicos pela ausência de coordenação central”, finalizou.
Assista na íntegra
Comentários