luto

Morre no Recife, aos 80 anos, o ex-deputado federal Carlos Eduardo Cadoca

Ele estava internado há mais de um mês no Hospital Português do Recife. Cadoca foi um dos criadores do projeto turístico Recife Alto Astral, bastante famoso na década de 90, e incentivador do Recifolia

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/12/2020 às 6:33
DAYVISON NUNES/JC IMAGEM
CASAL SIMPATIA Berenice e Cadoca Pereira, daqueles que fazem a diferença - FOTO: DAYVISON NUNES/JC IMAGEM
Leitura:

Morreu neste domingo (13), aos 80 anos, o ex-deputado federal entre 1999 e 2018 Carlos Eduardo Cadoca. Ele estava internado há mais de um mês no Hospital Português do Recife, após contrair a covid-19. Cadoca deixa a esposa, Berenice Andrade Lima, e filhos. Após um breve velório, que controu com a presença de amigos, parentes e autoridade,  corpo de Cadoca foi cremado, em cerimônia restrita à família, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

A morte de Cadoca foi confirmada pela própria esposa, Berenice, numa rede social. "Você, Cadoca, estará intensamente presente nas nossas vidas, nas lembranças mais felizes e para sempre em nossos corações", escreveu. Durante o velório, bastante emocionada, Berenice contou como foram os momentos dele durante os 38 dias que travou uma luta contra o vírus.

“Foi uma luta de 38 dias de UTI. Cadoca partiu lutando, brigando. Ele dizia que queria voltar para casa logo, mas nós sabemos que Deus é quem sabe o caminho que deve ser dado às pessoas”, disse Berenice, que fez um apelo ao público: “Quero que a partida de Cadoca sirva como um alerta para vocês evitarem aglomeração. Se previnam, porque a vacina não chegou ainda. Está acontecendo em todos os lugares. Então por favor, por Cadoca, em homenagem a ele, vamos agora brigar de frente com este vírus. Nós só vamos ganhar quando a vacina chegar, mas agora podemos evitar que ele ganhe todas”.

PAULO DANIEL/JC IMAGEM
Emocionada, a esposa de Cadoca, Berenice Andrade (branco) fez um apelo ao público sobre a gravidade da Covid-19 - PAULO DANIEL/JC IMAGEM

Leia mais: Do Recife Alto Astral à Linha Verde: o Recife dos anos 90

Leia mais: Recife Alto Astral, Recifolia, Festiva de Inverno. Cadoca deu grande contribuição ao turismo de Pernambuco

Biografia de Cadoca

Além de deputado federal por cinco mandatos, Cadoca, que formou-se advogado na Faculdade de Direito do Recife, em 1967, ocupou outros cargos públicos importantes. Foi vereador do Recife por três mandatos, além de Deputado Estadual. Cadoca ficou marcado na memória dos recifenses por ser um dos criadores do projeto turístico Recife Alto Astral, bastante famoso na década de 90, e incentivador do Recifolia. O Carnaval fora de época realizado na Avenida Boa Viagem durou dez anos e movimento o turismo e a economia do Estado.

Cadoca também foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes do Recife entre 1993 - 1998; vice-presidente da Fundação de Turismo do Nordeste entre 1996 - 1997; presidente DA Fundação de Turismo do Nordeste entre 1999 e 2001; além de Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte do governo de Pernambuco no mandato de Jarbas Vasconcelos (MDB), entre 1999 e 2002.

Em 2004 foi candidato a prefeito do Recife, sendo derrotado pelo então mandatário João Paulo (PT), que se reelegeu.

DAYVISON NUNES/JC IMAGEM
CASAL SIMPATIA Berenice e Cadoca Pereira, daqueles que fazem a diferença - DAYVISON NUNES/JC IMAGEM
JC Imagem
Carlos Eduardo Cadoca morreu neste domingo (13) após complicações da covid-19 - JC Imagem
NE10
Cadoca na Câmara dos Deputados - NE10

Recife Alto Astral, Recifolia, Festiva de Inverno. Cadoca deu grande contribuição ao turismo de Pernambuco

Por Fernando Castilho, da coluna JC Negócios

O nome oficial de Carlos Eduardo Cintra da Costa Pereira só servia para se apresentar formalmente. Cadoca, que nos deixou neste domingo 13 de dezembro, virou marca e depois nome eleitoral de um dos personagens que o pernambucano mais relaciona ao turismo e a promoção da cidade do Recife.

Formado na escola do velho PCB, de onde saíram Byron Sarinho (também ja falecido) e Raul Jungmann, Cadoca foi vereador do Recife e, chamado pelo então prefeito Jarbas Vasconcelos, implantou um ousado projeto de valorização do destino Recife que o ajudou a fortalecer sua carreira política.

O nome de Cadoca acabou relacionado a um Carnaval fora de época, o Recifolia, que estava dentro de uma serie de ações que turbinaram o Recife, mas também Pernambuco.

Claro que isso se deu a partir de um momento da gestão Jarbas Vasconcelos em que a percepção de limpeza, trânsito mais organizado e cuidados com a cidade ajudavam. Mas Cadoca conseguiu, de fato, motivar o tarde turístico turbinando a ocupação hoteleira.

DAYVISON NUNES/JC IMAGEM
CASAL SIMPATIA Berenice e Cadoca Pereira, daqueles que fazem a diferença - DAYVISON NUNES/JC IMAGEM
Foto: Reprodução / Facebook
Cadoca quando assinara ficha de filiação ao solidariedade - Foto: Reprodução / Facebook
Foto: JC Imagem
Deputado federal pcadoca sempre esteve ligado ao setor de Turismo embora tenha dado uma grande contribuição na formulação do Prodepe. - Foto: JC Imagem
NE10
A pesquisa é uma encomenda do PT. O Instituto é o Vox Populli. Ao sondar a simpatia dos eleitores em relação a um partido político,  32% dos consultados declararam tê-la pelo Partido dos Trabalhadores. Quatro pontos percentuais em relação a uma pesquisa semelhante realizada em 2009. O Instituto também consultou os eleitores sobre a marca dos partidos. Novamente o PT aparece bem para 72% dos consultados que o veem como o mais moderno e  81% como um partido forte. Na pergunta sobre qual partido teria políticos mais honestos, é o PT que vem na liderança na escolha de 15%. - NE10
NE10
Cadoca na Câmara dos Deputados - NE10

Eleito governador, Jarbas Vasconcelos levou Cadoca para a secretaria de Desenvolvimento Econômico onde ele talvez tenha dado sua maior contribuição a economia de Pernambuco.

A reestruturação do PRODEPE- Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, cuja finalidade é atrair e fomentar investimentos na atividade industrial e no comércio atacadista de Pernambuco, mediante a concessão de incentivos fiscais e financeiros.

Com a colaboração de ao menos dois executivos pernambucanos, (Paulo Drummond, do Grupo Cornélio Brennand e Américo Pereira, do Rapidão Cometa), a SDEC construiu um modelo de captação de investimentos que virou referência.

Até hoje as linhas centrais escritas por Cadoca com a ajuda de Drummond e Pereira estão em uso tendo apenas sido atualizadas.

A implantação do Prodepe ajudou a Pernambuco iniciar uma fase de captação de grande investimentos privados. Como o Tecon-Suape chamando a atenção dos investidores para o Porto de Suape.

Cadoca na secretaria estadual também manteve seu foco no Turismo consolidando Recife como um polo de turismo de negócios ancorado no Centro de Convenções.

E verdade que entre 1999 e 2006, o Centro de Convenções tinha uma condição muito mais competitiva do que hoje, mas o Governo do Estado conseguiu criar uma política que funcionou.

Cadoca aproveitou-se desse prestígio, tanto que se reelegeu várias vezes, mas a sua imagem esteve sempre relacionada a tempo em que promoveu o Recife como destino turístico.

E esta talvez seja mesmo sua maior contribuição. Passar para o recifense um sentimento de pertencimento de uma cidade festeira e que gosta de sair de casa seja para fazer política, seja para se divertir. O recifense gosta de “se aglomerar” nas ruas, para usar um termo proibido nesses tempos de isolamento provocado pela covid-19.

E por isso a morte de Cadoca seja uma boa oportunidade de lembrá-lo com essa marca: Alguém que disse que o Recife é festa. O Recife gosta de folia.

VEJA A REPERCUSSÃO:

Paulo Câmara

"Pernambuco perdeu na madrugada deste domingo, vítima da Covid-19, o ex-deputado federal Carlos Eduardo Cadoca. Vereador, deputado estadual e deputado federal, Cadoca iniciou sua vida política no movimento estudantil nos anos 60. Além da atividade parlamentar, ele se destacou como Secretário nas gestões de Jarbas Vasconcelos na Prefeitura do Recife e no Governo do Estado. Expresso aqui meu pesar à sua esposa Berenice, aos filhos e a todos os parentes e amigos" - Paulo Câmara.

Jarbas Vasconcelos

"Tempos tristes. É difícil a missão de expressar a tristeza e o sentimento de perda quando um amigo se vai. Por mais esforço que façamos, as palavras nunca serão suficientes para dar a real dimensão da dor da ausência. É assim que me sinto ao saber do desaparecimento do amigo e companheiro Cadoca, que nos deixou depois de uma luta árdua pela vida. Cadoca deixa um legado de amizades fraternas e uma marca de político e gestor sério e virtuoso. Caminhamos juntos por mais de 40 anos. Mais do que parceiro de trabalho na vida pública, ele foi um grande e leal amigo. Um amigo como poucos. Construímos muitas coisas juntos. Vivenciamos e superamos também juntos muitos desafios. Acompanhei de perto sua caminhada, assim como ele a minha. E tudo isso foi um grande privilégio para mim. A vida, entre outras coisas, nos dá a oportunidade de encontros. E sou extremamente grato por ter tido meu encontro com Cadoca. Por ter estado ao lado dele e ter tido a sua amizade durante todos esses anos. Você já está fazendo muita falta! Abraço especial a Berenice e filhos, neste momento de dor e saudade", Jarbas Vasconcelos.

Augusto Coutinho

"Nossa política perdeu um grande nome e eu um grande amigo. Recebi com tristeza e pesar a notícia do falecimento de Cadoca, com quem tive a felicidade de conviver durante vários anos e, nos últimos, como companheiro de partido. Sou testemunha do empenho com que ele sempre trabalhou por Pernambuco, tanto na Assembleia Legislativa, quanto na Câmara Federal. Cadoca também foi um dos políticos que maior legado deixou para a cidade do Recife, que tanto amava. Descanse em paz eterna. Que seus familiares tenham conforto e guardem as melhores lembranças" - Augusto Coutinho.

Carlos Veras

"Recebo com imenso pesar a notícia de falecimento do ex-deputado federal Carlos Eduardo. Cadoca deixa um legado de amor à cultura e ao turismo para nosso estado. Meus sentimentos à esposa Bere, filhos, familiares, amigas e amigos. Siga em paz, Cadoca!" - Carlos Veras.

Augusto Carreras


 

 

NOTA DE PESAR - ANDERSON FERREIRA

Recebi a notícia do falecimento de Cadoca com muito pesar por tudo que ele representou no cenário político e no Estado, como vereador, deputado e secretário. Presto minha solidariedade a sua família e que Deus conforte a todos neste momento tão triste.

Anderson Ferreira

Prefeito do Jaboatão dos Guararapes

 

NOTA DE PESAR - EDUARDO DA FONTE

O deputado federal e presidente do Partido Progressistas, Eduardo da Fonte, lamenta com imenso pesar o falecimento do ex-deputado federal Carlos Eduardo Cadoca.

Com exemplar vida política, Cadoca deixa como legado a valorização da cultura e do turismo de Pernambucano, além da defesa da democracia, tão característica do parlamentar.

Que Deus o receba ao seu lado e conforte a esposa Berenice, os quatro filhos e todos os familiares e amigos.

Eduardo da Fonte
Deputado Federal/Presidente do PP-PE


Comentários

Últimas notícias