PREFEITURA DO RECIFE

Fred Amâncio e Luciana Albuquerque serão os secretários de Educação e Saúde da Prefeitura do Recife

O atual secretário de Educação do Estado, Fred Amâncio, vai responder pela Educação no Recife e a pasta de Saúde será ocupada pela sanitarista Luciana Albuquerque

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/12/2020 às 21:41 | Atualizado em 27/12/2020 às 21:51
GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
Fred Amâncio vai assumir a secretária de Educação do município, deixando a pasta que comandava no Estado - FOTO: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM

O novo secretariado municipal vai provocar mudanças também no governo do Estado. O prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), anunciou neste domingo (27) o nome de dois secretários que vão comandar as pastas de Educação e Saúde. Ambos estão deixando a gestão estadual para assumir um posto no município. Como já era esperado, o atual secretário de Educação do Estado, Fred Amâncio será o secretário municipal de Educação e a pasta da Saúde será ocupada pela sanitarista Luciana Albuquerque, que atua há cinco anos como secretaria executiva da vigilância em saúde no Governo de Pernambuco. Nesta segunda-feira (28), devem ser anunciados mais dois secretários. O anúncio foi feito pelas redes sociais de João Campos.

>> João Campos inicia reforma administrativa da Prefeitura do Recife

Fred Amâncio está comandando a área de Educação do Estado há seis anos, já respondeu também pela pasta de Desenvolvimento Econômico, Saúde e Planejamento na gestão socialista. Fred faz parte do grupo de fazendários - que inclui o atual secretário da Fazenda, Décio Padilha; o ex-presidente da Compesa, Roberto Tavares, entre outros - que eram próximos ao ex-governador Eduardo Campos (PSB), pai de João Campos, e que participaram, desde o primeiro momento, da gestão socialista.

 

"Tenho certeza de que Fred vai contribuir muito para a revolução que pretendemos fazer na Educação da nossa cidade, com a consolidação de avanços importantes e a implementação de projetos e iniciativas que vão, nos próximos quatro anos, elevar a qualidade do ensino público do Recife", disse João nas suas redes sociais. Ele citou também que entre as  iniciativas previstas estão o aumento das vagas em creches e o lançamento de um programa para alfabetização das crianças na idade certa. O atraso na alfabetização implica em evasão nas séries seguintes e também em outra realidade muito comum no Brasil: o analfabeto funcional, aquele que reconhece as letras, mas não consegue entender um texto. 

Campos também afirmou que "outra área de extrema importância em nossa gestão, principalmente agora, durante a pandemia" será a Saúde. E afirmou que Luciana será "fundamental para a gestão da área diante de um desafio sanitário nunca visto por nenhuma geração viva, inclusive com a missão de discutir e planejar, com o comitê científico que estruturamos, o processo de chegada da vacina e de imunização da nossa população", como publicou o prefeito eleito na sua rede social. O desafio é grande porque a vacinação fica a cargo dos municípios.

Luciana coordena o Laboratório Central de Pernambuco  (Lacen), assumiu a secretária estadual de Saúde, quando o atual secretário, André Longo, estava com covid-19. Ela é um quadro técnico e já coordenou várias ações da área durante a pandemia. O Lacen é o órgão do Estado que faz os testes do coronavírus. 

Comentários

Últimas notícias