PREFEITURA DO RECIFE

João Campos inicia reforma administrativa da Prefeitura do Recife com cortes em comissionados, redução e fusão de secretarias

O Projeto de Lei (PL) com a proposta elaborada por João Campos, já foi encaminhada nesta sexta-feira, pela gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB) à Câmara do Recife, devendo ser apreciado em plenário até o dia 22 de dezembro

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 18/12/2020 às 15:31
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
PREFEITO Ao ser diplomado pelo TRE, João Campos fez questão de citar frase do próprio pai, Eduardo - FOTO: RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Com redução de cargos comissionados, diminuição de secretária, e a unificação de processos com objetivo de diminuir os trâmites burocráticos do Executivo municipal, o prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), anunciou, nesta sexta-feira (18), uma nova proposta de estrutura administrativa direta e indireta para a prefeitura. O futuro gestor propõe redução de 225 (8,18%) no atual número de comissionados, que hoje é de 2.750; estabelecer a unificação de todos os licenciamentos, com a reunião desses processos numa mesma pasta; e promover uma transformação digital em uma ação permanente de atualização, o chamado "choque de gestão".

>>João Campos é diplomado prefeito, cita Eduardo, Arraes e diz estar pronto para governar o Recife

>>Equipe de João Campos começa a tomar forma e nomes experientes são considerados para o governo

>> Comitê de Vacinação contra Covid-19 do Recife realiza primeira reunião comandada pelo prefeito eleito João Campos


O Projeto de Lei (PL) com a proposta elaborada por João Campos, já foi encaminhada nesta sexta-feira,  pela gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB) à Câmara do Recife, devendo ser apreciado em plenário até o dia 22 de dezembro. A futura estrutura administrativa da Prefeitura do Recife contará com 18 secretarias municipais - uma a menos do que no organograma vigente; cria a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, a partir da fusão entre as pastas de Mobilidade e Planejamento Urbano, concentrando todos os serviços com vistas à facilitação de processos. A ideia é desburocratizar e assegurar agilidade para a realização de novos investimentos e o fortalecimento de negócios já existentes na capital pernambucana.

O novo formato também une as Secretarias de Planejamento e Gestão e Administração e Gestão de Pessoas. A nova pasta (Planejamento, Gestão e Transformação Digital) tem o intuito de reforçar a interação entre áreas afins, facilitando o acesso a serviços e elevando os níveis de resposta das iniciativas promovidas para a população, além da promoção de uma atualização contínua dos processos de gerenciamento interno.

João Campos também sugere o fortalecimento da gestão da prática esportiva na Prefeitura do Recife, com a criação de Secretaria de Esportes, que antes era uma executiva vinculada a Turismo e Lazer.  Com o novo desenho o prefeito eleito contará também com conjunto de órgãos de Assessoramento Imediato, a exemplo do Gabinete de Projetos Especiais, que seguirá coordenando a realização de iniciativas estruturadoras na cidade. A Assessoria Especial e Representação Institucional e os Gabinetes de Imprensa e Comunicação também integram esse conjunto.

EQUIPE

Com o projeto sendo validado pela Câmara, João Campos acelera o processo para distribuir as secretárias entre os quadros técnicos e políticos. Alguns nomes mais experientes, conforme publicado pelo JC, estão sendo cotados para compor o primeiro escalão. O secretário estadual de Educação, Fred Amancio, é uma figura tida como um coringa no governo PSB. Outro nome cogitado é o do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, que também é presidente estadual do PSB e foi secretário de Governo e Participação Social na gestão de Geraldo Julio, entre 2013 e 2018. Ainda na esfera estadual está  do secretário Executivo de Coordenação Estratégica, Antônio Limeira, da Casa Civil, dado como certo pela proximidade e relação de confiança que possui com Campos. 

Já entre os nomes que podem ser reaproveitados da atual gestão, estão as as secretárias de Turismo, Esporte e Lazer, Ana Paula Vilaça, e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna - pasta que não foi alterada nesse novo organograma. 

A equipe de transição de João Campos conta com a economista e especialista em gestão, Maíra Fischer, a servidora pública estadual e especialistas em planejamento e gestão, Pamela Alves, o servidor público federal Marcos Toscano. Eles devem ser aproveitados para atuarem na gestão. O  vereador eleito Carlos Muniz, também compõe a equipe, e ao ingressar na gestão,  abrirá vaga para o vereador Rinaldo Junior (PSB), que não conseguiu ser eleito e ficou na primeira suplência. 

Confira, abaixo, a íntegra da nova proposta de estrutura administrativa da PCR:


Secretarias Municipais:

Secretaria de Finanças;

Secretaria de Governo e Participação Social;

Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital;

Secretaria de Saúde;

Secretaria de Educação;

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação;

Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional;

Secretaria de Turismo e Lazer;

Secretaria de Esportes;

Secretaria de Cultura;

Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas;

Secretaria da Mulher;

Secretaria de Segurança Cidadã;

Secretaria de Habitação;

Secretaria de Saneamento;

Secretaria de Política Urbana e Licenciamento;

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade;

Secretaria de Infraestrutura.


Órgãos de caráter permanente próprios de Estado:


Controladoria-Geral do Município;

Procuradoria-Geral do Município.

 

Órgãos de Assessoramento Imediato:

Gabinete do Prefeito;

Gabinete da Vice-Prefeita;

Gabinete de Projetos Especiais;

Gabinete de Comunicação;

Gabinete de Imprensa;

Assessoria Especial e Representação Institucional.

YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
João Campos defendeu durante sua campanha, que pretendia dar um "choque de gestão robusto", priorizando a tecnologia e inovação aberta. - FOTO:YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias