POSSE

João Campos e Isabella de Roldão tomam posse em cerimônia na Câmara Municipal do Recife

Após a posse, o prefeito João Campos (PSB) participa do ato na Prefeitura do Recife, onde o prefeito de Geraldo Julio transmitirá o cargo

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 01/01/2021 às 19:09 | Atualizado em 02/01/2021 às 9:23
Notícia
X

Eleito o prefeito mais jovem do Recife, João Campos (PSB), e a primeira mulher vice-prefeita da capital pernambucana, Isabella de Roldão (PDT), tomaram posse nesta sexta-feira (1º), em cerimônia realizada na Câmara Municipal do Recife. Para evitar aglomerações, diante da pandemia da covid-19, o evento contou com um número restrito de convidados e foi transmitido ao vivo no Youtube. 

"Para nós, hoje é um dia histórico. No entanto, cabe a cada um e a cada uma aqui fazer com que isso seja verdade para toda a população recifense, que confiou as nossas mentes e corações, o dever e a honra de liderar nossa capital em um tempo tão desafiador. E será com as marcas da nossa gente que nós iremos fazê-lo", afirmou Campos, ao iniciar seu discurso. 

>>'Nosso compromisso é fazer o que falta'. Confira entrevista com João Campos, que assume Prefeitura do Recife nesta sexta (1º)

>>Novos prefeitos entram na corrida pela vacina

>>Após oito anos na Prefeitura do Recife, Geraldo Julio assume secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico

A sua juventude, usada como estratégia da oposição para criticá-lo, foi citada por João Campos como algo positivo à frente do Executivo municipal. "Ser jovem não é sinônimo de sala de espera. Não seja o futuro, mas seja o presente de Deus, o agora de Deus", declarou o prefeito, ao usar uma frase dita pelo Papa Francisco. "O mundo pede isso minha gente, compromisso, ação, fé e união. Aqui é importante termos a maturidade de entender, que união não quer dizer pensamento único", afirmou.

A sessão foi presidida pelo recém eleito presidente da Câmara Municipal do Recife, o vereador Romerinho Jatobá (PSB). Estiveram compondo a mesa o governador Paulo Câmara (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP), a deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral (PDT), namorada do prefeito eleito, além de familiares e parlamentares presente no plenário da Câmara.

Ainda seu discurso de posse, João Campos fez diversos elogios e agradecimentos ao prefeito Geraldo Julio, que transmite o cargo para ele nesta sexta-feira. Por muitas vezes, o então candidato a prefeito foi acusado de esconder a imagem de Geraldo de sua campanha. "Receberei (a Prefeitura do Recife) organizada, forte, voltada as prioridades reais da cidade. Com enorme relação de entregas realizadas por uma equipe que se dedicou de forma incansável, apontando um futuro neste Recife que hoje tem Compaz, Hospital da Mulher, Restaurante Popular, Faixa Azul, Hospital da Pessoa Idosa, Upinhas, ciclofaxia. Que também reencontrou patrimônios como o Teatro do Parque, Geraldão e o Jardim Botânico", declarou Campos, reafirmando sua gratidão a Geraldo Julio.

Ao falar sobre o seu pai, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 2014, João Campos o chamou de "anjo da guarda". Ele rememorou uma parte do discurso de Eduardo quando tomou posse pela primeira vez do Governo do Estado, em 2007. "Vamos construir um tempo novo, em que os que sempre perderam, vão começar a ganhar. Um tempo em que as vítimas não serão mais culpadas. Um tempo em que a indignação será a ferramenta para enfrentar a pobreza, a miséria, a violência e a exclusão".

"A minha batalha, é a batalha pelo futuro que Eduardo sonhou e lutou para construir. E nada pode representar melhor do que o futuro do que as crianças. É pensando nelas que vou trabalhar de manhã, de tarde e de noite, todos os dias pelos próximos quatro anos”, declarou o novo prefeito do Recife. 

PROMESSAS

Entre as áreas que receberão mais investimentos, educação foi colocada como prioritária, segundo o prefeito do Recife, João Campos. Ele reforçou o compromisso assumido em campanha de que irá duplicar o número de vagas de creche e promoverá a alfabetização na idade certa, além de tirar do papel o programa Embarque Digital - que ofertará 500 bolsas de estudos para jovens da rede pública de ensino. 

O Crédito Popular, que poderá beneficiar 10 mil empreendedores por ano, com crédito de R$ 3 mil, e a distribuição de 50 mil títulos de posse, priorizando o nome da mulher nos registros, também foram citados no discurso. Sobre o principal desafio a partir deste ano, em relação ao enfrentamento da covid-19, João Campos garantiu que priorizará a imunização da população recifense. 

Confira a cerimônia de posse do prefeito João Campos e da vice-prefeita Isabella de Roldão:

SECRETARIADO

A posse do secretariado da Prefeitura do Recife será neste sábado (2), às 10h, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Os 18 nomes escolhidos pelo prefeito João Campos cumprem uma promessa de campanha que garantia a paridade de gênero, com 50% das secretarias conduzidas por mulheres.

>>Com folga na votação, reforma administrativa e reestruturação das Zeis são aprovadas na Câmara do Recife

Na equipe que forma o primeiro escalão do Executivo municipal para os próximos quatro anos, está o ex-secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, um dos primeiros nomes confirmados por João Campos, para assumir a Secretaria de Educação do Recife. A sanitarista Luciana Albuquerque também foi um dos quadros experientes vindos do Governo do Estado e será responsável pela Secretaria de Saúde. Ela atuava há cinco anos como secretária executiva de vigilância em saúde do Governo de Pernambuco.

Na Secretaria de Cultura, o escolhido foi o professor e jornalista Ricardo Mello, que participou diretamente da elaboração, durante a campanha, do Programa de Governo de João Campos, e nas propostas para a área da cultura. Para a Secretaria de Infraestrutura, quem assume é a engenheira Marília Dantas, que estava à frente na Emlurb na gestão anterior.

O economista Felipe Martins Matos, será o secretário de Planejamento e Gestão do Recife. Ele atuou como executivo e diretor no setor privado. Dos quadros aproveitados da administração de Geraldo Julio, a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, permanece na pasta. Assim como o secretário de Segurança Urbana Murilo Cavalcanti, que agora comanda a Secretaria de Segurança Cidadã.

Integrantes que formaram a equipe de transição do governo também foram escalados para compor o secretariado, como a economista Maíra Fisher para a Secretaria de Finanças, e Carlos Muniz para a Secretaria de Governo e Participação Social do Recife.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação fica com o advogado Rafael Dubeux. Na Secretaria do Trabalho e Qualificação, a titular será a advogada Adriana Rocha. O vereador Rodrigo Coutinho (SD), foi o escolhido para assumir a Secretaria de Esportes e a ex-diretora da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), será a secretária de Turismo e Lazer.

O ex-secretário de Finanças, Ricardo Dantas, que também participou da equipe de transição do governo, segue agora na Controladoria Geral do Município. Na Procuradoria Geral da Prefeitura, a escolhida foi a ex-auditora do Tribunal de Contas do Estado, Giovana Gomes Ferreira.


Veja os nomes de todos os secretários que tomam posse neste sábado (2):


Glauce Medeiros - Secretaria da Mulher

Maria Eduarda Medicis - Secretaria de Habitação

Carlos Ribeiro - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Erika Moura - Secretaria de Saneamento

Leonardo Bacelar - Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

Carlos Muniz - Secretaria de Governo e Participação Social

Rafael Dubeux - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Cacau de Paula - Secretaria de Turismo e Lazer

Rodrigo Coutinho - Secretaria de Esportes

Rafael Dubeux - Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação

Adriana Rocha - Secretaria do Trabalho e Qualificação

Murilo Cavalcanti - Secretaria Segurança Cidadã

Maíra Fisher - Secretaria de Finanças

Ana Rita Suassuna - Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

Felipe Matos - Secretaria de Planejamento e Gestão

Marília Dantas - Secretaria de Infraestrutura

Ricardo Melo - Secretaria de Cultura

Luciana Albuquerque - Secretaria de Saúde

Fred Amâncio - Secretaria de Educação

Tags

Autor