mesa diretora

Romerinho Jatobá deverá ser o novo presidente da Câmara do Recife na próxima legislatura

A eleição da Mesa Diretora acontece no mesmo dia da posse, na sexta-feira (1º)

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 29/12/2020 às 14:31 | Atualizado em 29/12/2020 às 18:19
DIVULGAÇÃO CMR/CARLOS LIMA
Romerinho Jatobá (PSB) foi o 5º vereador mais eleito no Recife com 11.500 votos, ficando atrás de Eriberto Rafael (PP) em 4º lugar com 11.938 votos - FOTO: DIVULGAÇÃO CMR/CARLOS LIMA

Atualizada em 29/12/2020 às 18h17

Responsável por representar a Câmara Municipal com eleição interna a cada dois anos, além da posse dos 39 vereadores eleitos e do prefeito João Campos (PSB), a sexta-feira (1º) também será marcada pela eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores do Recife. Para a o biênio 2021-2022, quem deve assumir a presidência da Casa é o então 1º secretário Romerinho Jatobá (PSB), e a 1ª secretaria deve ir para o atual líder do governo Eriberto Rafael (PP). No entanto, o atual presidente Eduardo Marques (PSB) se colocou disposto a ir para um bate-chapa com Romerinhho na vaga à presidência. 

Em tese, todos os vereadores podem votar e serem votados, ou seja, todos eles são candidatos, mas de acordo com o vereador Romerinho Jatobá (PSB) ao JC, há um acordo interno para que não haja bate-chapa. "O vereador pode se candidatar até na hora da eleição, mas como é de praxe, a Casa já vai para a eleição com um acordo para que não tenha bate-chapa e seja tudo administrado".

No entanto, na última sessão extraordinária do ano nesta terça-feira (29), o presidente Eduardo Marques (PSB) se colocou disposto a ir para o bate-chapa com Romerinho. "Já mantive conversa com diversos vereadores e vereadoras que estão já na Casa e chegando agora e que se manifestaram simpáticos pela nossa candidatura. Mais uma vez, coloco-me à disposição dos meus pares para continuar essa administração exitosa e comprometida com meus ideais públicos e esperança do povo recifense", discursou. A informação também foi confirmada pela assessoria do vereador.

Além do nome de Eriberto Rafael (PP) cotado para 1ª Secretaria, os vereadores Hélio Guabiraba (PSB) e Aderaldo Pinto (PSB) também estavam no pareo, mas já retiraram para não haver mais de um na disputa. "E o nosso nome está na presidência, está administrado. Vai ser Romerinho na presidência e Eriberto na 1ª Secretaria. Os demais cargos vamos começar a montar com estratégias de proporção partidária e conversa com os partidos. A gente não sabe ainda se o PSOL vai lançar algum candidato, às vezes ele lança para demonstrar uma certa independência, ainda não temos uma confirmação", pontuou.

Questionado sobre a possibilidade de algum vereador da base decidir se candidatar a algum cargo na hora da votação, Romerinho ressaltou que é "pouco provável".

Representando uma esquerda opositora na Casa, o vereador Ivan Moraes (PSOL) também informou que está no páreo. "Precisamos de uma Câmara que demonstre altivez, que quando for necessário, se imponha sobre o Executivo". Antes de definir a candidatura, Ivan havia afirmado ao JC que devido aos últimos acontecimentos (votação e aprovação dos projetos do Executivo 24/2020 e 25/2020 que não iam de acordo às disposições do art 241 do regimento interno da Casa), estava "com pouca vontade de votar neles".

Antes de anunciar a sua candidatura, Ivan Moraes (PSOL) Ivan lembrou ao JC que se juntou com Marília Arraes e Rinaldo Júnior em 2017 para montar um posicionamento próprio na Mesa. "A gente se colocou para presidenta, ela, eu para vice e Rinaldo para 1º secretário. Nós três votamos em nós mesmos. Ou esse ano vai acontecer uma coisa muito parecida, ou vamos procurar ocupar um lugar nessa Mesa, mas ainda estou falando com as bancadas do PT e do PSOL, ainda não tomamos uma decisão", reafirmou.

A Mesa Diretora exerce a função de Comissão Executiva representando a Câmara, além de outras disposições estabelecidas pelo Regimento Interno da Casa, que são, dentre elas, dirigir as reuniões plenárias, proceder o registro de presença dos vereadores nas reuniões, decidir sobre questões de ordem solicitadas nas sessões, designar vereadores para compor Comissões, decidir requerimentos de urgência ou preferência de discussão, e deverá permanecer sempre composta durante as reuniões plenárias.

Governo x oposição


O nome do vereador Samuel Salazar (MDB) está cotado para assumir a liderança do governo na Casa de José Mariano. Segundo o vereador, o prefeito eleito João Campos (PSB) chegou a ligar para ele, mas ainda devem conversar. “Ficamos de sentar para conversar ainda essa semana, mas acho que não vai dar, a posse já é sexta. Mas vou aguardar essa conversa pessoalmente, está tudo encaminhado para isso (assumir a liderança da base governista)”, disse.

Até a publicação dessa matéria, a reportagem do JC não conseguiu contato com o atual líder da oposição Renato Antunes (PSC)

Comentários

Últimas notícias