Secretariado

João Campos anuncia últimos nomes para o secretariado do seu governo; saiba quem são

O prefeito eleito anunciou de uma só vez os últimos nove secretários e secretárias que irão atuar junto com ele na administração municipal nos próximos quatro anos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/12/2020 às 19:10
CMR /DIVULGAÇÃO
SOLIDARIEDADE Rodrigo Coutinho assume Esportes - FOTO: CMR /DIVULGAÇÃO
Leitura:

Atualizada às 21h21

A dois dias da posse como prefeito do Recife, João Campos (PSB) anunciou por meio das redes sociais os últimos nomes indicados para ocupar o seu secretariado, os nove que restavam para completar a equipe que irá atuar junto com ele e a vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão (PDT) no primeiro escalão da administração municipal nos próximos quatro anos. 

Entre os novos secretários estão dois vereadores eleitos para a próxima legislatura (2021-2024): O atual vereador Rodrigo Coutinho (SD), que vai assumir a Secretaria de Esportes, e Carlos Muniz (PSB), que irá comandar a Secretaria dede Governo e Participação Social. Com isso, assumem uma vaga na Câmara os suplentes Rinaldo Junior (PSB) e Professor Mirinho (SD).

>> João Campos escolhe Adriana Rocha para ocupar a Secretaria do Trabalho do Recife

João Campos vem mesclando nomes já conhecidos, seja por sua atuação no Governo de Pernambuco ou na Prefeitura do Recife com pessoas mais novas, mas não sem experiência na gestão, na composição do seu secretariado. Alguns dos novos secretários participaram da equipe de transição, a exemplo de Maíra Fischer, nova secretária de Finanças, e da elaboração do plano de governo durante a campanha, como é o caso de Ricardo Mello, indicado para a Secretaria de Cultura. A acomodação de nomes de partidos aliados, como MDB, PSD e Solidariedade, também foi fator levado em consideração. 

Quando o nome de Rodrigo Coutinho passou a ser cogitado para a pasta de Esportes, já havia insatisfação com a escolha no meio esportivo. A Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape) fez uma publicação nas redes sociais na terça-feira (29) ressaltando uma das onze propostas entregues para João Campos no dia 16 de outubro, antes mesmo dele ser eleito. O item 2 diz que "O secretário de Esportes do Recife deve ter conhecimento técnico na área desportiva". "Nós fazemos o desporto amador do Recife.
Nosso secretário de Esportes tem que ter conhecimento na área que irá gerenciar. Compromisso é Compromisso", diz trecho da postagem. 

A secretaria de Esportes foi desmembrada da pasta de Cultura e Lazer. Chegou a ser esperado que ela ficaria na cota do PSB, com alguém ligado ao deputado federal Felipe Carreras (PSB), como a atual secretária de Turismo, Ana Paula Vilaça. Carreras já comandou a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco e a Secretaria de Turismo do Recife. 

Da cota do PSD, presidido no estado pelo deputado federal André de Paula, Cacau de Paula será a secretária de Turismo e Lazer. Ela já foi diretora da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) no governo Eduardo Campos. 

Da atual gestão de Geraldo Julio, João Campos garantiu a permanência do secretário de Segurança Urbana Murilo Cavalcanti e da secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna. Do governo Paulo Câmara (PSB), João chamou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio para atuar na pasta municipal.

A reforma administrativa aprovada na Câmara Municipal do Recife nesta semana prevê uma estrutura de 18 secretarias na prefeitura, uma a menos do que a atual. As pastas de Mobilidade e Planejamento Urbano serão fundidas para dar lugar a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento.

Durante a campanha da eleição do Recife, João havia prometido indicar mulheres para metade dos cargos de liderança do seu segundo governo e cumpriu também a promessa na formação do secretariado. Dos 18 secretários, nove são mulheres e nove são homens.  "Estamos vivendo um dia histórico, celebramos a vanguarda do Recife em realizações e no cumprimento da boa política. Mostramos ao Brasil como valorizar as mulheres ao montar um time extremamente preparado para trabalhar pelo município", disse o prefeito eleito.

O advogado Rafael Dubeux tinha sido anunciado pelo socialista mais cedo nesta quarta (30) para o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. "Ainda durante a campanha, destaquei em várias oportunidades que precisamos estimular investimentos, captar recursos para novos projetos, facilitar o empreendedorismo e incorporar ciência, tecnologia e inovação em toda a economia recifense de modo a aumentar a produtividade. E Rafael terá um papel central na construção de tudo isso", afirmou João na postagem em que anunciou o nome de Rafael. 

 

Veja os nomes anunciados nesta quarta-feira (30):

Glauce Medeiros - Secretaria da Mulher

Carlos Muniz - Secretaria de Governo e Participação Social

Rafael Dubeux - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Maria Eduarda Medicis - Secretaria de Habitação

Cacau de Paula - Secretaria de Turismo e Lazer

Rodrigo Coutinho - Secretaria de Esportes

Carlos Ribeiro - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Erika Moura - Secretaria de Saneamento

Leonardo Bacelar - Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
EX-DEPUTADO Cobrado por internautas, prefeito não disse se apoia Lira - FOTO:TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias