Eleição da Câmara

Paulo Câmara prometeu a Baleia Rossi se esforçar para conseguir votos do PSB na Câmara

Durante almoço com Baleia Rossi e a bancada pernambucana, governador de Pernambuco e vice-presidente nacional do PSB demonstrou intenção de trabalhar em prol da candidatura do emedebista à Presidência da Câmara dos Deputados

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 26/01/2021 às 20:31 | Atualizado em 26/01/2021 às 20:41
Notícia
X

No almoço oferecido para o candidato à Presidência da Câmara dos Deputados Baleia Rossi (MDB-RJ) no Palácio do Campo das Princesas nesta terça-feira (26) com a participação da bancada pernambucana, o governador Paulo Câmara (PSB) e vice-presidente nacional do PSB demonstrou a sua intenção de trabalhar em prol da candidatura do emedebista não só entre os parlamentares do estado mas a nível nacional dentro do partido. 

"Eu escutei isso do governador, (a intenção) de dar um reforço na campanha, de conversar com aqueles que estejam indecisos e reforçar a campanha do Baleia não só aqui como para toda bancada do PSB, tanto ele como o Carlos Siqueira. Eu percebi isso na fala dele esse empenho de ajudar aqui a bancada do PSB para que possa sair unida nesse processo e ter o maior número de votos da bancada", afirmou Carlos Veras (PT).

>> 'PSB vai apoiar a candidatura de Baleia Rossi', diz governador Paulo Câmara

>> Baleia Rossi diz contar com '36 a 40 votos' de dissidentes do bloco de Arthur Lira 

>> Acusado de articular o impeachment de Dilma, Baleia Rossi diz que Eduardo Cunha faz campanha para Arthur Lira

A percepção foi compartilhada pelo deputado Raul Henry (MDB). "O governador disse que ia fazer o esforço que estivesse ao alcance dele para ajudar", resumiu. 

A vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB também afirmou estar empenhada no pleito. "(Estamos) Nesse esforço de poder fazer o debate político, de convencimento, com os que estão indecisos ou aqueles que disseram que vão votar em Arthur. Até segunda-feira, nós vamos fazer as conversações e os diálogos. Essa é a matéria prima da conversa, identificar as dificuldades e avançar nas conversas bilaterais para reverter os aqueles que não definiram o voto, ou declararam o voto em outro candidato", afirmou Luciana.

A reunião contou apenas com a participação de deputados que já apoiam o candidato emedebista, como Luciano Bivar (PSL), Renildo Calheiros (PCdoB) e Wolney Queiroz (PDT). Nos bastidores, há parlamentares que fazem o cálculo de um cenário da maioria da bancada pernambucana com voto favorável a Baleia, com 14 votos a 11 em uma suposição mais otimista. Mas o resultado final só poderá ser conhecido em 1º de fevereiro. Até mesmo depois da eleição realizada, ainda será haverá dificuldade em cravar o placar dos votos a favor de cada candidato, uma vez que o voto é secreto. 

No PSB de Pernambuco, declararam apoio a Baleia e estiveram presentes no almoço Tadeu Alencar (PSB) e Milton Coelho (PSB), suplente do prefeito do Recife João Campos (PSB), que já tinha anunciado apoio ao líder do Centrão Arthur Lira (PP), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

Tadeu e Milton seguem o apoio formal do PSB a Baleia, juntamente com os partidos da oposição, anunciado no último dia 4 de janeiro. Apesar disso, deputados socialistas como o pernambucano Felipe Carreras (PSB), que declarou voto em Lira, questionam a legitimidade do apoiamento da maioria do partido ao candidato, apresentada pelo líder Alessandro Molon. Danilo Cabral (PSB) e Gonzaga Patriota (PSB) não declararam seu voto até o momento.

>> Oposição fecha apoio à candidatura de Baleia Rossi para presidência da Câmara

De acordo com parlamentares ouvidos pelo JC, não foi apresentada nenhuma demanda específica à Baleia Rossi. O emedebista adotou um tom cordial e reafirmou a defesa da independência da Câmara como sua principal bandeira. "Ele deu uma reforçada no processo de diálogo dos parlamentares, mostrou que ele será um presidente que vai ouvir o parlamento, o conjunto dos pares na Casa", disse Carlos Veras. Já para Raul Henry, a candidatura de baleia Rossi "representa a independência do parlamento e a defesa das instituições democráticas", disse.

Baleia reúne apoio de 11 partidos, incluindo os da oposição, que somam 236 parlamentares: PT, MDB, PSDB, PSB, DEM, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. 

Na visão da vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos e presidente nacional do PCdoB, a questão que une os apoiadores da sua candidatura é a agenda democrática, e um movimento de continuidade às ações de contenção do "intento autoritário de Bolsonaro", capitaneada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

"Em um país democrático, por mais ameaçados que possamos ser, é fundamental ter um poder legislativo independente. Rodrigo Maia atuou de maneira incisiva para a questão da covid-19, para que se votassem os recursos para os estados, sem isso seria um caos. E o Baleia representa uma posição mais autônoma dessa agenda. Isso que tem movido as nossas conversas, para que não tivéssemos um poder determinando os rumos do outro, a gente retroceder", afirmou a vice-governadora. 

Tadeu Alencar também defendeu o apoio programático à candidatura do emedebista. "Tem a ver com a necessidade de defesa das instituições, da democracia, de um novo federalismo, do equilíbrio que o Poder Legislativo pode assegurar para conter as ousadias autoritárias de Bolsonaro, que tomou partido numa eleição eminentemente do poder legislativo, favorecendo a candidatura do Baleia.

Paulo Câmara

Depois da reunião, Paulo Câmara gravou um vídeo, publicado nas suas redes sociais, em que reafirma o apoio do PSB e demonstra a sua torcida pelo emedebista na disputa. "Recebemos hoje o candidato à Presidência da Câmara, deputado Baleia Rossi junto com vários deputados de Pernambuco e de outros estados brasileiros e satisfeitos com o que o Baleia disse aqui, o compromisso dele com a democracia, com as instituições, com os estados, com municípios, com o federalismo. E o nosso partido, o PSB, vai apoiar a candidatura de Baleia Rossi e esperamos que tenha sucesso agora nessa eleição da Câmara dos Deputados", afirmou o governador, em vídeo publicado nas suas redes sociais.

Mais tarde nesta terça-feira (26), uma nota enviada pela assessoria do governo estadual traz outra fala do governador com um tom mais institucional sobre o encontro com Baleia, sem mencionar apoios, e afirmando que irá respeitar a decisão das bancadas e lideranças. "Juntamente com a bancada federal pernambucana, e dentro do espírito democrático, ouvimos o que está sendo proposto por ele e reiteramos a importância de uma convivência respeitosa e autônoma entre os Poderes para consolidarmos o nosso projeto de país. Ao mesmo tempo, reafirmamos que iremos respeitar a decisão das nossas bancadas e lideranças, e que eles possam escolher o nome que represente melhor os anseios de nosso povo", completou o governador.

Tags

Autor