Covid-19

Governadores cobram do governo federal detalhamento do cronograma de vacinação contra covid-19

Além das informações sobre quantitativo, data de compra e se o governo irá financiar 100% dos custos, os governadores também estão discutindo medidas a serem adotadas em conjunto para conter a disseminação no período de carnaval

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 28/01/2021 às 16:45
Foto: Moreira Mariz / Agência Senado
"Precisamos saber qual é o número de vacinas que o Programa Nacional de Imunização (PNI) do governo federal, vai garantir", disse Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste - FOTO: Foto: Moreira Mariz / Agência Senado
Leitura:

Governadores cobram do governo federal o detalhamento do cronograma de vacinação contra a covid-19. De acordo com o presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática de vacina do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias (PT), é preciso disponibilizar informações sobre como as doses vão ser adquiridas, data da compra e quem será o responsável por comprar as vacinas para a imunização de mais de 200 milhões de brasileiros. 

>>Acompanhe ao vivo a coletiva do Governo de Pernambuco sobre o enfrentamento da pandemia da covid-19

>>Ministério da Defesa diz que leite condensado é para dar energia a militares

>>João Campos diz que governo Bolsonaro vai na 'contramão do mundo' por corte que pode impactar pesquisas

"Precisamos saber qual é o número de vacinas que o Programa Nacional de Imunização (PNI) do governo federal, vai garantir. Será que vai ser 100% ou 50%, há necessidade desta definição para que cada estado possa se programar e se planejar. Ao mesmo tempo também cobramos que juntos, uma ação para que o poder central do Brasil possa, com o governo brasileiro e o governo da China, assegurar um cronograma de compra e entrega mês a mês de vacinas para o Butantan e para Fiocruz", afirmou Dias, que é governador do Piauí, nesta quinta-feira (28).

Ainda segundo o presidente do Consórcio Nordeste, seriam 100 milhões de doses da IFA para o Instituto Butantan e 100 milhões para a Fiocruz. Ele também afirma que os gestores esperam a abertura de diálogo com o governo da Rússia para que seja viabilizado a liberação da Sputnik V no Brasil. Já há, inclusive, uma negociação do Consórcio, para a aquisição de 50 milhões de doses do imunizante da Rússia, formalizada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), ex-presidente do colegiado.

CARNAVAL

O governador do Piauí, Wellington Dias, também falou sobre as medidas voltadas para a prevenção da covid-19 durante o período de carnaval. O chefe do Executivo estadual, afirmou nesta quinta-feira, que todo governadores do Nordeste estariam de acordo com a adoção de medidas em conjunto para conter a transmissibilidade nesse momento. 

"Invariavelmente em diferentes regiões de Saúde de cada estado tivemos o crescimento da transmissibilidade, crescimento na ocupação de leitos, tanto leitos clínicos, como leitos de UTI. E é aqui, em leitos de UTI onde mora o maior problema. Porque tudo está acontecendo numa velocidade muito grande", frisou Dias.

Dentre as medidas sugeridas pelo presidente do Consórcio,  está a suspensão do ponto facultativo para esse período de feriado, barreiras em aeroportos e ampliação das operações da Lei Seca. "Ou seja, cada estado tem autonomia para adotar medidas na proporção, na dosagem da realidade do seu estado. Mas o lado bom: já são 14 estados no Brasil que também estão abraçando essa ideia de trabalharmos num horizonte que varia dessa semana até o dia 21, no domingo após o carnaval", explicou o presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional de Governadores.

No entanto, não foi divulgada a relação dos 14 estados que estariam acordados com estas ações citadas pelo governador. 

 

 

Comentários

Últimas notícias