Matéria atualizada às 13h29 do dia 19 de fevereiro de 2021
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, cassar os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Arcoverde, José Wellington Cordeiro Maciel (MDB) e Israel Lima Braga Rubis (PP), respectivamente, pela prática de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2020. A ex-prefeita da cidade, Maria Madalena Santos de Brito (PSB), também é ré no processo e, assim como Wellington da Lw e Delegado Israel, como são conhecidos, ficará inelegível por oito anos.
Com a decisão, tomada por unanimidade pela corte nesta quinta-feira (18), o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Weverton Siqueira (PSB), terá que assumir a prefeitura e convocar novas eleições. Os réus ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
>> TRE-PE cassa mandatos do prefeito e vice-prefeito de Agrestina
>> TRE cassa mandato do prefeito de Petrolina, Julio Lóssio
>> TRE cassa mandato de senadora do PSL conhecida como 'Moro de saias'
No dia 13 de novembro de 2020, o juiz eleitoral Draulternani Melo Pantaleão cassou os registros de candidatura do prefeito e do vice, mas mesmo assim eles foram diplomados em dezembro, amparados por uma liminar. Os gestores recorreram da decisão do magistrado de primeira instância no TRE e, hoje, por 7 votos a 0, tiveram o pedido de anulação da sentença negada.
"Com o julgamento do mérito nesta quinta-feira, prevalece a decisão da primeira instância, que cassou os registros de candidatura", afirma o TRE-PE, através de nota.
Em nota, o prefeito e o vice anunciaram a disposição de recorrer ao TSE, em Brasília. "Seguiremos buscando justiça para que a decisão livre, soberana e democrática do povo de Arcoverde expressada nas urnas em 15/11/2020 seja respeitada", afirmou a dupla.
Leia a íntegra da nota:
A LUTA CONTINUA
O prefeito e o vice de Arcoverde, Wellington da LW e Delegado Israel, vêm informar à população que já estão adotando as medidas judiciais cabíveis contra decisão proferida hoje, 18/02/2021, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco em Ação de Investigação Judicial Eleitoral.
O referido julgamento ainda será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, e seguiremos buscando justiça para que a decisão livre, soberana e democrática do povo de Arcoverde expressada nas urnas em 15/11/2020 seja respeitada.
A UNIÃO POR ARCOVERDE continua mais firme do que nunca, mesmo porque o que nos move é o sentimento de não fugir à luta. Pra frente é que se anda!
Wellington Maciel – Prefeito
Israel Rubis – Vice-Prefeito
Comentários