Pandemia

TCE-PE vai discutir ações de enfrentamento à covid-19 com Secretaria de Saúde de Pernambuco

Vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) Ranilson Ramos, vai se reunir na manhã desta sexta-feira (4) com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 04/03/2021 às 16:56 | Atualizado em 04/03/2021 às 17:34
Notícia
X

Atualizada às 17h34

O vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Ranilson Ramos, vai se reunir nesta sexta-feira (4), às 10h, com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. Na pauta, medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19, diante da situação crítica em que o sistema de saúde do estado se encontra. Também participam do encontro a equipe da pasta e auditores da área da saúde do TCE-PE. 

>> Acompanhe ao vivo coletiva do governo de Pernambuco sobre enfrentamento à covid-19

>> Com alta ocupação de leitos, Pernambuco determina suspensão de cirurgias eletivas em todo o Estado

Nesta quinta (4), Pernambuco chegou a 304.732 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, e 11.090 óbitos causados pela doença.

Rede hospitalar

Ranilson Ramos é relator das contas da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) no biênio 2021-2022. Ele defende que o TCE-PE ajude a agilizar as compras realizadas pelo governo estadual, em especial a expansão da rede hospitalar.  

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública estadual está em 92%, de acordo com o boletim da última quarta-feira (3). Das vagas de enfermaria, 79% estão ocupadas. Em todo o estado, são 1.996 leitos, sendo 1.046de UTI e 950 de enfermaria.

Ranilson cita como exemplo o edital de chamamento público para a contratação de 490 leitos da rede privada para atendimento de pacientes com sintomas da covid-19, sendo 300 de enfermaria, 150 de UTI e 40 de UTI neonatal, por um período de 90 dias. 

>> Com UTIs públicas cheias, Pernambuco vai contratar 490 leitos da rede privada para pacientes com sintomas de covid-19

"A gente quer conhecer as políticas que eles tem, ações imediatas para esse fortalecimento da rede especialmente no que concerne a leitos de enfermaria e de UTI. Esse chamamento é suficiente? Será que vai ter adesão da rede privada? Porque a gente sabe que a rede privada está comprometida. Também é necessária a implantação de novos hospitais de campanha", explicou. 

A ideia é que o controle externo dê aval às contratações no mesmo momento em que serão anunciadas, para possibilitar a efetivação das compras de imediato, com a agilidade que o momento atual pede. "Vamos dar esse suporte ao governo para que ele tenha a tranquilidade de lançar um edital já com a chancela do tribunal e principalmente com prazo para a implantação", afirmou o conselheiro.  

Tags

Autor