GOVERNADORES

Governadores pedem audiência com novo ministro da Saúde

A expectativa é de que a agenda seja marcada ainda nesta semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 16/03/2021 às 19:37
Notícia
X

O presidente do Consórcio Nordeste e o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), solicitou nesta terça-feira (16), uma audiência com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com o Fórum Nacional de Governadores. De acordo com o gestor, a expectativa é de que ainda nesta semana possa ser definida uma data para o encontro. "Uma agenda que possamos tratar de uma pauta federativa para enfrentarmos juntos este momento da pandemia, e com essa integração municípios, União, os estados, o próprio setor privado e a sociedade, creio que será possível vencer o novo coronavírus", afirmou Dias. 

Os gestores encabeçam o “Pacto Nacional pela Vida”, onde pleiteiam a união entre os três poderes da República para acelerar a vacinação contra a covid-19; apoio às medidas preventivas contra a pandemia; e a ampliação da rede hospitalar. Hoje, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), manifestou total anuência destes três pontos colocados pelos governadores.

“Cabe destacar que os pleitos corroboram notas já emitidas pelo movimento municipalista, especialmente a publicada no dia 4 de março, por meio da qual as entidades municipalistas alertam que ‘é esse um momento em que a soma de esforços representa o único caminho para o enfrentamento da crise sanitária, política e econômica que a nação brasileira enfrenta’", afirma a CNN. 

"O movimento reitera ainda que, havendo a indefinição em relação ao cumprimento do calendário de distribuição das vacinas pelo governo federal, se fará necessária uma concertação nacional temporária dos Estados e seus respectivos Municípios para a aquisição suplementar das vacinas, respeitando-se, primordialmente, o princípio constitucional de igualdade entre os brasileiros”, pontuam os prefeitos.

Os governadores também se reuniram, nesta terça-feira, com a comissão do “Manifesto Vida Acima de Tudo”, para debater sobre a crítica situação enfrentada pelo país com o agravamento da pandemia da covid-19. Personalidades como o cantor e compositor Chico Buarque, a atriz Fernanda Montenegro, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis, o padre Julio Lancelotti entre outros nomes, assinam a carta aberta em que classificam o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “genocida” e apontam para o “descaso com a vacinação e com as medidas básicas de prevenção”.

"Estamos há muito tempo propondo um pacto pela vida, e hoje já conta com o apoio da Câmara, do Senado, de ministros do Supremo Tribunal Federal, do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais e de Defensores-Gerais, de pessoas da ciência, de artistas e do setor empresarial”, comentou Wellington Dias, que também é o coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional de Governadores

Tags

Autor