VACINA

Governadores pedem união dos três poderes para acelerar vacinação contra a covid-19

Em carta assinada por representantes dos 22 estados e do Distrito Federal, há pedidos sobre as medidas preventivas e ampliação da rede hospitalar

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 10/03/2021 às 16:38
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL
Os governadores têm se articulado a favor de uma adesão nacional a medidas mais restritivas - FOTO: TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Governadores de 22 estados, incluindo de Pernambuco, e do Distrito Federal, divulgaram nesta quarta-feira (10), um carta pedindo união entre os três poderes da República para acelerar a vacinação contra a covid-19. Paulo Câmara (PSB) e os demais gestores também pedem apoio as medidas preventivas contra a pandemia, ampliação da rede hospitalar - propostas que formam o "Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde".

"O coronavírus é hoje o maior adversário da nossa Nação. Precisamos evitar o total colapso dos sistemas hospitalares em todo o Brasil e melhorar o combate à pandemia. Só assim a nossa Pátria poderá encontrar um caminho de crescimento e de geração de empregos", afirma o documento. 

O primeiro pedido dos gestores, que integram o Fórum Nacional de Governadores,  trata da expansão da vacinação, “com pluralidade de fornecedores, mais compras e busca de solidariedade internacional, em face da gravidade da crise brasileira. Sublinhamos que todas as aquisições devem ser distribuídas segundo o marco legal do Plano Nacional de Imunização”. O segundo apelo contido na carta, fala sobre as medidas preventivas para conter o vírus. 

Os governadores têm se articulado em torno de uma adesão nacional a medidas restritivas. Apesar de fazer parte do grupo, o governador Paulo Câmara afastou a possibilidade de decretar um novo lockdown no Estado. Em suas redes sociais, nessa terça-feira (9), Câmara afirmou que, "Por enquanto, as medidas restritivas já anunciadas permanecem: só serviços essenciais das 20 às 5h, de segunda à sexta-feira e no próximo final de semana manteremos o fechamento total das atividades não essenciais".

Por fim, eles solicitam apoio aos estados para manutenção e ampliação de leitos, para que haja uma integração de todos os sistemas hospitalares, "a fim de usar ao máximo as disponibilidades existentes, a partir de planejamento e análise diária de cenários em cada unidade federada".

"Consideramos que esse Pacto deve ser dirigido por um Comitê Gestor, com a participação dos três Poderes e de todos os níveis da Federação, além da assessoria de uma comissão de especialistas", encerram a carta. Assinaram o documento os gestores do Maranhão, Pará, Amapá, Espírito Santo, Ceará, Tocantins, São Paulo, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Minas Gerais, Distrito Federal e Roraima.

 

Comentários

Últimas notícias