Cotado para disputar o Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira ouve demanda de políticos do Agreste
Anderson vem buscando protagonismo que vá além dos limites de Jaboatão
Cotado para disputar o governo de Pernambuco em 2022, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), reuniu-se com o ex-prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega, e com o ex-vice-prefeito, Guilherme Nóbrega, lideranças do Agreste, para tratar, entre outros assuntos, da recuperação econômica de quem foi afetado pela pandemia da covid-19.
Na ocasião, Anderson relatou que tomou iniciativas para amenizar a situação de empresas e profissionais autônomos, entre as quais, a prorrogação das parcelas do IPTU, ISS, Contribuição de Limpeza Pública e CIM, que venceriam neste mês de abril, para o final do ano. “A região onde se encontra Surubim tem uma grande importância para a economia do estado, por ser um polo de confecções, e é necessário um olhar diferenciado para essa situação. Tanto Flávio quanto Guilherme têm experiências administrativas e sabem que os setores da economia precisam de mais apoio para que possam se recuperar no tempo mais curto possível”, disse Anderson Ferreira.
>> Anderson Ferreira busca protagonismo em reunião com Paulo Câmara
>> Anderson Ferreira vai isentar baixa renda de Jaboatão da taxa de iluminação pública em maio e junho
Não é a primeira vez que Anderson tenta ter atuação que vá além das linhas de Jaboatão. No início deste ano, por exemplo, ele buscou mostrar protagonismo na reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) e prefeitos de cidades litorâneas, realizada para tratar da garantia no cumprimento dos protocolos do Plano de Convivência com a covid-19 e evitar aglomeração nas praias.
No encontro, realizado por meio de videoconferência, Anderson sugeriu que haja um comando central da Secretaria Estadual de Saúde para orientar e capacitar os comerciantes. Ele cobrou a adoção de um protocolo padrão de segurança sanitária por todos os municípios envolvidos e destacou que suas ações estão dando certo no Jaboatão. "Além disso, considerei importante a veiculação de campanha educativa na mídia dirigida aos frequentadores, comerciantes e turistas para conscientizar a todos de que o uso de máscaras e o distanciamento social são as melhores formas de evitar a propagação da covid-19. Todo esforço que venha a somar e muito importante nesse momento", afirmou o prefeito à época.
O prefeito é colocado como um dos três nomes que pode oxigenar a oposição na disputa de 2022, ao lado de Raquel Lyra 9PSDB), prefeita de Caruaru, e Miguel Coelho (MDB), prefeito de Petrolina. Mesmo com o nome no páreo, Anderson já disse que não irá tratar de 2022 neste momento, "só na hora certa".
Na reunião desta terça-feira (20), Anderson ouvir reclamações relacionadas ao polo do jeans. Flávio Nóbrega ressaltou que faltam incentivos e mais investimentos na região do Agreste, em particular para o setor das confecções. “O polo do jeans está distribuído em cidades como Surubim, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, e vem enfrentando dificuldades por causa da pandemia. É necessário mais apoio para que o setor retome o ritmo de produção”, assinalou o ex-prefeito.
Guilherme Nóbrega ressaltou a importância de incluir os jovens entre as prioridades, com a qualificação de mão de obra, a exemplo do programa Jaboatão Aprendiz, implantado pela gestão de Anderson Ferreira. “Nossos jovens precisam estar capacitados para o momento que a economia voltar à normalidade. Na nossa região, há campo de trabalho para absorver, principalmente, aqueles que buscam o primeiro emprego”, ressaltou.