Investigação

Políticos pernambucanos repercutem a instalação da CPI da Covid no Senado

Comissão vai investigar ações do governo federal, estados e municípios no enfrentamento à covid-19 no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 27/04/2021 às 18:24 | Atualizado em 27/04/2021 às 18:25
Notícia
X

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar no Senado as ações do governo federal, estados e municípios com relação ao enfrentamento à pandemia de covid-19 mal foi instalada e já repercute bastante entre políticos pernambucanos. Nesta terça-feira (27), diversas lideranças do Estado usaram as suas redes sociais para comentar o início dos trabalhos da CPI.

Pelo Twitter, a deputada estadual Priscila Krause celebrou a instalação da comissão e afirmou que a investigação pode trazer à tona várias irregularidades que teriam sido cometidas no âmbito local. "Inaugurada a CPI da Covid no Senado! Escrevo com a certeza de quem acompanha de perto: se entrarem com seriedade nos recursos federais enviados para a Prefeitura do Recife (R$ 130 milhões, considerando só repasses do Fundo Nacional Saúde em 2020), não restará pedra sobre pedra", disse.

>> Relator da CPI da covid, Renan Calheiros promete ''santuário da ciência''; leia na íntegra o discurso

>> Líder do Governo Bolsonaro, Fernando Bezerra pede que CPI da Covid não sirva de palanque político para 2022

>> Omar Aziz é eleito presidente da CPI da Covid e escolhe Renan Calheiros como relator

>> Governo federal podia ter salvado vidas, afirma Paulo Câmara na véspera da CPI da Covid

>> 'Temos que garantir a resolução de problemas atuais da pandemia', diz Humberto Costa sobre a CPI da Covid

O também deputado estadual João Paulo Lima (PCdoB), por sua vez, afirmou que torce para que o resultado da CPI seja o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "A CPI da Covid foi instalada no Senado. Que venha o impeachment. O único resultado aceitável num país que sobra cloroquina e faltam vacinas", observou o parlamentar.

Referindo-se à comissão como "CPI do Genocídio", a deputada estadual Teresa Leitão (PT) declarou que o País merece conhecer os responsáveis por tantas mortes em decorrência da pandemia. "CPI da COVID é instalada sob grande tensão. O valentão genocida,que chama quem chora seus mortos de maricas,tá com medo de que? O Brasil merece conhecer as entranhas dessa cruel pandemia.Não se perde 400 mil vidas sem responsabilizações!Toda força à CPI!", disparou a petista.

"O país precisa saber a razão de o governo federal ter recusado 11 ofertas formais de fornecimento de vacinas contra a covid. O número leva em conta apenas os episódios em que há comprovação documental da omissão governamental", observou o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB).

Tags

Autor