ALTERNATIVA

Wolney Queiroz admite palanques alternativos para Ciro Gomes em Pernambuco

Após conversar com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), o presidente estadual do PDT também irá conversar com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e irá procurar o DEM em prol de um palanque para Ciro Gomes em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 28/04/2021 às 16:30 | Atualizado em 28/04/2021 às 16:49
Notícia
X

O encontro na manhã desta quarta-feira (28), entre o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), e o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, foi visto pelo dirigente como uma conversa inicial, que pode abrir a possibilidade de o PDT ter mais uma alternativa de apoio à candidatura do presidenciável Ciro Gomes aqui no Estado. “Foi só uma primeira conversa, ninguém antecipou nada. Nós sabemos do desejo de Miguel em disputar o Governo do Estado, e acho que temos espaço para levar o MDB para apoiar Ciro Gomes, e isto é um fato fundamental. Ele tem essa simpatia ao nome de Ciro”, destacou o dirigente pedetista.

Apesar de Miguel Coelho ser visto como um gestor alinhado ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - tendo o seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), como líder do governo no Senado Federal -, Wolney deixa claro que não o enxerga como “bolsonarista”.

>>Em 2022, com certeza vamos estar do mesmo lado, diz Paulo Câmara sobre PDT

>> João Campos defende que PSB lance candidato próprio, em meio à aproximação com Lula

>> Relação do PDT com o PSB é mais importante que diálogo de momento com Lula, diz Lupi

“O vejo como uma pessoa que até muito pouco tempo estava em nosso palanque (na Frente Popular). Ele não possui uma pauta bolsonarista na cabeça, não possui a mesma pauta de costumes.É um prefeito que vai em busca de recursos para viabilizar obras e vem transformando a cidade. Um administrador jovem que tem feito uma boa gestão”, afirmou Queiroz, ao ser questionado sobre os pontos de convergências que teria com Miguel Coelho.

O presidente estadual do PDT também esclarece que assim como houve essa primeira conversa com o prefeito de Petrolina, outras legendas também serão procuradas para falar sobre a conjuntura nacional e estadual para 2022. Em conversa com a reportagem, ele antecipou que está definindo detalhes para se reunir com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. No partido tucano, o nome da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, tem sido cotado para o pleito majoritário do ano que vem.

“Também quero procurar o DEM, no qual o partido tem conversado nacionalmente com o PDT, temos alianças em estados importantes, como na Bahia. Em Salvador, o PDT apresentou a vice-prefeita Ana Paula Matos, onde a chapa foi vitoriosa e o presidente nacional do DEM, ACM Neto demonstra simpatia pelo nome de Ciro”, afirmou.

SOCIALISTAS

A visita de Miguel Coelho à Caruaru surge no momento em que o PDT tem reagido diante da aproximação entre o PSB e o PT. O presidente Wolney Queiroz já havia sido categórico ao afirmar que o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, terá palanque em Pernambuco - o que independeria do apoio dos socialistas ou não.

Ainda assim, Wolney frisa que a relação com os socialistas “é a melhor possível”. “Nosso alinhamento é muito bom, estamos construindo isso há muito tempo e se fortaleceu muito em 2020. O apoio do PDT foi fundamental para a eleição de João Campos, o próprio Ciro esteve aqui para fazer campanha”, destacou.

“Ocorre que com a entrada de Lula no páreo, eu como dirigente estadual e nacional, líder do partido na Câmara, preciso acautelar os cenários e ter alternativas. Ciro precisa de um palanque em Pernambuco”, complementou. Ele também acredita que não é só o prefeito João Campos que vê dificuldades em um alinhamento com os petistas, mas representantes socialistas de outras regiões do Sul e Centro Oeste do país. “O PSB para nós é um partido que tem que ser disputado e temos que tentar atrai-lo”, ressaltou Wolney, que trabalha pela aliança com os socialistas desde 2016.

 

 

Tags

Autor