REFORMA

Paulo Câmara aumenta espaço do Republicanos e do Avante no governo e tira esposa de João da Costa da EPTI

O advogado Tomé Barros Monteiro da Franca assume a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, por indicação do partido Republicanos, do deputado federal Silvio Costa Filho. Marcelo Bruto passa a assumir a secretaria executiva da Seplag

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 20/05/2021 às 19:48
DIVULGAÇÃO
Tomé Franca assumiu Sedu em maio/2021 - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), anunciou nesta quinta-feira (20), mais mudanças na estrutura administrativa estadual. O advogado Tomé Barros Monteiro de Franca, assume a o comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em substituição ao administrador e advogado Marcelo Bruto. Atualmente, Tomé Franca ocupava o cargo de secretário executivo de Saneamento da Prefeitura do Recife.

 

O novo secretário será empossado nesta sexta-feira (21), às 10h. Marcelo Bruto, permanecerá na gestão, mas assumirá a Secretaria Executiva de Parcerias e Estratégias da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Nos bastidores, a saída de Bruto já vinha sendo dada como certa desde o inicio do ano, conforme antecipado pelo JC. Com a mudança, as tratativas para assumir a pasta ganharam fôlego com o partido do deputado federal Silvio Costa Filho, o Republicanos, que fez a indicação do nome de Tomé Franca.

"Após ingressar na Frente Popular pelas mãos do prefeito João Campos, o Republicanos, presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho, recebeu o convite do governador Paulo Câmara para integrar o Governo Estadual. A sigla vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), que realiza um papel importante para o desenvolvimento das cidades de Pernambuco. Silvio tem estreitado relações com a Frente Popular, liderada pelo governador Paulo Câmara. Em Brasília, Silvio tem colaborado com a viabilização de investimentos para o Recife e para o Governo do Estado", afirmou o partido, em nota.

“Quero agradecer, em nome do Republicanos, governador Paulo Câmara pelo convite que fez para integrarmos o Governo Estadual. Tenho certeza de que o novo secretário fará um belo trabalho, contribuindo com o desenvolvimento do nosso Estado. Quero, em Brasília, ao lado do deputado Ossesio Silva e de toda nossa bancada, trazer investimentos e ações que possam ajudar o Governo do Estado. Junto ao governador, vamos trabalhar pelo crescimento e pelo desenvolvimento de Pernambuco”, pontuou Silvio Costa Filho. 

 Outro partido que também aguardava ser contemplado na gestão estadual, foi o Avante. Inclusive, o deputado federal Sebastião Oliveira não escondeu a insatisfação no tratamento dado ao partido pelo governador Paulo Câmara. Ele chegou a declarar que não iria mais "conter a sangria de insatisfação de prefeitos, deputados estaduais e vereadores"

Atual secretário executivo de Meio Ambiente do Recife, Antônio Junior Cavalcanti, agora assume a presidência da Empresa Pernambuco de Transporte Intermunicipal (EPTI). Em 2018, Antônio Júnior assumiu a Secretaria de Transportes, após saída de Sebastião Oliveira para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Já a ex-presidente, Marília Bezerra, esposa do ex-vereador do Recife, João da Costa (PT), passa a integrar a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

MULHER

No dia 11 de maio, o governador Paulo Câmara nomeou a ex-títular da Delegacia da Mulher, Ana Elisa Sobreira, como a nova secretária estadual da Mulher, no lugar da médica Silvia Cordeiro, que estava a frente da pasta desde 2015. Silvia agora passa a integrar a equipe da Assessoria Especial do Governo.

Também foi nomeado, no mesmo dia, o advogado Ruy do Rego Barros Rocha, que assumiu a diretoria do Instituto de Recursos Humanos (IRH), órgão vinculado à Secretaria de Administração. O cargo estava vago desde outubro do ano passado, quando Ruy Bezerra foi exonerado. A indicação pelo nome do advogado seria do presidente estadual do PSD, o deputado federal André de Paula.

 


REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
O novo secretário será empossado nesta sexta-feira (21), às 10h, pelo governador Paulo Câmara. - FOTO:REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Comentários

Últimas notícias