Luto

Em nome do Democratas, Mendonça Filho homenageia Marco Maciel: 'exemplo de espírito público'

Ex-vice-presidente da República, Maciel faleceu durante a madrugada, em Brasília, por complicações de um quadro infeccioso respiratório

Renata Monteiro
Renata Monteiro
Publicado em 12/06/2021 às 17:49
Notícia
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Mendonça Filho (DEM), ex-governador de Pernambuco e ex-ministro da Educação - FOTO: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Leitura:

O ex-governador e ex-ministro da Educação Mendonça Filho, que preside o Democratas em Pernambuco, assinou uma nota do partido neste sábado (12) afirmando que o Brasil, a política e a legenda perderam "um dos melhores homens públicos da história de Pernambuco e do país: Marco Maciel". Ex-vice-presidente da República, Maciel faleceu durante a madrugada, em Brasília, por complicações de um quadro infeccioso respiratório.

Classificando o aliado como o "maior representante da política do diálogo" e um "exemplo de espírito público, de ética, de moralidade, de integridade, de trabalho e compromisso com os valores democráticos", Mendonça afirma que Marco Maciel deixa um grande legado para Pernambuco.

"Após anos acometido pelo Alzheimer, nos deixa hoje com um legado de ensinamentos como o seu sacerdócio político e o trabalho em defesa dos interesses de Pernambuco, do Brasil e dos valores democráticos. De formação cristã humanista, exerceu a vocação política desde o movimento estudantil, tendo construído uma carreira pública exemplar como vice-presidente da república, senador, ministro da Educação, deputado, presidente da Câmara dos Deputados, governador de Pernambuco e imortal da Academia Brasileira de Letras", diz o texto.

>> Presidente Jair Bolsonaro decreta luto oficial de três dias, no País, pela morte de Marco Maciel

>> Marco Maciel deixa o legado da conciliação

>> FHC lamenta morte de Marco Maciel e descreve pernambucano: ''Lealdade''

>> Prefeito João Campos decreta luto oficial de três dias, no Recife, pela morte de Marco Maciel

>> Quem foi Marco Maciel? Político pernambucano morreu aos 80 anos neste sábado

>> Marco Maciel ia da política à economia como ia da cultura à energia nuclear

A nota segue afirmando que Maciel seguirá sendo "uma referência política em defesa dos valores liberais, da democracia, do entendimento e da busca pelos consensos". O democrata também cita alguns ensinamentos do ex-vice-presidente, como a defesa de que "devemos buscar sempre, entre o que nos separa, aquilo que pode nos unir".

"Com gentileza e cordialidade ímpar, foi um colecionador de amigos de variadas linhas ideológicas. Vitorioso na trajetória pública e pessoal, teve na sua serenidade a força de um grande líder. Um pernambucano raiz, sempre exaltou os nossos símbolos, defendeu nosso povo. Foi um grande governador com visão de futuro, deixando sua marca em todos os cantos do nosso Estado. Fica um vazio muito grande", afirma Mendonça Filho.

Por fim, o democrata presta solidariedade à esposa, aos filhos, familiares e amigos de Maciel e agradece a ele por "poder conviver e compartilhar do seu exemplo de dedicação à construção de um Pernambuco e de um Brasil democrático, melhor e mais justo".

Comentários

Últimas notícias