Governo federal

Ao lado de prefeitos do Agreste, Mendonça Filho participa de maratona de encontros com ministros em Brasília

Participaram dos compromissos a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), além dos prefeitos de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM), de Cupira, Zé Maria (DEM), e de Lagoa do Ouro, Edson Quebra Santo (PP)

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 15/06/2021 às 18:30 | Atualizado em 15/06/2021 às 18:31
Notícia
X

O ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) acompanhou, nesta terça-feira (15), uma comitiva de prefeitos do Agreste pernambucano em uma série de visitas aos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Regional, da Economia e da Cidadania. Participaram dos compromissos a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), além dos prefeitos de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM), de Cupira, Zé Maria (DEM), e de Lagoa do Ouro, Edson Quebra Santo (PP).

A principal agenda do grupo hoje foi uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No Twitter, o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou sobre o encontro. "Recebi, há pouco, prefeitos do estado de Pernambuco. Conversamos sobre o fortalecimento do SUS nos municípios, o Plano de Vacinação e as ações de enfrentamento à pandemia. Isso mostra que trabalhamos juntos para imunizar o Brasil e garantir saúde de qualidade ao povo brasileiro", afirmou Queiroga.

>> Covid-19: variante gama é predominante em Caruaru, no Agreste de Pernambuco; monitoramento segue em busca de novas cepas

>> Mendonça Filho considera correta a decisão do DEM de expulsar Rodrigo Maia

>> Mendonça parabeniza o MPF por denúncia contra suspeitos de compra irregular de respiradores no Recife

>> Em Pernambuco, chances do DEM estar na chapa majoritária da oposição em 2022 são remotas, diz Mendonça

"Nossa intenção foi reforçar com o ministro a necessidade de uma atenção maior para o Agreste de Pernambuco para ajudar no combate à covid-19 nessa área do Estado, que está com uma incidência maior de casos da doença, mas não foi só isso. Houve prefeitos que falaram sobre a atenção básica, como a UPA 24h e funcionamento do Samu em Belo Jardim, e a conclusão do hospital municipal de Bezerros, por exemplo. E o ministro foi receptivo aos pleitos e disse inclusive que auxiliaria os municípios com um programa de testagens, para evitar que pacientes fiquem mais tempo do que o necessário em um leito", declarou Mendonça Filho.

Lucielle Laurentino afirmou que, além de solicitar ao ministro da Saúde apoio com leitos de retaguarda, respiradores, mais vacina e testagem, conversou com outros representantes do governo federal sobre outras demandas prioritárias para a cidade de Bezerros. "Reforçamos com o ministro da Saúde que precisamos de apoio para cuidar dos postinhos do nosso município, conversamos sobre habitação e infraestrutura com o ministro de Desenvolvimento Regional e sobre reforma da Previdência no ministério da Economia. Amanhã (16), teremos um encontro com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina", explicou a gestora.

Segundo Mendonça, na agenda desta quarta-feira devem ser tratados com Tereza Cristina ações relacionadas à agricultura familiar, estradas rurais, máquinas e equipamentos. O grupo também participará de uma audiência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O retorno da comitiva a Pernambuco está previsto para a quinta-feira (17).

Tags

Autor