TRE-PE

Capoeiras e Palmeirina, no Agreste de Pernambuco, terão novas eleições em 3 de outubro

Os dois municípios estão sendo administrados provisoriamente pelos respectivos presidentes da Câmara de Vereadores das cidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 18/06/2021 às 19:02 | Atualizado em 18/06/2021 às 20:45
Notícia
X

Com informações do TRE-PE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) definiu, nesta sexta-feira (18), a data das eleições suplementares que devem ser realizadas em Capoeiras e Palmeirina, no Agreste do Estado: 3 de outubro de 2021. Os dois municípios estão sendo administrados provisoriamente pelos respectivos presidente da Câmara de Vereadores das cidades.

"No caso de Capoeiras, a candidatura de Luiz Claudino de Souza foi indeferida pelo TRE em 13 de novembro passado. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de abril passado. O município tem 15.779 eleitores. Já em Palmeirina, a candidatura de Severino Eudson Catão Ferreira foi indeferida pelo Juízo Eleitoral em outubro de 2020. Tanto o TRE quanto o TSE confirmaram a decisão. São 6.596 eleitores do município", explica o TRE-PE.

>> Tribunal Regional Eleitoral amplia atendimento do "Disque Eleitor"

>> Após cassação de diplomados pelo TRE-PE, Câmara de Vereadores de Arcoverde dá posse a novo prefeito

>> TRE-PE mantém indeferimento da candidatura do Cacique Marquinhos em Pesqueira; caso pode chegar ao TSE

>> Prefeito de Catende é afastado do cargo pela terceira vez por improbidade administrativa

A corte conta, ainda, que as eleições suplementares "estão previstas no parágrafo 3º, artigo 224, do Código Eleitoral". A legislação diz que novos pleitos devem ser agendados quando houver, independentemente do número de votos anulados e após o trânsito em julgado, "decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário".

Na sessão em que a marcação foi feita, o presidente do TRE-PE, desembargador Carlos Moraes, informou que todo protocolo de segurança sanitária contra a covid-19 será adotado nas novas eleições. Antes de definir a data, o tribunal consultou a Secretaria Estadual de Saúde e as secretarias dos dois municípios.

Tags

Autor