Cassação

Após cassação de diplomados pelo TRE-PE, Câmara de Vereadores de Arcoverde dá posse a novo prefeito

De acordo com o TRE-PR, prefeito, vice e ex-prefeita teriam cometido abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2020

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 23/02/2021 às 18:50
DIVULGAÇÃO/CÂMARA DE ARCOVERDE
ALIADO Siqueirinha é do mesmo grupo político do prefeito afastado - FOTO: DIVULGAÇÃO/CÂMARA DE ARCOVERDE
Leitura:

Após determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para que os afastamentos do prefeito e do vice-prefeito de Arcoverde fossem executados, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Wevertton Siqueira (PSB), conhecido como Siqueirinha, será empossado prefeito da cidade nesta terça-feira (23), em sessão marcada para as 20h.

REPRODUÇÃO
Decisão do TRE-PE - REPRODUÇÃO

Na última quinta-feira (18), a corte decidiu cassar os diplomas de José Wellington Cordeiro Maciel (MDB) e Israel Lima Braga Rubis (PP) pela prática de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2020. Ex-prefeita da cidade, Maria Madalena Santos de Brito (PSB) também é ré no processo e, assim como Wellington e Israel, está inelegível por oito anos.

A diretoria de imprensa da Prefeitura de Arcoverde foi procurada para que os gestores afastados comentassem a situação, mas informou que eles não se pronunciariam. Prefeito e vice, contudo, já recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contestar a decisão do TRE.

>> TRE-PE cassa mandatos de prefeito e vice de Arcoverde

>> TRE-PE cassa mandatos do prefeito e vice-prefeito de Agrestina

>> TRE cassa mandato do prefeito de Petrolina, Julio Lóssio

>> TRE cassa mandato de senadora do PSL conhecida como 'Moro de saias'

O JC também tentou falar com Siqueirinha, mas o vereador não retornou às tentativas de contato da reportagem. Ao Jornal Portal do Sertão, o parlamentar, que é aliado dos membros da chapa cassada, afirmou que não faria alterações no quadro de secretários da prefeitura após a posse.

"Arcoverde enfrenta um momento atípico, fui convocado a assumir interinamente essa função e asseguro ao povo de nossa terra que as pessoas não serão prejudicadas. Somos um grupo político forte, unido, que não trabalha por interesses próprios. Trabalhamos e defendemos o melhor para nossa terra, temos uma diretriz a seguir, um plano de governo e um conjunto de projetos em andamento que foram encabeçados por Wellinton e Israel e endossados por todos nós. O trabalho vai continuar. Enquanto nosso jurídico recorre ao TSE, Arcoverde não para e seguiremos trabalhando com o time que vinha dando certo. Em time que está ganhando não se mexe", declarou Siqueirinha à publicação.

Na sessão da Câmara dos Vereadores da última segunda-feira (22), o vereador usou a tribuna da Casa para defender os aliados. "Há um sentimento de revolta muito grande na população da cidade de Arcoverde. Sentimento de um povo que acreditou em renovação, acreditou em uma nova política. (Um povo) Que apostou em um homem com o nome limpo, cuja vida foi pautada em trabalho e em fazer o bem ao povo de Arcoverde", declarou o parlamentar na ocasião.

De acordo com o TRE-PE, após assumir a prefeitura, Siqueirinha deverá convocar novas eleições para a cidade.

REPRODUÇÃO
Decisão do TRE-PE - FOTO:REPRODUÇÃO

Comentários

Últimas notícias